Gestão Contábil

Versão 1.1.142.0 publicada em 24/01/2017

Notas de versão


Arquivos Magnéticos

DIRF - DIRF 2017

Implementamos a Geração da DIRF para o novo Validador DIRF 2017. A IN RFB nº. 1671 de 22/11/2016, trouxe alterações no leiaute do arquivo para a Declaração DIRF 2017. A grande maioria destas alterações não serão percebidas pelo usuário durante o processo de geração dos dados para Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a Geração da DIRF para o novo Validador DIRF 2017.


A IN RFB nº. 1671 de 22/11/2016, trouxe alterações no leiaute do arquivo para a Declaração DIRF 2017.
A grande maioria destas alterações não serão percebidas pelo usuário durante o processo de geração dos dados para a DIRF, isto é, são alterações técnicas que o Questor consegue tratar sem que necessite da ação do usuário, entretanto há alterações que será preciso que o usuário do sistema efetue algumas manutenções e verificações.

As manutenções se referem, na sua grande maioria, nos dados que antes eram informados somente o total do ano ou não eram solicitados nos leiautes de anos anteriores.
Abaixo elaboramos um resumo do que alterou e logo em seguida como proceder os ajustes necessários, lembrando que os ajustes devem ser realizados antes da execução do processo de Geração da DIRF do menu.: DIRF\Gerar Dados para, somente após, gerar o arquivo para importação no Validador DIRF 2017.


Alterações na DIRF:

1 - Dedução Plano de Previdência Privada:

Antes.: Informávamos o valor deduzido no cálculo do IRRF, mês a mês.

Agora.: Os valores precisarão ser individualizados por Entidade de Previdência Complementar e informados mês a mês. Para contemplar esta informação, no layout, foi incluído um novo registro (INFPC) com os dados da Entidade de Previdência Complementar.


2 - Pensão Alimentícia:

Antes.: Informávamos o valor deduzido no cálculo do IRRF, mês a mês.

Agora.: Os valores precisarão ser individualizados, por dependente e informados mês a mês.
Para esta informação foi incluído um novo registro (INFPA). Neste registro são informados.: CPF, nome, data de nascimento e parentesco do beneficiário da pensão. O CPF é obrigatório para beneficiários com 18 anos completos e a data de nascimento é obrigatória quando o CPF não for informado até esta idade.

3 - Plano de Saúde - Reembolso de valores pagos pelo beneficiário:

Antes.: Não havia onde informar, normalmente era informado deduzindo do próprio valor descontado do beneficiário, ou como um rendimento isento, ou ainda sem informação para a DIRF

Agora.: Os valores precisarão ser informados em um registro criado exclusivamente para este fim, por operadora de plano de saúde e ainda separado valores do ano base atual e anos anteriores. Para esta informação foram incluídos dois novos registros (RTPSE e RDTPSE)


4 - Rendimentos Recebidos Acumuladamente:

Antes.: Não solicitava a informação dos valores pagos para o Advogado ou Escritório Advocatício;
Somente informávamos os valores da pensão, sem informar o beneficiário.

Agora.: É necessário a informação dos valores pagos para o Advogado ou Escritório Advocatício;
Quando houver dedução de valores de pensão alimentícia, deverá obrigatoriamente ser individualizado por beneficiário e informado mês a mês, da mesma forma que o item 2 deste documento.


5 - Informações da SCP - Sócios

Antes.: Não havia

Agora.: É necessário a informação da SCP;
Informação detalhada por sócio, percentual capital e valor dos Lucros e Dividendos recebidos da SCP, discriminada por SCP.


Alterações no Questor



Conforme mencionamos acima, faz-se necessário, algumas manutenções por parte do usuário antes da execução do processo de geração da DIRF.

1 - Dedução Plano de Previdência Privada:

No menu.: Cadastros\Plano de Previdência\ Planos de Previdência. Caso exista dedução de plano de previdência privado no IRRF, será necessário informar neste cadastro o CNPJ (campo novo) e o Nome da Entidade

Somente será necessário a manutenção quando ocorrer a situação da dedução mencionado acima.


2 - Pensão Alimentícia:

Este tópico é o que demandará mais atenção por parte do usuário.

2.1 - Funcionários

Com a inclusão da informação da Pensão Judicial por beneficiário, foi preciso fazer algumas alterações no cadastros do sistema, devido alguns campos obrigatórios não estarem inseridos no cadastros.

