Gestão Empresarial
Versão 1.2.17.0 publicada em 22/11/2016
Notas de versão
Arquivos
Importação PDV - NFC-e / SAT
Criamos rotina de importação de arquivos XML SAT/CF-e e NFC-e. O acesso está disponível pelo menu Arquivos, Importar NFC-e / CF-e.
Para utilizar a rotina, o usuário deverá cadastrar um Caixa/Impressora para cada série de documentos (no caso de NFC-e) e cada equipamento SAT (No caso de CF-e). Deverão ser gerados os arquivos individualmente de cada equipamento em pastas separadas.
Tendo acesso aos arquivos a serem importados, devem ser informados os dados da tela:
- Caminho do Diretório: Com a informação do local onde estão salvos os arquivos XML da respectiva série de documentos o equipamento SAT.
- Tipo de Arquivo Importar: Deve ser selecionada informação do tipo de arquivo a importar.
- Cliente Padrão: Deve ser informado código do cliente consumidor padrão.
- Gera Lançamentos Financeiro: Define se será gerada informação financeira baseada nos arquivos XML. Importante, Caso indicador de pagamento seja a prazo, será gerada informação de contas a receber, caso indicador de pagamento seja a vista, será gerado lançamento diário.
- Forma de Pagamento: Deve ser informado código da forma de pagamento, utilizado para gerar lançamentos de contas a receber.
- Cadastra Produto Novo: Define se irá cadastrar novo produto caso não encontrado na base de dados, para identificação de cadastro existente é verificada informação de código de barras, caso não existir, será verificada informação da descrição do produto.
- SubGrupo: Código do Subgrupo a ser vinculado no cadastro de novo produto.
- Tipo Item: Código do tipo item a ser vinculado no cadastro de novo produto.
- Natureza ICMS: Deve ser informada natureza de estoque para vendas de mercadorias.
- Natureza ICMS ST: Deve ser informada natureza de estoque para vendas de mercadorias com substituição tributária.
- Caixa/Impressora: Deve ser informada respectivo caixa/impressora da referente a importação dos arquivos XMLs.
Importante: Após a importação com sucesso, no diretório de arquivos a serem importados, os arquivos importados com sucesso serão movidos para um diretório "ArquivosImportados" e arquivos com problemas serão movidos para o diretório "ArquivosInvalidos".
Desdobramento de Custos - Importação do Arquivo de baixas
Incluímos na tela de "Importação Financeira para Baixas" as opções de informar o Centro de Custos e Conta Gerencial, possibilitando o desdobramento das baixas a importar. As opções estarão disponíveis quando a Filial estiver configurada para Utilizar o Regime de Apuração de Custos "Caixa".
Importar Arquivo Pedidos - Impostos Serviços
Adicionamos no layout de importação de pedidos, bloco F, nos dados de serviços, os campos de alíquotas de ISS, IRRF, INSS e CSLL. Para maiores detalhes, consulte o layout disponível na tela de importação de dados.
Arquivo Accera - Nome arquivo ACC_CADPRO_
Alteramos geração do nome do Arquivo de cadastro de produtos ACCERA/Bayer para ACC_CADPROD_AAAAMMDD.TXT
Gerador de Arquivos/I-SIMP - Agência Nacional do Petróleo - Chave NF-e
Incluímos nas posições 199 a 242 da movimentação I-SIMP (ANP) a chave da NF-e registrada.
Geração Arquivos ACCERA - Vendedor/Tipo da transação
Implementamos a geração dos registros cancelados replicando a linha do registro de faturamento gerando apenas a diferença no tipo da transação.
Implementamos na geração do arquivo SELLOUT, a informação do código do vendedor concatenada a descrição.
Implementamos a geração dos registros cancelados replicando a linha do registro de faturamento gerando apenas a diferença no tipo da transação.
Compras
Ordens de Compra - IPI Base de ICMS ST
Alteramos o cálculo da Base de ICMS ST na Ordem de Compra, na existência de IPI o mesmo será considerado na base.
Integração Fiscal - Centro de Custo Compras - Desdobramento no Item
Realizamos ajuste na integração dos registros de lançamentos desdobramento de custo das notas de Compra, onde existe a possibilidade de desdobrar por item. Anteriormente era integrada apenas informação do cabeçalho.
