Gestão Contábil

Versão 21.7.0.0 publicada em 19/07/2021

Notas de versão


Arquivos Magnéticos

PER/DCOMP - Reintegra Registro S29

Tratamos na geração da PER/DCOMP registro S29, campo 13 Valor Base de Cálculo Reintegra, para subtrair o valor do desconto e adicionar o valor das despesas acessória do valor total do item.
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Tratamos na geração da PER/DCOMP registro S29, campo 13 Valor Base de Cálculo Reintegra, para subtrair o valor do desconto e adicionar o valor das despesas acessória do valor total do item.

Contabilidade

DMPL - Ocultar Dicionários

Na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Paisagem/Retrato, tratamos para ocultar o dicionário do histórico contábil.
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Na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Paisagem/Retrato, tratamos para ocultar o dicionário do histórico contábil.

Layout Marca como importado mesmo sem realizar a importação

Tratamos para que no momento da importação via layout o sistema somente adicione o jogo da velha (#) no arquivo apos ocorre a importação do registro.

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Tratamos para que no momento da importação via layout o sistema somente adicione o jogo da velha (#) no arquivo apos ocorre a importação do registro.

DMPL - Geração do Arquivo ECD - Registro J215 - Complemento do Histórico

Implementamos em Cadastros \ Demonstrações Contábeis \ Demonstrações \ Configuração das Contas Específicas do DMPL - Conta um parâmetro denominado "Detalhar por histórico", com opções Sim e Não. Desta forma o usuário poderia definir quando e em que contas quer que na DMPL apresente Ver mais...
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Implementamos em Cadastros \ Demonstrações Contábeis \ Demonstrações \ Configuração das Contas Específicas do DMPL - Conta um parâmetro denominado "Detalhar por histórico", com opções Sim e Não. Desta forma o usuário poderia definir quando e em que contas quer que na DMPL apresente a descrição do complemento do histórico.

Importação de lançamentos Contábeis (Integração via Banco) - Considerar Modalidade da Conta do QPE

Ajustamos a rotina de integração de lançamentos contábeis (Importação Via Banco) que recebe os dados do Questor Pequenas Empresas, agora o sistema passa a considerar corretamente a conta de despesas conforme a conta informada nas transações financeiras do Questor Pequenas Ver mais...
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Ajustamos a rotina de integração de lançamentos contábeis (Importação Via Banco) que recebe os dados do Questor Pequenas Empresas, agora o sistema passa a considerar corretamente a conta de despesas conforme a conta informada nas transações financeiras do Questor Pequenas Empresas.

Ajustamos ainda algumas mensagens que impediam a integração de ser efetuada com sucesso, além de outras melhorias na rotina.

Controle Patrimonial

Patrimonial - Valor do Encargo Acumulado

Voltamos a sugerir o valor do Encargo Acumulado, com base na forma de depreciação e percentual de encargo.
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Voltamos a sugerir o valor do Encargo Acumulado, com base na forma de depreciação e percentual de encargo.

Fiscal

Simples Nacional - Simulação das Faixas e Alíquotas Automaticamente

Adicionado um novo botão no simulador de faixas e alíquotas do Simples Nacional, que se chama "Carregar Valores" também podendo ser utilizado nas combinações de teclas 'Ctrl+Shift+C'. Que carrega os valores daquele período indicado na tela, dentro da opção 'Período Apuração SIMPLES' Ver mais...
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Adicionado um novo botão no simulador de faixas e alíquotas do Simples Nacional, que se chama "Carregar Valores" também podendo ser utilizado nas combinações de teclas 'Ctrl+Shift+C'. Que carrega os valores daquele período indicado na tela, dentro da opção 'Período Apuração SIMPLES' .

Sempre que aquele período estiver selecionado, e for acionado o novo botão, ele carregará os valores da apuração daquele determinado período.

O Simulador continua com a mesma funcionalidade, pode-se alterar os valores durante a utilização do simulador, porém, quando acionado o botão de carregar valores, ele trará os valores da apuração daquele período selecionado.

EFD Contribuições - Registro F559

Ajustamos a geração do EFD Contribuições com relação ao registro F559. A partir desta Versão o sistema gerará o F559 também para declarações consolidadas.
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Ajustamos a geração do EFD Contribuições com relação ao registro F559. A partir desta Versão o sistema gerará o F559 também para declarações consolidadas.

EFD Contribuições - Geração do Arquivo com Possibilidade de Informar Valores de Exclusão de Base de Cálculo do PIS e COFINS

Aprimoramos a geração do EFD Contribuições, permitindo que o usuário defina se deseja ou não alimentar os campos referente a descontos da Base de Cálculo do PIS e COFINS. Criamos na rotina de geração do EFD Contribuições o parâmetro Informar Valores de Exclusão de BC do Detalhamento Ver mais...
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Aprimoramos a geração do EFD Contribuições, permitindo que o usuário defina se deseja ou não alimentar os campos referente a descontos da Base de Cálculo do PIS e COFINS.