No processo de conversão da base de dados adicionamos uma função que comparará o CPF do Beneficiado da Pensão Judicial com o CPF do Cadastro do Dependente do colaborador. Conseguindo encontrar o mesmo CPF, será inserido no Cadastro da Pensão Judicial nos novos Campos: “PARENTESCO” e “DATA DE NASCIMENTO” a mesma informação existente no Cadastro do Dependente, caso o CPF esteja zerado, será realizado o mesmo processo, mas desta vez comparando o nome do dependente, caso seja exatamente igual, os novos campos também serão inseridos.

Mesmo com a ajuste acima, provavelmente ficarão alguns beneficiados, no Cadastro da Pensão, sem informação nos novos campos OBRIGATÓRIOS para a DIRF

Será necessário realizar a conferência e ajuste dos dados inconsistentes, para que não haja problemas na validação do Arquivo.

Para auxiliar o usuário nesta ação, incluímos um relatório no cadastro da Pensão Judicial, menu: Funcionários\Cadastros\Pensão Judicial. O relatório está disponível no próprio cadastro no ícone da impressora com a descrição: Beneficiário Pensão Judicial X DIRF.

No relatório é possível:

Selecionar para demonstrar somente os cadastros das pensões onde o campo selecionado esteja com o dado em branco, podendo selecionar um ou mais campos no parâmetro LISTAR ou;

Selecionar no parâmetro LISTAR a opção: Auditoria da DIRF, opção recomendada.

Nesta opção somente serão listados os beneficiários de acordo com a seguinte regra.:

- Parentesco em branco;
- CPF em branco e beneficiário de idade maior de 18 anos completos no ano base;
- Data de Nascimento em branco e CPF em branco.

Somente retornará os cadastros que tiveram pagamento no ano base, informado no parâmetro, evitando manutenções desnecessárias nos cadastros que não serão utilizados na DIRF efetivamente.



2.2 - Terceiros

Com a necessidade do detalhamento dos beneficiários da pensão, incluímos um novo cadastro de Pensão Judicial, também para o cadastro de terceiros.

O novo cadastro está disponível no Menu.: Terceiros\Pensão Judicial e deverá ser incluído os dados solicitados para todos os Terceiros que tiveram algum pagamento no ano base, ou seja, pagamentos no ano de 2016.

Após a inclusão do cadastro, deverá ser executado a rotina também disponibilizada nesta versão disponível no menu: Utilitários\Correção\ Ajustar Cálculo Pensão Judicial Terceiros , para incluir nas novas tabelas de detalhamento nos pagamentos existentes.
Para os novos pagamentos de terceiros, não é necessário executar a rotina.

Para auxiliar nesta manutenção disponibilizamos no menu.: Utilitários\Auditorias\Auditorias Folha de Pagamento a Auditoria DIRF na opção.: Anuais\DIRF.
A utilização é bastante simples, informa-se as competências inicial e final marcando as duas opções. Após a execução do processo, retornando algum resultado, basta dar dois clics em cima do resultado que abrirá a tela para o ajuste.



3 - Plano de Saúde - Reembolso de valores pagos pelo beneficiário:

Os proventos sob a rubrica de Reembolso de plano de saúde, a partir desta versão, devem ser incluídos no cadastros das despesas médicas variáveis, não necessitando mais o lançamento nos eventos variáveis da competência do cálculo.

A partir desta versão:
Para os lançamentos acesse o menu.: Cálculos\ Despesas Médicas Variáveis - Funcionários, efetue os lançamentos para a competência do cálculo conforme exemplo demonstrado na figura 5. Os valores serão gerados no cálculo após a execução do mesmo.

Exclusivamente para DIRF ano base 2016 períodos já calculados.:

Além do lançamento no menu acima, caso existam valores lançados em cálculos anteriores onde não é possível o recálculo do mesmo e para que estes valores sejam gerados na DIRF, será necessário incluí-los também em.: Cálculo\Impostos/Pensão/Outros\Plano de Saúde .

Devido aos valores serem somente detalhados por operadora e beneficiários, existe a possibilidade de informarmos os valores todos em um único lançamento para o ano, caso se torne oneroso a inclusão da informação

Para que os valores sejam gerados no cálculo da folha é necessário ajustar o procedimento e estrutura caso já exista algum evento incluído para o reembolso, desta forma os próximos cálculos já tratarão pelas novas configurações

Os eventos de reembolso deverão ficar da seguinte forma.:

No evento: Reembolso Anos anteriores - procedimento 68 e estrutura 97.09.13
No evento: Reembolso Ano Atual - procedimento 68 e estrutura 97.09.14


4 - Rendimentos Recebidos Acumuladamente:

No cadastro onde são informados os rendimentos recebidos acumuladamente, menu.: Funcionário\DIRF\Rendimento Recebido Acumuladamente\RRA , foram adicionados os campos: Valor Pago para o Advogado na ficha principal e Data de nascimento e parentesco, na ficha Pensão Judicial.