Contabilidade
Relatório Fiscal Entradas e Saídas - Filtro Vendedor NFV
Implementamos novo filtro nos relatórios fiscais de entradas/saídas, Vendedor NFV, o filtro é aplicado sobre o vendedor vinculado a Nota de Venda, outros documentos serão exibidos independente do Vendedor.
Convênios - Ocorrências
Cadastros Financeiros - Implementar Cadastro de Ocorrências
Implementamos cadastro de ocorrências bancárias. O cadastro pode ser acessado no menu Financeiro \ Cadastros \ Convênios - Ocorrências. Este cadastro tem como objetivo criar um vínculo entre as ocorrências registradas nos arquivos retornos disponibilizados pelos bancos com as situações dos títulos no Questor. Posteriormente será implementado tratamento da importação do arquivo retorno, para considerar as situações conforme o cadastro de ocorrências.
DDA - Contas a Pagar
DDA Bradesco - Conta Fornecedor - CPF/Modalidade
Implementamos na geração Pag For Bradesco (DDA Bradesco), o envio de informações para fornecedores CPF.
Também implementamos no detalhamento das Contas DDA do Cadastro de Fornecedor o Campo para informação do DV da Conta Corrente.
Inserimos também no detalhamento das Contas DDA do Cadastro de Fornecedor, a "Modalidade Pagamento" permitindo que seja digitada modalidade de pagamento podendo ser:
01 - Crédito em c/c
05 - Crédito em c/c Real time
03 - DOC COMPE
08 - TED
Também é possível utilizar as modalidades 31/30 porém as mesmas já são geradas automaticamente caso não tenha informação da modalidade com base no cód. barras do título a pagar.
Estoque
Simulador de Venda - Regra Simulador
Criamos nova função no Simulador de Venda, "Regra Simulador de Venda". Com a funcionalidade é possível criar uma fórmula de cálculo dos valores de venda e mínimo de venda, utilizando todas as variáveis disponíveis na tela. Caso não existir regra, a ferramenta de simulador de venda continua utilizando o conceito teórico do markup.
Validar Estoque - Requisição Entrada
Ajustamos a função de validar estoque na tela de requisição, anteriormente estava sendo validado o estoque existente em operações de entrada.
Auditoria Estoque - Log
Adicionamos Log de registro na TBL_HISTORICO_ERROS da inclusão de um produto que teve seu estoque auditado.
Faturamento
Controle de Entrega Futura
Implementamos nova rotina para controle de entrega futura, devendo ser observadas as configurações abaixo:
-Gerar crédito das mercadorias a serem entregues posteriormente:
Para natureza de estoque de simples faturamento entrega futura configurar o campo Simples Faturamento Entrega Futura como SIM.
Devendo no cadastro da filial a opção Usa Controle de Entrega estar configurada como NÃO.
Desta forma ao utilizar a natureza de estoque de entrega futura nas notas de venda (Faturamento/Nota Fiscal de Venda NF/nf-E), será gerado no controle de estoque o crédito da mercadoria para posterior faturamento, somente do item que foi detalhado com essa natureza.
-Entrega das Mercadorias:
Criar tipo de documento da saída, observando as seguintes configurações:
Gera Débito Controle de Entrega como SIM
Tipo Entrega Futura como 1 - Faturamento Entrega Futura
Ao utilizar esse tipo de documento em outras notas, serão listadas apenas notas de faturamento e itens que sejam de entrega futura, ao faturar será gerado o débito das mercadorias no controle de entrega.
-Devolução da Entrega Futura - Gera Saldo para Entrega Posterior:
Criar tipo de documento de entrada, observando as seguintes configurações:
Tipo Entrega Futura como 2 - Devolução de Entrega Futura - Gera Saldo Controle de Entrega
Ao utilizar esse tipo de documento em outras notas, serão listas apenas outras notas de Faturamento Entrega Futura, ao faturar a nota fiscal será gerado o crédito no controle de entrega da quantidade devolvida, e podendo verificar ao gera uma nova nota de Faturamento Entrega Futura uma coluna com a quantidade devolvida.
-Devolução da Entrega Futura - Não Gera Saldo para Entrega Posterior:
Criar tipo de documento de entrada, observando as seguintes configurações:
Tipo Entrega Futura como 3 - Devolução de Entrega Futura - Não gera Saldo Controle de Entrega
Ao utilizar esse tipo de documento em outras notas, serão listas apenas outras notas de Faturamento Entrega Futura, ao faturar a nota fiscal *NÃO* será gerado o crédito no controle de entrega da quantidade devolvida.