Criamos na rotina de geração do EFD Contribuições o parâmetro Informar Valores de Exclusão de BC do Detalhamento de PIS e COFINS, com as opções Sim e Não.

Caso seja indicado Sim no novo parâmetro, a diferença do valor entre a Receita e Base de Cálculo da rotina de Detalhamento de PIS/COFINS, independente da 'origem' desta diferença, será gerada nos os campos:

Registro C170 - Campo 08
Registro C175 - Campo 04
Registros C181 e C185 - Campo 05

Importante ressaltar que nas próximas versões ampliaremos a possibilidade de gerar ou não os valores excluídos da BC dos registros que possuem campo próprio para este destaque.

ICMS/PB - Geração do Registro E116 no Sped Fiscal - Simples Nacional

Ajustamos a geração do SPED Fiscal para empresas optantes pelo Simples Nacional, com opção pelo ICMS/PB. A partir desta Versão, o sistema gerará o Registro E116.
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Ajustamos a geração do SPED Fiscal para empresas optantes pelo Simples Nacional, com opção pelo ICMS/PB. A partir desta Versão, o sistema gerará o Registro E116.

ICMS/RS - Importação Sped Fiscal - Registros C180, C181, C185 e C186

Aperfeiçoamos a importação do SPED Fiscal relativa aos registros de Complemento e Ressarcimento de ICMS ST. A partir desta versão, será possível a importação dos Registros C180, C181, C185 e C186 do SPED Fiscal. Diante disso, criamos o parâmetro Importar Registros C180/C181/C185/C186 Ver mais...
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Aperfeiçoamos a importação do SPED Fiscal relativa aos registros de Complemento e Ressarcimento de ICMS ST. A partir desta versão, será possível a importação dos Registros C180, C181, C185 e C186 do SPED Fiscal.
Diante disso, criamos o parâmetro Importar Registros C180/C181/C185/C186 abaixo do parâmetro Importar Registro C100, o qual será habilitado somente se o Registro C100 estiver com as opções diferentes de NÃO.
Validações e formas de importações disponíveis no DOCS.

ICMS/RS - Registros C180, C181, C185 e C186 - Revisão dos cálculos

Ajustamos a geração do Registros C180, C181, C185 e C186 do SPED Fiscal para o Estado do Rio Grande do Sul. A partir desta versão a geração dos registros atende tanto o SPED quanto a GIA.
Regras do cálculo estão disponível no Docs.
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Ajustamos a geração do Registros C180, C181, C185 e C186 do SPED Fiscal para o Estado do Rio Grande do Sul. A partir desta versão a geração dos registros atende tanto o SPED quanto a GIA.
Regras do cálculo estão disponível no Docs.

ECF - Lucro Real - Forma de Compensação do PAT Mensal

Na apuração da ECF, temos o cálculo do PAT automático. Ajustamos para quando mensal e realizado o cadastro com saldo inicial zero e lançamento a débito na parte B no mesmo mês o sistema considerar o lançamento a débito para formar o saldo do PAT a compensar.
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Na apuração da ECF, temos o cálculo do PAT automático. Ajustamos para quando mensal e realizado o cadastro com saldo inicial zero e lançamento a débito na parte B no mesmo mês o sistema considerar o lançamento a débito para formar o saldo do PAT a compensar.

ICMS/RS - Inventário - Aba Informação Complementar ST - Tratar campos com 6 casas decimais

A partir desta versão, serão consideradas 6 casas após a vírgula para os campos do registro H030 do Sped Fiscal, os respectivos campos encontram-se no Módulo Inventário em Movimentos \ Lançamentos do Inventário, aba Informação Complementar ST.
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A partir desta versão, serão consideradas 6 casas após a vírgula para os campos do registro H030 do Sped Fiscal, os respectivos campos encontram-se no Módulo Inventário em Movimentos \ Lançamentos do Inventário, aba Informação Complementar ST.

EFD Contribuições - Registro 0140 - Campo 6 (IE)

Ajustamos a geração do EFD Contribuições, com relação ao campo 06 do Registro 0140. A partir desta Versão, quando no cadastro da empresa a Inscrição Estadual estiver preenchida com zeros, o sistema gerará o campo 06 em branco, evitando erro no PVA.
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Ajustamos a geração do EFD Contribuições, com relação ao campo 06 do Registro 0140. A partir desta Versão, quando no cadastro da empresa a Inscrição Estadual estiver preenchida com zeros, o sistema gerará o campo 06 em branco, evitando erro no PVA.

ICMS/RS - Registro C180 - Campo 02 (COD_RESP_RET)

Ajustamos a geração do campo 02 (COD_RESP_RET) do registro C180 do SPED Fiscal. A partir desta versão se a tela da Substituição Tributária estiver preenchida, porém com todos os campos de valores zerados, o sistema vai assumir no campo 02 (COD_RESP_RET) 1 - Remetente Direto.
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Ajustamos a geração do campo 02 (COD_RESP_RET) do registro C180 do SPED Fiscal. A partir desta versão se a tela da Substituição Tributária estiver preenchida, porém com todos os campos de valores zerados, o sistema vai assumir no campo 02 (COD_RESP_RET) 1 - Remetente Direto.