No mesmo cadastro foi incluído uma nova ficha chamada Detalhamento Mensal da Pensão, para discriminação do mês em que foi pago a pensão.



5 - Informações da SCP - Sócios

Incluímos no menu da DIRF um novo cadastro chamado.: Informações da SCP onde, poderão ser lançados os percentuais e valores de distribuição de Lucros para cada SCP e respectivo sócio seja ostensivo ou não.

IMPORTANTE.:

O processo de geração do Arquivo continua na mesma opção em Arquivos\DIRF\DIRF.
O processo de geração do Arquivos dos anos anteriores foram acrescentados em novas opções, devido aos validações possuírem estruturas diferentes, mesmo com a inclusão dos novos campos, os campos antigos serão mantidos na geração.

Contabilidade

Lançamentos Contábeis - Novo conceito

Implantamos a funcionalidade Lançamento Contábil Analítico. Esta nova funcionalidade fica localizada em: (Movimentos/Lançamentos Contábeis - Analítico), trás uma inovação na forma de realizar o lançamento contábil possibilitando realizar um lançamento simples (Débito e Crédito) ou Ver mais...
Ver menos...

Implantamos a funcionalidade Lançamento Contábil Analítico.

Esta nova funcionalidade fica localizada em: (Movimentos/Lançamentos Contábeis - Analítico), trás uma inovação na forma de realizar o lançamento contábil possibilitando realizar um lançamento simples (Débito e Crédito) ou complexo com (Débito e vários Créditos).

Planilhas Contabeis - Performance

Realizada uma pequena melhora na performance de execução das planilhas.
Ver menos...

Realizada uma pequena melhora na performance de execução das planilhas.

Financeiro

Retorno Bancário - Leiaute SICOOB - Padrão 240

Implementamos no processo Gerar Recebimentos pelo Arquivo de Retorno Bancário Leiaute SICOOB - Padrão 240 a validação das informações da Conta Caixa.
Ver menos...

Implementamos no processo Gerar Recebimentos pelo Arquivo de Retorno Bancário Leiaute SICOOB - Padrão 240 a validação das informações da Conta Caixa.

Relatório Recebimentos- campo Nfs-e

Adicionado campo com número Nfs-e que retorna da prefeitura, no relatório Recebimentos.
Ver menos...

Adicionado campo com número Nfs-e que retorna da prefeitura, no relatório Recebimentos.

Relatório Carta Inadimplência - campo Nfs-e

Adicionado campo com número Nfs-e que retorna da prefeitura, no relatório Carta Inadimplência.

Ver menos...

Adicionado campo com número Nfs-e que retorna da prefeitura, no relatório Carta Inadimplência.

Relatórios de Quitação Anual de Débitos - campo Nfs-e

Adicionado campo com número Nfs-e que retorna da prefeitura, no relatório Quitação Anual de Débitos.
Ver menos...

Adicionado campo com número Nfs-e que retorna da prefeitura, no relatório Quitação Anual de Débitos.

Boleto Gráfico Bradesco - Beneficiário

Implementado na impressão dos boletos gráficos no campo beneficiário para que o mesmo liste também o endereço do mesmo.
Onde anteriormente contava somente o nome e CFP/CNPJ do mesmo.
Alteração realizada para o atendimento a lei 12.039.
Ver menos...

Implementado na impressão dos boletos gráficos no campo beneficiário para que o mesmo liste também o endereço do mesmo.
Onde anteriormente contava somente o nome e CFP/CNPJ do mesmo.
Alteração realizada para o atendimento a lei 12.039.

Gerar RPS/NFSe – Município de Porto Velho/RO

Ajustamos na geração RPS NFSe para o município de Porto Velho/RO a assinatura do certificado digital e a estrutura da tag alíquota, anteriormente retornava a mensagem não permitindo a transmissão das RPS.
Ver menos...

Ajustamos na geração RPS NFSe para o município de Porto Velho/RO a assinatura do certificado digital e a estrutura da tag alíquota, anteriormente retornava a mensagem não permitindo a transmissão das RPS.

Boletos - Bradesco - Unicred nosso numero

Ajustado na impressão do boleto gráfico Bradesco - Unicred, o campo Nosso Número passando de 8 números mais o digito para 10 números mais digito.
Ver menos...

