Gestão Contábil

Versão 1.153.1.0 publicada em 08/01/2018

Notas de versão


Arquivos Magnéticos

DIRF - DIRF 2018

Implementamos a Geração da DIRF anos base 2017 (Normal) e 2018 (encerramento). Devido as alterações do Layout, que tornou facultativo o detalhamento dos campos da Pensão e Plano de Previdência Privado, agora no processo solicitamos ao usuário esta informação. Os novos parâmetros são: Ver mais...
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Implementamos a Geração da DIRF anos base 2017 (Normal) e 2018 (encerramento).

Devido as alterações do Layout, que tornou facultativo o detalhamento dos campos da Pensão e Plano de Previdência Privado, agora no processo solicitamos ao usuário esta informação.

Os novos parâmetros são: Detalhar Pensão e Detalhar Previdência Complementar e encontram-se no processo Gerar Dados DIRF nos seguintes caminhos:

- Módulo Arquivos Magnéticos em: Movimentos\DIRF\Gerar Dados DIRF;
- Módulo Folha de Pagamento em: Funcionários\DIRF\Gerar Dados DIRF;
- Módulo Fiscal em: Impostos\Retidos\Gerar Dados DIRF

Nos novos parâmetros mesmo quando colocado como SIM no campo, validará as informações e inexistindo informações de Pensão ou Plano de Previdência Complementar para o CPF, gerará como Não, devido ao campo ser validado no PGD da DIRF 2018.

Houveram outras alterações, para atender o Validador da DIRF, quanto ao formato de alguns campos, que mesmo sem terem sido divulgados, ao importar no mesmo formato do Validador anterior não permitiu a importação com o mesmo tipo de dado.

Fiscal

DeSTDA (SEDIF-SN) - Geração do Arquivo

Implementamos a geração da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA/SEDIF-SN). Trata-se de declaração de interesse das administrações tributárias das unidades federadas, a ser prestada pela ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, quando Ver mais...
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Implementamos a geração da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA/SEDIF-SN).

Trata-se de declaração de interesse das administrações tributárias das unidades federadas, a ser prestada pela ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, quando responsável pelo recolhimento do ICMS de que tratam as alíneas "a" (substituição tributária), "g" (antecipação) e "h" (diferencial de alíquotas) do inciso XIII do § 1º do art. 13 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, instituída pelo Ato Cotepe/ICMS nº 47, de 04 de dezembro de 2015, e autorizada pelo art. 69-A da Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011.

Para gerar as informações da DeSTDA/SEDIF-SN no Demonstrativo e Arquivo é necessário realizar apuração do ICMS em Impostos \ Estaduais \ Apuração dos Impostos.

A visualização do Demonstrativo ICMS Subst. Tributária da apuração pode ser em Impostos \ Estaduais \ ICMS/Subst. Tributária ou pelo Ícone Demonstrativos / ICMS/Subst. Tributária. Este também pode ser gerado em relatório no menu Relatórios \ Impostos \ Substituição Tributária \ Demostrativo ICMS Substituição Tributária.

Em Arquivos \ Estaduais \ DeSTDA (SEDIF-SN), é gerado os arquivo a ser importado no validador da SEDIF para ser validado, assim levará as informações referente ao ICMS Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação.

ICMS/RS - Geração Ajuste Anexo XV e Anexo XIV

A partir dessa tarefa foi automatizada a geração dos registros C197 e E111 no Sped Fiscal, quando efetuado lançamentos nos ANEXOS XIV - Crédito e XV - Débito, diretamente na tela do Anexo ICMS/RS localizada: Movimentos \ Entradas ou Saídas.
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A partir dessa tarefa foi automatizada a geração dos registros C197 e E111 no Sped Fiscal, quando efetuado lançamentos nos ANEXOS XIV - Crédito e XV - Débito, diretamente na tela do Anexo ICMS/RS localizada: Movimentos \ Entradas ou Saídas.