ICMS/RS - Observação SPED / Anexo RS - Operação 18882

Inserimos a operação 18882 na rotina Impostos \ Estaduais \ ICMS/RS \ Anexos \ Observações SPED / Anexo RS. A partir desta versão permitirá informar a operação vinculada ao anexo, para posteriormente na importação de NF-e alimentar o Anexo V.a e gerar o SPED Fiscal.
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Inserimos a operação 18882 na rotina Impostos \ Estaduais \ ICMS/RS \ Anexos \ Observações SPED / Anexo RS. A partir desta versão permitirá informar a operação vinculada ao anexo, para posteriormente na importação de NF-e alimentar o Anexo V.a e gerar o SPED Fiscal.

ICMS/RS - Registros C180 - Campo 06 e 08

Ajustamos a geração dos campo 06(VL_UNIT_ICMS_OP_CONV) e 08(VL_UNIT_ICMS_ST_CONV) do Registro C180 do SPED Fiscal para o Estado do Rio Grande do Sul. A partir desta versão a geração do registro atende tanto o SPED quanto a GIA.
Regras do cálculo estão disponível no Docs.
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Ajustamos a geração dos campo 06(VL_UNIT_ICMS_OP_CONV) e 08(VL_UNIT_ICMS_ST_CONV) do Registro C180 do SPED Fiscal para o Estado do Rio Grande do Sul. A partir desta versão a geração do registro atende tanto o SPED quanto a GIA.
Regras do cálculo estão disponível no Docs.

Importação CTe - Atualização de notas canceladas - Direto pelo Zen

Ajustamos a rotina Importação de CT-e / CT-e OS localizada em Arquivos \ Estaduais \ Importar CT-e / CT-e OS. A partir desta versão, quando o Tipo de Importação for "Questor ZEN" com Processamento configurado para "Importar Somente não Importados" o sistema passa a Cancelar o CTe que já Ver mais...
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Ajustamos a rotina Importação de CT-e / CT-e OS localizada em Arquivos \ Estaduais \ Importar CT-e / CT-e OS. A partir desta versão, quando o Tipo de Importação for "Questor ZEN" com Processamento configurado para "Importar Somente não Importados" o sistema passa a Cancelar o CTe que já está registrado no nFIS com situação regular mas que no Questor ZEN consta como cancelado (caso o registro seja de saída, será cancelado, caso o registro seja de entrada, será eliminado).

Folha de Pagamento

eSocial - Portabilidade - Matrícula do eSocial contendo espaços em branco

Aprimoramos a geração dos eventos do eSocial que possuem o campo matrícula para os casos em que houve a portabilidade dos cadastros dos trabalhadores e as matrículas do eSocial, já processadas por outros Softwares, possuem espaços em branco.
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Aprimoramos a geração dos eventos do eSocial que possuem o campo matrícula para os casos em que houve a portabilidade dos cadastros dos trabalhadores e as matrículas do eSocial, já processadas por outros Softwares, possuem espaços em branco.

Implementações eSocial Grupo 3 - Utilitário Gerar Nova Validade Eventos S-1000, S-1005 e S-1020

Aprimoramos o utilitário localizado no menu eSocial/Utilitários/Gerar Nova Validade Eventos S-1000, S-1005 e S-1020 para geração das novas validades nos casos em que há mais do que uma lotação tributária (S-1020) cadastrada para a empresa.
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Aprimoramos o utilitário localizado no menu eSocial/Utilitários/Gerar Nova Validade Eventos S-1000, S-1005 e S-1020 para geração das novas validades nos casos em que há mais do que uma lotação tributária (S-1020) cadastrada para a empresa.

Implementações eSocial Grupo 3 - Ação Alterar Operação/Validade da Transação eSocial

Melhoramos a funcionalidade da nova ação localizada na área de trabalho do eSocial - Alterar Operação/Validade da transação para os casos em que a alteração se refere a uma retificação ou exclusão de eventos que possuem mais de uma transação processada.
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Melhoramos a funcionalidade da nova ação localizada na área de trabalho do eSocial - Alterar Operação/Validade da transação para os casos em que a alteração se refere a uma retificação ou exclusão de eventos que possuem mais de uma transação processada.

eSocial - Cadastros SST

Configurações Iniciais PPP/SST (Forma envio/Responsáveis) Localizada no atalho da área de trabalho do eSocial no menu: SST \ Configurações Iniciais PPP/SST (Forma envio/Responsáveis), e tem a finalidade de definir as funcionalidades que serão controladas/Geradas e enviadas ao eSocial com Ver mais...
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Configurações Iniciais PPP/SST (Forma envio/Responsáveis)

Localizada no atalho da área de trabalho do eSocial no menu: SST \ Configurações Iniciais PPP/SST (Forma envio/Responsáveis), e tem a finalidade de definir as funcionalidades que serão controladas/Geradas e enviadas ao eSocial com relação aos eventos de SST.