Ajustado na impressão do boleto gráfico Bradesco - Unicred, o campo Nosso Número passando de 8 números mais o digito para 10 números mais digito.

Fiscal

Importação CTe - Importar Duplicata

Implementamos na rotina de importação do CTE a importação dos dados das Duplicatas, as TAGs avaliadas para importação da Duplicata serão:


- dup
- nDup
- dVenc
- vDup
Ver menos...

Implementamos na rotina de importação do CTE a importação dos dados das Duplicatas, as TAGs avaliadas para importação da Duplicata serão:


- dup
- nDup
- dVenc
- vDup

Utilitário - Trocar CFOP Entradas e Saídas

Realizado ajustes em Utilitário - Trocar CFOP Entradas e Saídas. Onde os mesmos quando alterado de uma CFOP de ISS para uma CFOP de ICMS, passa a transferir do detalhamento de itens do campo do imposto respectivo a configuração da CFOP alterada. Quando alterado um CFOP configurado para ambos Ver mais...
Ver menos...

Realizado ajustes em Utilitário - Trocar CFOP Entradas e Saídas.


Onde os mesmos quando alterado de uma CFOP de ISS para uma CFOP de ICMS, passa a transferir do detalhamento de itens do campo do imposto respectivo a configuração da CFOP alterada.


Quando alterado um CFOP configurado para ambos impostos, ICMS e ISS, para um CFOP somente de ISS ou somente de ICMS o sistema passa assumir no detalhamento de itens todo valor que está em um imposto para o outro que ficara desabilitado. Caso o mesmo tenho alíquota a mesma erá ser levada tal qual a original não sofrendo alteração.
Exemplo.: Tenho a nota com CFOP 5933, a mesma apura ISS e ICMS, no valor de contábil temos 100,00 a 3%, alterado para CFOP 9000, apura somente ISS, o sistema ira transferir o valor 100,00 a 3% no detalhamento de item para a linha que corresponde ao imposto de ISS.

Importação NFSe - Município de Fortaleza/CE

Implementado na importação NFS-e do município de Fortaleza/CE, sistema específico a possibilidade de importação por competência ou por data de emissão.
Onde anteriormente só importava por data de emissão.
Ver menos...

Implementado na importação NFS-e do município de Fortaleza/CE, sistema específico a possibilidade de importação por competência ou por data de emissão.
Onde anteriormente só importava por data de emissão.

Período limite de apuração - nova rotina

Implementamos nessa versão o Período Limite de Apuração no seguinte caminho: Fiscal/Utilitários/Apurações/Período Limite de Apuração. Nesta opção pode ser cadastrada data inicio e data fim de bloqueio para apurações e limpeza, das apurações Estaduais, Federais, Retidos e Ver mais...
Ver menos...

Implementamos nessa versão o Período Limite de Apuração no seguinte caminho: Fiscal/Utilitários/Apurações/Período Limite de Apuração.
Nesta opção pode ser cadastrada data inicio e data fim de bloqueio para apurações e limpeza, das apurações Estaduais, Federais, Retidos e Municipais.


Na nova funcionalidade o usuário poderá cadastrar o Tipo da Rotina a ser bloqueada e o período de inicio e fim do bloqueio. Os bloqueios Federal será somente na filial 1, onde ira bloquear todas filiais. Já os demais deve ser realizado o bloqueio por filial.

Código Especificador da Substituição Tributária - CEST - Cadastro

Implementamos campos para o cadastro do cód. CEST, Código Especificador da Substituição Tributária.
Assim como importação dos dados do mesmo via Sped e Nfe.
Ver menos...

Implementamos campos para o cadastro do cód. CEST, Código Especificador da Substituição Tributária.
Assim como importação dos dados do mesmo via Sped e Nfe.

Alterar Campos Documento Fiscal - Campo Subsérie

Aumentamos o campo série para 3 dígitos para realizar a alteração do campo Subsérie
Ver menos...

Aumentamos o campo série para 3 dígitos para realizar a alteração do campo Subsérie

Importação NFSC (Mod. 6, 21 e 22)

Ajustado alguns processos internos da Importação NFSC (Mod. 6, 21 e 22), a fim de melhorar os processo de importação.
Ver menos...

Ajustado alguns processos internos da Importação NFSC (Mod. 6, 21 e 22), a fim de melhorar os processo de importação.