Importante:
Todas as outras notas que utilizarem tipo de documento de controle de entrega se estiverem como status pendente, ao fazer a consulta para gerar uma nova nota de entrega futura já será deduzindo do saldo a quantidade, devendo faturar a nota anterior ou excluir a mesma.
Não será possível duplicar outras notas que o tipo de documento informado seja de controle de entrega, conforme configuração Tipo Entrega Futura.
Cadastro Naturezas de Estoque / Tipo do Documento - Controle de Notas de Entrega Futura
Implementamos no cadastro de natureza de estoque o campo Simples Faturamento Entrega Futura, quando configurado como SIM, irá gerar o crédito no controle de entregas. Para posterior faturamento em outras notas.
Já no cadastro de Tipo de Documento, criamos as seguintes opções:
0 - Não Informado (Padrão)
1 - Faturamento Entrega Futura;
2 - Devolução de Entrega Futura - Gera Saldo Controle de Entrega
3 - Devolução de Entrega Futura - Não gera Saldo Controle de Entrega
Ao informar um tipo de documento configurado como 0 - Não Informado (Padrão), irá entender as demais configurações do cadastro do tipo do documento.
Ao informar um tipo de documento configurado como 1 - Faturamento Entrega Futura, irá abrir a tela para localizar as notas fiscais de faturamento que são de entrega futura, situação essa controla conforme natureza de estoque informada no item.
Ao informar um tipo de documento configurado como 2 - Devolução de Entrega Futura - Gera Saldo Controle de Entrega, irá abrir a tela para localizar as notas fiscais de entrega de mercadoria, situação essa controla conforme tipo de documento selecionado, gerando saldo a ser entregue posteriormente.
Ao informar um tipo de documento configurado como 3 - Devolução de Entrega Futura - Não gera Saldo Controle de Entrega, executa a mesma rotina conforme opção 2, porém não irá gerar o saldo a ser entregue posteriormente.
Relatório Sugestão de Compra - Gerar dados Gerenciais Compras/Estoque
Realizamos melhoria na função de "Gerar dados Gerenciais Compras/Estoque" dos relatórios de sugestão de compras no faturamento. A partir da nova versão, os dados de Última Compra serão filtrados com base na empresa/filial e período filtrado no relatório.
Também implementamos validação da opção "Exibir em Relatórios Faturamento" da natureza de estoque para exibir a informação da compra nos relatório. Caso esteja como Sim irá exibir.
Configuração de Colunas - Consultas Ordens de Serviços Pendentes
Ordem de Serviço - Gerar Outras Notas - Funrural
Implementamos na função de "Gerar Nota Fiscal Entrada - Outras Notas" nas telas de Ordens de Serviço, para que seja gerada informação de Funrural caso existir (Configuração de Impostos).
Receituário Agronômico por Cultura
Implementamos nova funcionalidade de geração de Receituário Agronômico com Agrupamento por Cultura, gerando até 3 produtos por receita para a mesma cultura. Para utilizar a funcionalidade é necessário configurar nas Receitas CREA a opção "Agrupa Culturas Receita" como SIM.
Nota Serviço - Retidos - Alteração Arredondamento Faturar
Ajustamos alteração no arredondamento do rateio de impostos retidos em notas de serviço, em eventuais cálculos de rateio de valores retidos ocorriam divergências de até 1 centavo devido ao arredondamento.
Novos campos na TBL_RECEITUARIOS_GERADOS
Incluímos nas TBL_RECEITUARIOS_GERADOS / SEL_RECEITUARIOS_GERADOS os novos campos de CD_MATERIAL, DS_CALDA_AGUA, NR_DOSAGEM_PRODUTO, DS_PRINCIPIO_ATIVO permitindo utilizar os mesmos para personalização de relatórios.
Remessa Entrega Futura - Saldo - Vinculo com Código Item
Alteramos a metodologia de vinculo de itens na formação do saldo de entrega futura / quantidade faturada. Anteriormente o vinculo era com o código do item, porém em eventuais edições de itens nos itens, tal referência era perdida, podendo causar divergência no saldo da entregar.