Folha de Pagamento

Relatório de Sindicatos Patronais x Empresas - Acrescentar Informações

Incluímos novas variáveis no relatório Relatório de Sindicatos Patronais X Empresas disponível no menu: Relatórios \ Cadastrais \ Cadastros \ Sindicatos, aonde poderá ser demonstrado as informações do sócios, através do parâmetro Mostrar Sócios, outra variável incluída será a Ver mais...
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Incluímos novas variáveis no relatório Relatório de Sindicatos Patronais X Empresas disponível no menu: Relatórios \ Cadastrais \ Cadastros \ Sindicatos, aonde poderá ser demonstrado as informações do sócios, através do parâmetro Mostrar Sócios, outra variável incluída será a demonstração do nome do escritório contábil.

eSocial

Eventos não Periódicos e Periódicos - Grupo 1 e Grupo 2

Para as empresas que entram no ambiente de produção a partir de 08/01/2018, devem transmitir os eventos conforme o faseamento, onde para o grupo 1, de 08/01/2018 a 28/02/2018 serão transmitidos os eventos inicias e de tabela (S-1000 a S-1080).Para gerar os eventos no ambiente de produção Ver mais...
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Para as empresas que entram no ambiente de produção a partir de 08/01/2018, devem transmitir os eventos conforme o faseamento, onde para o grupo 1, de 08/01/2018 a 28/02/2018 serão transmitidos os eventos inicias e de tabela (S-1000 a S-1080).

Para gerar os eventos no ambiente de produção é necessário: configurações\eSocial\eSocial - Configurações:
- Primeiramente é necessário em Utilitários\Correção\Reiniciar Ambiente de eSocial;
em seguida em configurações\eSocial\eSocial - Configurações:
- Incluir configuração com a data 08/01/2018;
- Identificação do Ambiente selecionar 1 - Produção;
- Faseamento informar grupo 1
E em Configurações\Opções Gerais:
- alterar o campo Versão Pacote Comunicação eSocial para 1.4.1

As URL´s do ambiente de produção já estão disponíveis.

Nesta primeira fase serão somente gerados os eventos inicias e de tabela, mesmo que o usuário selecione os eventos não periódicos, o sistema não gerará as transações, essas deverão ser geradas somente a partir de 01/03/2018, logo o sistema considera a data da máquina para controlar essas informações.

Para as empresas que na configuração do eSocial estiverem com a Identificação do Ambiente selecionado 1 - Produção, não será mais possível reiniciar o ambiente, logo, os ícones de "Reiniciar Ambiente de Testes" e "Agendar 2200 e 2300" ficaram desabilitados, não será possível realizar esse procedimento.

Assim como os ícones constantes no período de cálculo, "Agendar Eventos" "Fechar Periódicos" "Reabrir Periódicos", somente serão habilitados a partir de 01/05/2018.

Para empresas que continuam no ambiente de produção restrita (testes) não sofrerá alteração;

Para as empresas que desejam testar o faseamento na produção restrita, podem utilizar as configurações já existentes, somente há necessidade de alterar a data da máquina para 2016.

Será a mesma lógica que para a produção, mas com a data da máquina em 2016:
08/01/2016 - evento iniciais e tabela
01/03/2016 - eventos não periódicos
01/05/2016 - eventos periódicos


Envio dos Eventos - Precedências

Para os eventos que possui informação de Processo Judicial/Administrativo, há necessidade de enviar o S-1070 antes do evento em questão, para que no momento de processar no ambiente, já exista a informação do processo e o evento possa ser validado.Ex: evento S-1005 e S-1020 possuem Ver mais...
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Para os eventos que possui informação de Processo Judicial/Administrativo, há necessidade de enviar o S-1070 antes do evento em questão, para que no momento de processar no ambiente, já exista a informação do processo e o evento possa ser validado.
Ex: evento S-1005 e S-1020 possuem informação de processo judicial/Administrativo, o sistema irá transmitir primeiro o evento S-1070 e depois segue a sequência dos eventos.

Para o evento S-1020, quando existir processo relativo aos Terceiros (outras entidades), no campo Terceiros com Processo no MENU: Configurações\GPS, deve ser informado o código da entidade, conforme consta Anexo II_IN 1.238_012.
Ex: empresa com FPAS 515, recolhimento suspenso por possuir processo, para entidade SENAC, conforme o anexo citado a cima, o código deste Terceiro é 0016, deve-se informar este código.

Caso exista mais de uma entidade em que o recolhimento esteja suspenso, é necessário somar os códigos e informar no campo Terceiros com Processo. Ex: SENAC e SESC com os respectivos códigos 16 e 8, logo informarmos o código 24.