Importação CTe - Configuração Base de Cálculo de Pis e Cofins

Implementamos na Importação do CT-e - A possibilidade de importar o valor do Pedágio. Foi acrescentado um novo campo no Documento Fiscal com nome de Pedágio e outro campo no Detalhamento de Item com nome de Pedágio. Para conseguir importar o valor do pedágio é necessário que no Xml do Ver mais...
Ver menos...

Implementamos na Importação do CT-e - A possibilidade de importar o valor do Pedágio.

Foi acrescentado um novo campo no Documento Fiscal com nome de Pedágio e outro campo no Detalhamento de Item com nome de Pedágio.
Para conseguir importar o valor do pedágio é necessário que no Xml do CT-e, exista a Tag com Nome (Pedagio) e valor do pedágio informado.

Com esta informação do valor do Pedágio o usuario pode usar a regra para compor a base de Calculo do Pis e do Cofins se julgar necessário.
Lembrando que usuario tem que fazer a configuração da rotina (Configurações/Receita Base Cálculo(PIS e COFINS)


Importação SPED Fiscal / NFe / CFe - Configuração de EFD Contribuições por CFOP

Nessa Versão implementamos uma NOVA Tabela de Relacionamento entre CFOP x CST x Tipo Débito/Tipo Crédito. O intuito dessa Tabela é gravar a informação da CST e Tipo Débito (Saídas) / Tipo Crédito (Entradas) do Lançamentos Fiscais e PIS e COFINS avaliando a CFOP, Alíquotas e Cliente Ver mais...
Ver menos...

Nessa Versão implementamos uma NOVA Tabela de Relacionamento entre CFOP x CST x Tipo Débito/Tipo Crédito. O intuito dessa Tabela é gravar a informação da CST e Tipo Débito (Saídas) / Tipo Crédito (Entradas) do Lançamentos Fiscais e PIS e COFINS avaliando a CFOP, Alíquotas e Cliente durante o processo de importação de NFe/CFe e Arquivo SPED Fiscal.


Configuração Importação SPED Fiscal e NFe
Na aba Outros(3) da configuração foi implementado o NOVO campo Utiliza Relacionamento CFOP x CST X Tipo Débito/Crédito ao definir como SIM nessa opção o sistema habilitará uma NOVA aba denominada Relacionamento PIS/COFINS.


NOVA Rotina - Relacionamento PIS/COFINS
A grid de configuração do relacionamento, demonstra as colunas de CFOP x CST x Tipo Débito/Tipo Crédito, ainda pode ser observado que tem o simbolo de "+" clicando nessa opção o Cliente pode configurar esses dados por Cliente/Fornecedor e Alíquota.
A regra do sistema é respeitar a Configuração por Cliente/Fornecedor e Alíquota, caso não tiver essa configuração detalhe, o sistema avalia a configuração feita pela CFOP, e caso não houver nenhuma configuração o sistema grava o que esta no arquivo XML e SPED Fiscal. IMPORTANTE citar que somente será aplicado os valores definidos na Tabela de Relacionamento quando definido nos parâmetros de importação dos arquivos para a opção Importar Pis/Cofins = Arquivo XML/Arquivo SPED.

Cadastros Produtos - Atualização Tabela de NCMs

Implementamos no Cadastro de Produtos um NOVO ícone que permite ao Cliente atualizar as NCM's de forma automática com base nos dados disponíveis pela Receita Federal. Esse NOVO ícone esta denominado por NCM e habilita 3 funções, que são: - Somente incluir as novas NCM's - Somente atualizar Ver mais...
Ver menos...

Implementamos no Cadastro de Produtos um NOVO ícone que permite ao Cliente atualizar as NCM's de forma automática com base nos dados disponíveis pela Receita Federal.


Esse NOVO ícone esta denominado por NCM e habilita 3 funções, que são:


- Somente incluir as novas NCM's
- Somente atualizar a descrição das NCM's existentes
- Incluir as novas NCM's e atualizar a descrição das existentes

Sped Fiscal - Códigos de Ajuste de Apuração de ICMS/Goiás

Realizada atualização dos códigos de ajuste Sped Fiscal do ICMS/Goiás, onde nos que ja tinham data de vencimento nas tabelas passaram a validar na geração do sistema.
Ver menos...

Realizada atualização dos códigos de ajuste Sped Fiscal do ICMS/Goiás, onde nos que ja tinham data de vencimento nas tabelas passaram a validar na geração do sistema.