Rel Montagem de Carga - Comissão Mod. 2 - Gravar Base de Dados - Formulário
Realizado ajuste nos formulários dos Relatórios de Comissão e Comissão Modelo 2 por Montagem de Carga, onde foi separado os mesmos, para possibilitar edita-los.
Ajuste Valores Rateados - Outras Notas/Compras - Valor Acima de 999,99
Realizamos ajuste na funcionalidade de Ajuste Valores Rateados em Outras Notas e Compras, não estava sendo possível realizar ajuste dos valores rateados com valores superiores a 999,99.
Faturamento Agrupado
Faturamento Agrupado Notas Fiscais / Boletos
Criamos novo chamado de relatório na tela de Faturamento Agrupado de Notas Fiscais, "Imprimir Nota Fiscal / Boletos". Sendo possível imprimir no mesmo relatório a Fatura/Nota Fiscal e Boletos (Espécies NF/NFS).
Financeiro
Arquivo Retorno - Considerar Ocorrência ao Importar
Implementamos validação da ocorrência na importação de arquivos de retorno bancários. Essa validação tem como objetivo atribuir aos títulos gravados no Questor, situações parametrizáveis conforme informadas pelo banco no arquivo de retorno. Exemplo: Título em Cartório.
O funcionamento é simples, ao abrir o arquivo retorno, o sistema fará a leitura das ocorrências nele gravadas. Quando o usuário comandar sua importação, cada ocorrência do arquivo será comparada com as ocorrências cadastradas em Financeiro \ Cadastros \ Convênios - Ocorrências, então será atribuída ao título a situação parametrizada para a ocorrência.
Além disso, no cadastro da ocorrência também é possível determinar se o título deve ou não ser baixado, possibilitando aos usuários importar um retorno sem baixar os títulos. Para essa função, deve-es observar que a baixa do título está condicionada também ao "valor pago", ou seja, para que um título seja efetivamente baixado/quitado no Questor, será necessário que o banco informe o "Valor Pago" no arquivo de retorno.
Observação: Caso a ocorrência gravada no arquivo retorno não esteja cadastrada no Questor, mantem-se a funcionalidade já existente nas versões anteriores, ou seja, serão considerados somente os títulos quitados/liquidados na importação, geralmente identificados com a ocorrência código 06.
Relatório Extrato Conta Corrente Layout 4 - Saldos
Implementamos novo relatório em Financeiro, Relatórios, Extrato Conta Corrente, Conta Corrente Layout 4. Como diferencial, o relatório gera a informação do saldo das contas correntes que não tiveram movimentação no período.
Relatório Contas a Pagar - Ordem de Compra - Exibir Parcelas
Realizamos alteração na metodologia de exibição das parcelas de Ordens de Compra nos relatórios de Contas a Pagar. Quando existir parcela na Ordem de Compra, será gerada tal informação, quando não existir, será realizado cálculo perante o Valor da Compra/Contas a Pagar x Valor da Ordem de Compra.
Relatório Pagamentos / Recebimentos - Centro de Custo Competência
Implementamos novo relatório em Financeiro, Relatórios, Pagamentos / Recebimentos, "Centro de Custo - Competência". Sendo possível extrair a informação dos pagamentos e recebimentos realizados e seus Custos Desdobrados no regime de competência.
Importante, em caso de personalização do relatório é necessário observar que serão listados múltiplos registros de um pagamento/recebimento conforme a quantidade de desdobramentos.
Frente de Caixa
PAF-ECF ER 02.04
Implementamos funcionalidades para atender a especificação de requisitos 02.04 do PAF-ECF, conforme Ato Cotepe 14/2016.
PDV Standalone - NFC-e
Implementamos nas funções de PDV Standalone, a possibilidade de utilização de NFC-e. As premissas são as mesmas da funcionalidade já existente.
Importante, para utilização do NFC-e em Standalone, é necessário que se utilize uma série para cada caixa, uma vez que trabalham de forma independente e assim podem seguir sequências diferentes de documentos.
PDV - Convênio Datas Parcelas
Ajustamos geração das datas de vencimento de contas a receber a partir de cupons fiscais destinados a clientes com convênios, utilizando por base a logica já funcional das notas de faturamento.
Importar CT-e
Configurações Compras - Finalizar CT-e Importado Automaticamente.