Das opções:
1. Não utiliza PPP/Não envia SST pelo Questor: opção para quem nunca utilizou PPP, e também não enviar dados para SST;

2. Utiliza PPP anterior eSocial SST: ficará indisponível quando a data de inicio do for diferente de 01/01/1900;

3. SST Questor Completo: selecionar se o cliente utilizar o SST pelo Questor;

4. SST Questor sem cadastro - somente envia e recebe xml de terceiro: selecionar para clientes que utilizam outro sistema para SST, porém envia transações pelo Questor através de integração;

5. SST/Outro Sistema, Questor Afastamentos: selecionar se o cliente envia eventos de SST por outro sistema, porém, afastamentos enviados pelo Questor.

***

S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho

CAT - SST eSocial

Implementamos no menu Funcionários/Afastamentos/CAT - SST eSocial um novo cadastro visando atender o envio da CAT pelo leiaute 1.0 do eSocial.
Este cadastro possibilita o registro das informações para gerar o XML do evento S-2210 para envio ao eSocial.

No campo data da CAT - Deve ser informada a data do acidente para CAT inicial, ou a data da CAT que deseja Reabrir.
Não será permitido cadastro CAT na qual a data do acidente seja anterior a obrigatoriedade de envio de eventos "Fase 4 Eventos SST", também não é possível inclusão de registro com data futura, ou anteriores a data de admissão do contrato.

O campo Ordem Acidente, corresponde à ordem de ocorrência no caso de múltiplos acidentes na mesma data.

No campo Tipo da CAT, deve ser informado o tipo correspondente, conforme opções abaixo:
* Inicial - refere-se à primeira comunicação do acidente ou doença do trabalho;
* Reabertura - quando houver reinício de tratamento ou afastamento por agravamento da lesão (acidente ou doença comunicado anteriormente ao INSS);
* Comunicação de óbito - refere-se à comunicação do óbito, em decorrência de acidente do trabalho, ocorrido após a emissão da CAT inicial.

Para cadastro de CAT com tipo Reabertura ou Comunicação de Óbito é necessário informar no campo Data da CAT e Ordem Acidente as mesmas informações contidas na CAT original.

> Aba Acidente/Doença: Informações relativas ao acidente ou doença que originou o cadastro da CAT.

Tipo do Acidente: Informar o tipo de acidente a que se refere o registro.
> Típico: o que ocorrer com o segurado a serviço da empregadora;
> Doença: doença ocupacional;
> Trajeto: no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.

Data Acidente: Neste campo deve ser informada a data do acidente para os casos de acidente Típico ou de Trajeto, ou a data do atestado nos casos de Doença.

Hora do acidente: Informar o horário em que o acidente ocorreu.

Horas Trab. até Acidente: Registrar o número de horas decorridas desde o início da jornada de trabalho até o momento do acidente.

Último dia trabalhado: Informar o último dia afetivamente trabalhado. Pode ser uma data igual ou inferior à data do acidente/doença.

Houve Óbito: Informar se houve óbito em decorrência do acidente ou doença.

Data Óbito: Informar a data do óbito em decorrência do acidente ou doença.

Possui registro policial: Informar se possui registro policial

Situação Geradora Acidente: Informar a situação geradora do acidente de trabalho conforme tabela 16 do eSocial. O preenchimento deste campo é obrigatório para acidentes típico ou de trajeto.

Situação Geradora Doença: Informar a situação geradora da doença profissional conforme tabela 15 do eSocial. O preenchimento deste campo é obrigatório para CAT relativa à doença.

Parte Atingida: Informe o código da parte atingida:
> Para acidente de trabalho: deve ser informada a parte do corpo diretamente atingida pelo agente causador de acordo com os códigos da Tabela 13 do eSocial.
> Para doenças profissionais, do trabalho ou equiparadas, informar o órgão ou sistema lesionado de acordo com os códigos da Tabela 13 do eSocial.

Lateralidade: Deve ser especificado o lado atingido (direito ou esquerdo), quando se tratar de parte do corpo que seja bilateral. Se atingido ambos os lados indicar como ambos. Se o órgão atingido é único (como, por exemplo, a cabeça), assinalar este campo como não aplicável.

Agente Causador Acidente: Informe o código do agente causador do acidente conforme tabela 14 do eSocial. O preenchimento deste campo é obrigatório para acidentes típico ou de trajeto.

Agente Causador Doença: Informe o código do agente causador da doença profissional conforme tabela 15 do eSocial. O preenchimento deste campo é obrigatório para acidentes típico ou de trajeto.

Iniciativa da CAT: Informe qual a iniciativa do preenchimento da CAT. Os valores disponíveis para o campo, são os seguintes:
> 1 - Empregador
> 2 - Ordem judicial
> 3 - Determinação de órgão fiscalizador

> Aba Local do Acidente: Especificação do local onde aconteceu o acidente.