ICMS/SP - Livro Registro de Entradas (P1-A) e Livro de Apuração ICMS

Implementamos no cadastro de Optante pelo ICMS/SP criamos o campo Livros Observações/Outras com as opções "Sim" e "Não". Quando no cadastro de Optante pelo ICMS/SP no NOVO campo "Livros Observações/Outras" estiver com a opção "Sim". No Livro de Apuração ICMS (SP) e Livro Registro de Ver mais...
Ver menos...

Implementamos no cadastro de Optante pelo ICMS/SP criamos o campo Livros Observações/Outras com as opções "Sim" e "Não".

Quando no cadastro de Optante pelo ICMS/SP no NOVO campo "Livros Observações/Outras" estiver com a opção "Sim". No Livro de Apuração ICMS (SP) e Livro Registro de Entradas (P1-A), na coluna Isentas ou Não Tributadas e Outras deduz o Valor IPI e Valor Substituição Tributária. Quando não possuir valor em Outras deve deduzir do valor em Isentas ou Não Tributadas.

No Livro Registro de Entradas (P1-A) em Observações totalizara: "BC.ST.Ret.:", "ICMS ST.Ret:" e "IPI:"

IPI: Quando CFOP estiver configurado como NÃO para IPI e no Detalhamento de Itens possuir Valor IPI, que vai estar oculto será gerado na coluna Observações de “IPI:” o valor não creditado.

BC. ST. Ret. e ICMS ST. Ret: Quando lançado nas Entradas no cadastro de Detalhamento de Itens e possuir valor em Base Cálculo Sub. Tribut. e Valor Sub. Tribut. será gerado na coluna Observações de “BC. ST. Ret. e ICMS ST. Ret” o valor total.

Sped Fiscal - Importação Registro D100

Ajustamos a importação do Arquivo Sped Fiscal para o Registro D100 Nota Fiscal de Serviço de Transporte (Modelo 07). O sistema passa a importar vários registros D120 para a mesma Nota Fiscal de Serviço de Transporte, anteriormente importávamos apenas (Um) D120 por Documento Ver mais...
Ver menos...

Ajustamos a importação do Arquivo Sped Fiscal para o Registro D100 Nota Fiscal de Serviço de Transporte (Modelo 07).

O sistema passa a importar vários registros D120 para a mesma Nota Fiscal de Serviço de Transporte, anteriormente importávamos apenas (Um) D120 por Documento Fiscal.

Importação CAT 52 - Diversas filiais

Desta versão em diante na importação do CAT 52 não será mais obrigatório selecionar uma filial, caso o usuário queira importar todas filiais de determinada empresa basta deixar o campo vazio que o sistema ira ler todos documentos desta empresa e realizar a importação. O mesmo pode utilizar Ver mais...
Ver menos...

Desta versão em diante na importação do CAT 52 não será mais obrigatório selecionar uma filial, caso o usuário queira importar todas filiais de determinada empresa basta deixar o campo vazio que o sistema ira ler todos documentos desta empresa e realizar a importação. O mesmo pode utilizar o campo filial para seleção múltipla. Onde anteriormente o sistema permitia a importação de uma filial por vez.

Importação Sped Fiscal - Novos registro C197 Santa Catarina

Na importação do Sped fiscal incluso na importação do registro C197 os códios: SC90000001 (Código Ajuste 15010) e SC90000002 (Código Ajuste 15011).
Ver menos...

Na importação do Sped fiscal incluso na importação do registro C197 os códios: SC90000001 (Código Ajuste 15010) e SC90000002 (Código Ajuste 15011).

Importação NFS-e - Sistema Memory

Com base na necessidade de importação de NFSe João Pinheiro/MG, implementamos a importação de NFS-e dos xml do Sistema Memory.
Ver menos...

Com base na necessidade de importação de NFSe João Pinheiro/MG, implementamos a importação de NFS-e dos xml do Sistema Memory.

EFD Contribuições - Crédito Sobre Ativo Imobilizado Bebidas Frias

Implementamos na aba Crédito PIS/COFINS o NOVO campo Tipo Apuração com as seguintes opções: 62 - Débito Bebidas Frias Cervejas 63 - Débito Bebidas Frias Demais Bebidas 00 - Débito Normal Esse NOVO campo tem a mesma funcionalidade das opções implementadas no Cadastro de Produtos no Ver mais...
Ver menos...

Implementamos na aba Crédito PIS/COFINS o NOVO campo Tipo Apuração com as seguintes opções:


62 - Débito Bebidas Frias Cervejas
63 - Débito Bebidas Frias Demais Bebidas
00 - Débito Normal


Esse NOVO campo tem a mesma funcionalidade das opções implementadas no Cadastro de Produtos no Fiscal.