Criado em Compras \ Configurações a opção Finalizar CT-e Importado Automaticamente, onde possibilita importar XML de CT-e, e neste caso o Sistema realizar o faturamento do lançamento de forma automática, atualizando a entrada e gerando o financeiro conforme forma de pagamento definido na importação.
Integração Conexão BD
Integração das Retenções Sobre Faturamento - Controle de Recebimento Retenções
Realizamos melhoria na integração com o Questor Tributário - Fiscal, no que refere aos impostos retidos sobre o faturamento, considerando a configuração de "Controle de Recebimento Retenções" no Fiscal. Quando o Controle for Manual, será integrado registro em aberto, caso contrário, será integrado com data de recebido.
Integração Banco de Dados - Lançamentos Contábeis - Filtro Documento
Realizamos ajuste na validação de filtro de Número do Documento na integração de lançamentos contábeis com o Questor Tributário via conexão banco de dados.
Licenças
PDV - TEF - Configuração
Alteramos a metodologia de definição de uso do TEF no PDV, a partir da nova versão não será mais controlado pela licença, e sim pela configuração em Faturamento, Cadastros, PDV/ECF, Configurações, Opção "Utiliza TEF", por padrão a mesma é setada para 2 - TEF Dedicado, que não irá impactar na utilização do PDV em empresas que utilizam o TEF Dedicado, ou não utilizam TEF algum.
Para Usuários do TEF Discado, a partir da nova versão, será necessário configurar a opção "Utiliza TEF" como 1 - TEF Discado.
Mobile
Integração com Força de Vendas Green Mobile
Implementamos sincronização com sistema força de vendas GreenMobile. A sincronia é acionada pelo sistema GreenMobile sempre que necessário e é realizada através de Views para extrair os dados necessários para seu funcionamento e de Stored Procedures para inserir os pedidos cadastrados.
Para mais detalhes consulte o suporte técnico.
NFS-e
NFS-e Gov Digital / Divinópolis MG
Implementamos a emissão de RPS/NFS-e Gov Digital, utilizada no município de Divinópolis - MG.
NFSe Elotech - Municipio Incidência
Realizamos ajuste na geração da tag "MunicipioIncidencia" na NFSe Elotech, onde:
- Quando a Natureza Estiver "Tributação ISSQN NFS-e = 1 - Tributação Dentro do Municipio" gera "MunicipioIncidencia" com o "Cód. RAIS" do prestador.
- Quando a Natureza Estiver "Tributação ISSQN NFS-e = 2 - Tributação Fora do Municipio" gera o "MunicipioIncidencia" verifica se existe informação no campo "Cidade Prestação Serviço" se existir, gerar com o "Cód. RAIS" desta cidade. Caso Não Existir "Cidade Prestação Serviço" gera a cidade do Tomador da Nota.
NFS-e Elotech - Ambiente Homologação
Ajustamos geração da tag "Homologa" na NFS-e Elotech, fazendo com que a informação seja gerada conforme configuração do Ambiente NFS-e.
Ordem de Compra
Valida AFI/OT Rental - Ordem Compra/Requisição
Adicionamos validação da Ordem de Trabalho e Número de Controle AFI ao sair da tela de itens da Ordem de Compra. Caso OT esteja aprovada, será possível gravar o registro, caso não usuário será obrigado a informar uma OT Aprovada, ou remover a informação.
Também incluímos tal validação na finalização da Requisição, com as mesmas premissas detalhadas na Ordem de Compra.
Incluímos configurações de requisição e ordem de compra, parametrizando a obrigação de informar Conta Contábil com tabela relacional OT/AFI.
Relatórios Contábeis
Relatório Balancete - Ajustar Saldo Anterior
Ajustamos o cálculo do saldo anterior do balancete de contas, fazendo o mesmo ser exibido corretamente conforme natureza da conta contábil.
Melhoria no Desempenho do Relatório de Balancete
Melhoramos desempenho das leituras no banco de dados realizadas durante a geração do relatório de balancete.
nAtualizador
Atualizador de Versões - Permitir Atualizar Base para Versão Anterior
Realizamos alteração do atualizador de versões, onde a partir da nova versão, será possível atualizar a base de dados para uma versão menor que a versão corrente. Apenas não é possível atualizar para versão menor que a versão do banco de dados.