Local Acidente: Neste campo deve ser informado o local onde ocorreu o acidente ou onde o trabalhador desenvolveu a doença. Os valores disponíveis para o campo, são os seguintes:
> 1 - Estabelecimento do empregador no Brasil
> 2 - Estabelecimento do empregador no exterior
> 3 - Estabelecimento de terceiros onde o empregador presta serviços
> 4 - Via pública
> 5 - Área rural
> 6 - Embarcação
> 9 - Outros

Estabelecimento Acidente: Informar o código do estabelecimento onde ocorreu o acidente. Preenchimento obrigatório quando o local do acidente for 1 - Estabelecimento do empregador no Brasil.

Outra Empresa: Informar o código da outra empresa onde ocorreu o acidente. Preenchimento obrigatório quando o local do acidente for 3 - Estabelecimento de terceiros onde o empregador presta serviços.

Descrição Local Acidente: Campo de preenchimento opcional utilizado para detalhar as especificações do local do acidente (pátio, rampa de acesso, posto de trabalho, etc.).

> Aba Atestado: Deve ser preenchido caso tenha sido emitido um atestado médico para o trabalhador em razão do acidente ou doença profissional.

Ao preencher o campo data de atendimento o usuário poderá visualizar os demais campos que são de preenchimento obrigatório nesta aba.

Horário de atendimento: Informar o horário do atendimento médico entre 00:00 e 23:59.
Houve internação: Informar se houve internação em razão do acidente/doença.
Afastamento para tratamento: Informar se houve afastamento para tratamento.
Duração estimada tratamento: Número de dias estimado para duração do tratamento.
Natureza da lesão: Informar o código da natureza da lesão conforme códigos previstos na Tabela 17 do eSocial.
Descrição complementar lesão: Campo de preenchimento opcional utilizado para complementar a descrição da lesão.
Diagnóstico provável: Informar o diagnóstico provável.
Código CID: Informar o código do CID da lesão ou doença. Deve estar contido na tabela localizada no menu Cadastros/Gerais/CID.
Observação Atestado: Campo de preenchimento opcional. Citar qualquer tipo de informação médica adicional como condições patológicas preexistentes, com causas, se há compatibilidade entre o estágio evolutivo das lesões e a data do acidente declarada.
Existindo recomendação especial para permanência no trabalho, justificar.
Código Corpo Clínico: Informe o código do médico emitente do atestado. Deve estar contido na tabela localizada no menu Cadastros/Outros/Cadastro do Médico/Dentistas.

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S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador

Exames/ASO's

Efetuamos melhoria na rotina de cadastramentos dos exames médicos localizada no menu: Funcionários \ Históricos \ Exames/ASO's, atendendo as necessidades para geração do evento S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador.

Para informação do campo Exame Médico, criamos novos tipos de exames, são eles:
8- Monitoração Pontual: Exame médico de monitoração pontual, não enquadrado nos demais casos;
9- Outros/Não é ASO: Não enviado ao eSocial, relativos a exames não relacionados a Saúde e Segurança do Trabalho.

Os demais tipos já existentes:
1- Admissional: Exame médico admissional;
2- Periódico: Exame médico periódico, conforme Norma Regulamentadora 07 - NR-07 e/ou planejamento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO
3- Retorno ao Trabalho: Exame médico de retorno ao trabalho
4- Mudança Função/Risco: Exame médico de mudança de função ou de mudança de risco ocupacional
5- Demissional: Exame médico demissional
6- Toxicológico ADM: Não envia eSocial
7- Toxicológico DEM: Não envia eSocial

Importante: Os tipos de exames médicos 6 e 7, serão utilizados somente para fins de histórico/controle interno.

Campo Responsável PCMSO- selecionar se é um funcionário ou terceiro.

Conforme seleção do Responsável, será habilitado os campos seguintes: Funcionário Responsável PCMSO ou Terceiro Responsável PCMSO/Toxicológico, para vincular o código do médico responsável pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Lembrando que no cadastro do responsável, seja ele terceiro ou funcionário no campo Conselho Profissional, deverá estar vinculado o tipo igual à CRM- Conselho Regional de Medicina.

Logo abaixo deverá ser informado se o trabalhador autoriza ou não a divulgação do resultado dos exames complementares.

> Aba Exames Complementares:
Devem ser informados os exames previstos como obrigatórios na legislação trabalhista e aqueles indicados no PCMSO, de acordo com o risco ao qual o trabalhador está exposto, bem como os demais exames obrigatórios previstos na legislação.

Importante: Campo Ordem Exame:
> Inicial: Deve ser entendido como exame inicial o primeiro de cada tipo, ainda que realizado antes da obrigatoriedade dos eventos de SST do eSocial.
> Sequencial: Deve ser informado quando o trabalhador já tenha realizado o mesmo exame anteriormente.

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S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos

Cadastros de Ambientes de Trabalho, EPI, Responsáveis e Laudos Técnicos

Laudos Técnicos
Rotina está localizada na área de trabalho do eSocial, em: SST \ Laudos Técnicos.