- Quando selecionada a opção Débito Bebidas Frias Cervejas o crédito desse Ativo Imobilizado será compensado somente sobre Débitos totalizados para Tipo Apuração Bebidas Frias Cervejas;
- Quando selecionada a opção Débito Bebidas Frias Demais Bebidas o crédito desse Ativo Imobilizado será compensado somente sobre Débitos totalizados para Tipo Apuração Bebidas Frias Demais Bebidas;
- Quando selecionada a opção Débito Normal o crédito desse Ativo Imobilizado será compensado somente sobre Débitos totalizados pela apuração NORMAL, como já vem sendo aproveitado.

SPED Fiscal - Registro 0300: Cadastro de Bens ou Componentes do Ativo Imobilizado

Alteramos a geração do Arquivo Sped Fiscal para o Registro 0300 - Cadastro de Bens ou Componentes do Ativo Imobilizado.

O sistema passa gerar o registro 0300 com movimento, mas sem direito a se creditar do ICMS do CIAP.
Ver menos...

Alteramos a geração do Arquivo Sped Fiscal para o Registro 0300 - Cadastro de Bens ou Componentes do Ativo Imobilizado.

O sistema passa gerar o registro 0300 com movimento, mas sem direito a se creditar do ICMS do CIAP.

Importação CTe - Documento Complementar

Melhoramos a importação do CT-e do tipo COMPLEMENTAR, passando gravar no campo Situação do Documento Fiscal a informação Documento Fiscal Complementar gravando também a informação da Chave do CTe Original no campo Chave Documento Fiscal Eletrônico Ref para o documento complementar Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos a importação do CT-e do tipo COMPLEMENTAR, passando gravar no campo Situação do Documento Fiscal a informação Documento Fiscal Complementar gravando também a informação da Chave do CTe Original no campo Chave Documento Fiscal Eletrônico Ref para o documento complementar importado.

Importação NFSe - Smarapd - Notas Canceladas

Ajustado a importação de NFS-e quando sistema Smarapd, onde anteriormente as notas canceladas importavam com valor nos campos dos itens e retenção. A partir desta versão passa a importar todos campos de valores zerados quando notas canceladas.
Ver menos...

Ajustado a importação de NFS-e quando sistema Smarapd, onde anteriormente as notas canceladas importavam com valor nos campos dos itens e retenção. A partir desta versão passa a importar todos campos de valores zerados quando notas canceladas.

Sped Fiscal Registro 1400 - RS

Implementamos na Geração do arquivo do Sped Fiscal para Estado do RS, que passa gerar a informação do Registro 1400 com os Itens UF índice de Participação dos Municípios. Quando geramos o registro 1400 é gerado o item que foi informando no Detalhamento de Itens do Conhecimento de Frete, Ver mais...
Ver menos...

Implementamos na Geração do arquivo do Sped Fiscal para Estado do RS, que passa gerar a informação do Registro 1400 com os Itens UF índice de Participação dos Municípios.

Quando geramos o registro 1400 é gerado o item que foi informando no Detalhamento de Itens do Conhecimento de Frete, então para gerar esta nova informação o usuario tem que identificar qual é item usado para serviço de frete.
Entrar em (Cadastro/Produtos e Serviços/Produtos) na Aba (Informações para Sintegra e Sped) e informar o campo (Código Itens UF).
Neste momento o sistema passa a fazer uma conversão em vez de gerar Item informando no Detalhamento do Item e vai gerar código informado neste campo do Produto.

Simples Nacional - Geração PGDAS Operação 2624

Ajustamos a exportação dos dados apurados pelo Simples Nacional e totalizados na Operação Fiscal 2624-Venda de Mercadoria Indústria Com Sub. Tributária - IPI e ICMS passando a gravar no PGDAS-D para os Impostos ICMS e IPI a opção de tributação por Substituição Tributária.
Ver menos...

Ajustamos a exportação dos dados apurados pelo Simples Nacional e totalizados na Operação Fiscal 2624-Venda de Mercadoria Indústria Com Sub. Tributária - IPI e ICMS passando a gravar no PGDAS-D para os Impostos ICMS e IPI a opção de tributação por Substituição Tributária.

GIA-ST - Ajustes na Geração do Arquivo Versão 3.1

Ajustamos na geração do Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS – Substituição Tributária GIA-ST as seguintes situações: Data Vencimento: Estava gerando a data no período da apuração, alteramos para o período subsequente. Sem Movimento: Implementamos a geração da GIA-ST Ver mais...
Ver menos...