Validações:
Poderá haver vários registros com a mesma data, filial, ambiente de trabalho e cargo, desde que o campo Fator de Risco não esteja preenchido com o fator 09.01.001- Ausência de agente nocivo ou de atividades previstas no Anexo IV do Decreto 3.048/1999.

O cadastro dos laudos é diretamente vinculado ao cargo do trabalhador, onde poderá haver mais de um laudo para cada cargo, caso seja necessário.

Ambiente de Trabalho: devem ser cadastrados todos os ambientes da empresa, através do menu: SST \ Ambientes de Trabalho, sem limitação de quantidade de ambientes.

Tipo de Avaliação: Selecionar o tipo de avaliação realizada, se Qualitativo ou Quantitativa.
Ao selecionar o tipo Quantitativo, se torna obrigatória a informação dos campos: Intensidade/Concentração, Código Dose/Unidade e a Técnica Utilizada
IMPORTANTE: o campo Limite Tolerância, habilitará somente se selecionados os fatores de risco: 01.18.001- Sílica livre e 02.01.014- Trabalhos com exposição ao calor acima dos limites de tolerância estabelecidos na NR-15, da Portaria 3.214/1978.

Utiliza EPI: Deverá ser informado se utilizado ou não o EPI.
Se selecionado a opção Utilizado, será habilitada as abas EPI's e EPI Complementar.

> Na aba EPI's, selecionar todos os equipamentos de proteção que foram indicados para aquele risco e se o mesmo é eficaz ou não.
O cadastro dos EPI's para vinculação nessa tela, deve ser realizado através do menu: SST \ Cadastro de EPI.

> Na aba EPI Complementar, selecionar as informações complementares dos EPI's.
Requisito este da Norma Regulamentadora 06 - NR-06 e da Norma Regulamentadora 09 - NR-09 pelo(s) EPI(s) informado(s).

Implementa Medidas de Proteção Coletiva (EPC): Informar se o empregador implementa medidas de proteção coletiva (EPC) para eliminar ou reduzir a exposição dos trabalhadores ao agente nocivo.

EPC Eficaz: Informar se o EPC é eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador.

> Aba Responsável:
Informar o responsável, caso para o laudo especifico seja diferente do que foi informado no menu: SST \ Configuração do SST- Responsáveis Técnicos.
Se preenchido o responsável na tela do laudo, será gerado no evento S-2240 do trabalhador os responsáveis vinculados ao laudo e também os responsáveis informados na tela Configuração do SST- Responsáveis Técnicos.
Exemplos:
1. Tendo 2 laudos cadastrados para o mesmo cargo com fatores de riscos diferentes, se em um laudo houver informação do responsável, serão geradas as informações dos responsáveis constantes das duas telas (Tala do laudo e Configuração do SST- Responsáveis Técnicos);
2. Tendo somente um laudo cadastrado para um cargo especifico, e neste houver o responsável vinculado, será gerado no evento S-2240 somente os responsáveis vinculados a esse laudo, ignorando os responsáveis informados na tela Configuração do SST- Responsáveis Técnicos.

***

> Cadastro de Responsáveis Técnicos:
A rotina está localizada no menu: SST \ Configuração do SST- Responsáveis Técnicos, e nela deverá ser informado os responsáveis técnicos pela emissão do PCMSO e LTCAT.
O cadastro poderá ser feito por empresa ou por filial.
IMPORTANTE: o terceiro ou funcionário selecionado como responsável deverá ter informação do conselho profissional vinculado ao cadastro, sendo válidos os tipos abaixo:
> 1- Conselho Regional de Medicina- CRM;
> 2- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia- CREA;
> 9- Outros

***

Demais Opções Para Vincular os Ambientes de Trabalho:

Ambientes de Trabalho x Outra Empresa: Através deste cadastro será feito a ligação do laudo x outra empresa/ambiente trabalho x Local de Trabalho x Cargo.

Ambientes de Trabalho x Organograma: Através deste cadastro será feito a ligação do laudo x organograma/ambiente trabalho x Local de Trabalho x Cargo.

Ambientes de Trabalho X Funcionário: Através deste cadastro será feita a exceção do ambiente de trabalho, ignorando ambiente informado para tomador ou organograma.

Relatório - LGPD - Procedimento para Registro de Ponto - Razão Social

Realizamos ajustes nas etiquetas do relatório "Procedimento para Registro de Ponto" disponível no menu.: Relatórios \ LGPD, para situações onde a Razão Social do estabelecimento é extensa, possibilitando a impressão completa da mesma.
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Realizamos ajustes nas etiquetas do relatório "Procedimento para Registro de Ponto" disponível no menu.: Relatórios \ LGPD, para situações onde a Razão Social do estabelecimento é extensa, possibilitando a impressão completa da mesma.

Configurações - Layout Arquivo de Contabilização -CPF Funcionário

Implementamos nova opção de Regra para configuração e geração do arquivo de contabilização variável chamada: "CPF do Funcionário". A regra gerará cada lançamento contábil individualizado e discriminado por CPF do colaborador. A rotina está disponível no menu: Configurações /Layout Ver mais...
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Implementamos nova opção de Regra para configuração e geração do arquivo de contabilização variável chamada: "CPF do Funcionário".
A regra gerará cada lançamento contábil individualizado e discriminado por CPF do colaborador. A rotina está disponível no menu:
Configurações /Layout Arquivo Contabilização.

Separação de Base - Gerenciador de Empresas

Na rotina de separação de bases localizada no Gerenciador de Empresas no menu Utilitários \ Empresas/Separar Empresas, quando utilizada a opção Troca de Escritório/Backup, em algumas situações demonstrava uma mensagem de inconsistência de uma tabela temporária que não é efetivamente Ver mais...
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Na rotina de separação de bases localizada no Gerenciador de Empresas no menu Utilitários \ Empresas/Separar Empresas, quando utilizada a opção Troca de Escritório/Backup, em algumas situações demonstrava uma mensagem de inconsistência de uma tabela temporária que não é efetivamente exportada. Com a manutenção, o processo ocorrerá normalmente, sem notificações.

eSocial - S-1200 - Períodos de Cálculo de Folhas Complementares

Realizamos manutenção na geração dos eventos S-1200 (Remuneração de trabalhador) para os casos em que há pagamentos de folhas e rescisões complementares de Dissídio/Acordo/Convenção Coletiva, com pagamento na competência superior ao da data de Homologação.
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Realizamos manutenção na geração dos eventos S-1200 (Remuneração de trabalhador) para os casos em que há pagamentos de folhas e rescisões complementares de Dissídio/Acordo/Convenção Coletiva, com pagamento na competência superior ao da data de Homologação.

Funcionários - Históricos - Salários - Novas Regras e Funcionalidades

Implementamos novas funcionalidades nos históricos de salários. A partir desta versão, será possível incluir mais de um histórico para o mesmo dia e/ou ainda atribuir uma data de efeito retroativa, situação comum quando o trabalhador é admitido no último dia do mês e necessitamos Ver mais...
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Implementamos novas funcionalidades nos históricos de salários.

A partir desta versão, será possível incluir mais de um histórico para o mesmo dia e/ou ainda atribuir uma data de efeito retroativa, situação comum quando o trabalhador é admitido no último dia do mês e necessitamos alterar o valor sem gerar uma retificação para o eSocial, porque de fato não houve uma retificação e sim uma alteração.

A inclusão de mais de uma alteração, na mesma data, será possível a partir do novo campo "Sequência", gerada automaticamente em ordem crescente, sempre que houver inclusão de um novo lançamento para o mesmo funcionário na mesma data.
Nos cálculos avaliará sempre a maior sequencia na data vigente.

Para melhor entendimento alteramos o campo "Data Inicial" para "Data Alteração" (mesma denominação utilizada no layout do eSocial)

Incluímos, ainda, um novo campo chamado Data Inicial Efeito- O campo será habilitado e obrigatório sempre que o motivo informado na alteração for do "Tipo Alteração" Alteração Acordo/Convenção Coletiva/Lei/Sentença , devendo ser informado, nestes casos, a data que a alteração produzirá seus efeitos nos cálculos complementares, podendo, a mesma, ser retroativa ou não.

Exemplo.: Em 07/2021 é assinado o dissídio coletivo com vigência a partir de 05/2021, sendo que a folha da empresa já está calculada até a competência 06/2021.

Neste caso, o usuário informará o histórico de salário com data de 01/08/2021, informa um motivo de alteração vinculado ao tipo de Alteração Convenção Coletiva e Data Inicial Efeito: 01/05/2021.

Ao calcular as folhas complementares na opção de Múltiplas competências ou um período de cálculo vinculado ao tipo de desconto de Dissídio coletivo, para para os caso de inclusão de histórico antes desta versão, foi habilitado um novo campo "Considerar Histórico Salarial" com as opções:

* Data Alteração.: O sistema irá considerar as alterações com Data Alteração menor que a competência Final da competência da complementar, usado normalmente para os cálculos de inclusão salariais antes desta Versão

No exemplo acima, não calculará valores, pois não existe alteração dentro do período de vigência inicial e Final do Dissídio/Acordo

* Data Efeito.: O sistema irá considerar as alteração com a Data Alteração dentro da competência da Homologação aplicando os cálculos nas competências a partir da Data Inicial Efeito, avaliando ainda os históricos que não possuem data de efeito, para o pagamento de alguma diferença gerada pela convenção que não seja salário, como por exemplo uma bonificação.

No exemplo acima, aplicará exclusivamente para os cálculos complementares de dissídio coletivo, referente as competências 05/2021 e 06/2021.

IMPORTANTE

Os cálculos normais continuam validando somente o campo Data Alteração, por isso caso exista uma alteração salarial em data superior a Data Inicial Efeito em que a mesma seja o valor atual a ser considerado para os cálculos seguintes, neste caso, mesmo após a inclusão do reajuste pelo Dissídio/Acordo, será necessário incluir novo histórico salarial com o valor atual, para evitar que os valores sejam calculados pelo salário indevido.

Exemplo.:

Colaborador recebia até 05/2021 um salário de 1.800,00 e devido a uma alteração por mérito ou alteração de Cargo, passou a receber a partir de 06/2021 o valor de 2.200,00.

Em 07/2021 houve o reajuste pelo dissídio do período de vigência de 06/2020 a 05/2021 com o percentual de 7%
Neste caso lançamos a alteração com Data Alteração 07/2021 e Data Inicial Efeito 05/2020 no valor de 1926,00, logo em seguida lançamos outra alteração na mesma data com Data Alteração 07/2021 e Data Inicial Efeito 06/2021 no valor de 2.200,00

Desta forma os cálculos complementares utilizarão a Data Inicial Efeito para o cálculo das diferenças e os novos cálculos a partir da competência 07/2021 continuarão utilizando o valor de 2.200,00. Do contrário, sem a alteração, todos os novos cálculos assumirão o salário de 1.926,00 (última Data Alteração e Sequência incluída no sistema)


Devido aos novos campos Fizemos adequações nos relatórios incluindo a etiqueta "Seq" e/ou "Data Efeito" sempre que o relatório precisar da informação para evitar falta de informações, como por Exemplo Ficha Registros, Etiquetas Salariais.

Durante o processo de conversão foi incluído para o novo Campo "Data Inicial Efeito" a mesma informação do campo "Data Alteração", desde que o Tipo Alteração do motivo seja Convenção Coletiva .

Durante o processo de Geração dos Eventos do eSocial, o sistema avaliará o campo Data Inicial Efeito, para geração dos Dados pela regra existente até esta Versão ou pela Nova Regra que considera os respectivos campos com as Tags correspondentes do eSocial (dtAlteracao e dtEf). Conforme Manual de Orientações (MOS) a Data de Efeito só se aplica ao campo Remuneratório, ou seja, na geração, por exemplo do Evento S-2206, será gerado o salário de acordo com a "Data Inicial Efeito", já os demais históricos, serão de acordo com o histórico na Data de Alteração.


Incluímos, ainda, nos processos que incluem Alteração Salarial o tratamento para solicitar o campo Data Inicial Efeito, conforme a validação do Tipo de Alteração.

Com a implementação, o usuário poderá reprocessar diversos tipos de cálculos e provisões de competências anteriores a Data Alteração sem a necessidade de alterar ou excluir o histórico salarial do colaborador, mantendo os valores pelo histórico da época.


Jobs

Implementação de novo Procedimento - Importar Cotação de Moedas

Implementamos no Jobs a rotina de Importar Cotação de Moedas no Procedimento 8 - Importação de Cotações, para que os usuários possam realizar agendamentos diários, semanais ou mensais da importação das cotações de moedas.
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Implementamos no Jobs a rotina de Importar Cotação de Moedas no Procedimento 8 - Importação de Cotações, para que os usuários possam realizar agendamentos diários, semanais ou mensais da importação das cotações de moedas.

Implementação da opção "Criar Relacionamento de Produtos de Forma Automática"

No menu "Áreas de Trabalho \ Quiu \ Configurações \Serviço Jobs", implementamos a opção Criar Relacionamento de Produtos de Forma Automática, podendo o usuário selecionar as opções Sim/Não. Com a nova opção, ao Importar NF-e/NFC-e com o parâmetro "Relacionar Produto/Fornecedor: Sem Ver mais...
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No menu "Áreas de Trabalho \ Quiu \ Configurações \Serviço Jobs", implementamos a opção Criar Relacionamento de Produtos de Forma Automática, podendo o usuário selecionar as opções Sim/Não.
Com a nova opção, ao Importar NF-e/NFC-e com o parâmetro "Relacionar Produto/Fornecedor: Sem Sugestão Automática", quando a opção "Criar Relacionamento de Produtos de Forma Automática" estiver como Sim, o sistema irá criar os Relacionamentos de Produto x Fornecedor, e quando a opção estiver "Não" o sistema irá importar os documentos fiscais que já possuírem o Relacionamento de Produto x Fornecedor, e os documentos fiscais que possuírem algum produto sem relacionamento não será importado.

Agendamento de Jobs para execução periódica a meia-noite

Realizamos ajustes no agendamento de Jobs periódicos, quando utilizado o horário da meia-noite, para que todas as provisões sejam criadas conforme o esperado.
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Realizamos ajustes no agendamento de Jobs periódicos, quando utilizado o horário da meia-noite, para que todas as provisões sejam criadas conforme o esperado.

Parâmetro Competência na Importação de NFS-e (Questor Zen)

No Jobs, ajustamos a execução do Procedimento 3- Importação de Arquivos Fiscais Municipais na rotina Importar NFS-e (Integração Questor Zen), no que se refere ao parâmetro "Competência", para que o Jobs seja executado conforme esperado.
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No Jobs, ajustamos a execução do Procedimento 3- Importação de Arquivos Fiscais Municipais na rotina Importar NFS-e (Integração Questor Zen), no que se refere ao parâmetro "Competência", para que o Jobs seja executado conforme esperado.