Ajustamos na geração do Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS – Substituição Tributária GIA-ST as seguintes situações:

Data Vencimento: Estava gerando a data no período da apuração, alteramos para o período subsequente.

Sem Movimento: Implementamos a geração da GIA-ST sem movimento, quando possuir o cadastro em Inscrições Estaduais em Outros Estados e o Estado não possuir valores em nenhuma operação no Demonstrativo ICMS Subst. Tributária.

Data Emissão: Na Devolução ICMS-ST, campo Data de Emissão da Nota Fiscal, quando lançado em Substituição Tributária para considerar a Data Emissão nas Entradas ao invés do campo Data.

DIFAL Devolução: Na geração da GIA-ST os campos "Valor do ICMS Devido à UF de Destino" e "Total do ICMS Devido à UF de Destino" anteriormente não estava totalizando para as devoluções.

Saldo Credor: Anteriormente quando no período possuía valor em "Saldo Credor para Período Seguinte" estava gerando valor nos campos "Valor do ICMS-ST Referente ao 1º Vencimento", "ICMS-ST Devido" e "Total do ICMS-ST a Recolher", ajustamos para gerar somente no campo "Crédito para Período Seguinte".

Sped Fiscal - Leiaute 11 - Registro C176

Implementamos NOVOS campos e adequamos as alterações do SPED Fiscal com leiaute 11 do EFD ICMS/IPI Janeiro/2017, para o seguinte Registro:
Registro C176: Ressarcimento de ICMS em Operações com Substituição Tributária (Código 01, 55).
Ver menos...

Implementamos NOVOS campos e adequamos as alterações do SPED Fiscal com leiaute 11 do EFD ICMS/IPI Janeiro/2017, para o seguinte Registro:
Registro C176: Ressarcimento de ICMS em Operações com Substituição Tributária (Código 01, 55).

Gerar Arquivo ISS - Sistema BH ISS

Implementado NOVOS campos no cadastro Dados adicionais ISS BH Versão 3.0, quando for Modelo 4 Ingresso Fiscal ou 20 Borderô o sistema irá habilitar os campos Descrição Evento e Data Evento, onde ao preencher os mesmo iram gerar no arquivo ISS.
Ver menos...

Implementado NOVOS campos no cadastro Dados adicionais ISS BH Versão 3.0, quando for Modelo 4 Ingresso Fiscal ou 20 Borderô o sistema irá habilitar os campos Descrição Evento e Data Evento, onde ao preencher os mesmo iram gerar no arquivo ISS.

Demonstrativo ECF - Visualização dos Créditos de Retidos

Implementamos no Demonstrativo da ECF a possibilidade de visualizar o controle dos retidos, no parâmetro de geração do demonstrativo foi acrescentado um novo campo Exibir Controle dos Retidos.
Ver menos...

Implementamos no Demonstrativo da ECF a possibilidade de visualizar o controle dos retidos, no parâmetro de geração do demonstrativo foi acrescentado um novo campo Exibir Controle dos Retidos.

SPED Fiscal - DIFAL - Devolução

Nesta versão foi ajustado a importação de Nf-e quando nota de entrada de Difal (Devolução), para que a mesma fique exatamente igual a regra do Sped. Também foi dado tratamento na apuração de Difal quando se refere a entrada, para que o mesmo compense corretamente o valor da saída. Ambas Ver mais...
Ver menos...

Nesta versão foi ajustado a importação de Nf-e quando nota de entrada de Difal (Devolução), para que a mesma fique exatamente igual a regra do Sped.
Também foi dado tratamento na apuração de Difal quando se refere a entrada, para que o mesmo compense corretamente o valor da saída.
Ambas alterações impactam na geração do Sped, assim o mesmo apresenta a geração do registro C101 e E310 de forma correta nestes casos de devolução, onde anteriormente ainda haviam duvidas sobre sua geração.

Sped Fiscal - Estado de Rondônia – Gerar C197 e E

Implementamos nessa versão novos códigos de ajustes Sped para o estado de RO, contemplando os registros C197, E111, E311 e E220.
Ver menos...

Implementamos nessa versão novos códigos de ajustes Sped para o estado de RO, contemplando os registros C197, E111, E311 e E220.

Importação NFSC (Mod. 6, 21 e 22)

Implementado mensagem na importação de NFSC (Mod. 6, 21 e 22), quando já existe período importado.
Ver menos...

Implementado mensagem na importação de NFSC (Mod. 6, 21 e 22), quando já existe período importado.

Folha de Pagamento

Relatórios - Vínculos da RAIS - Demonstrar Ano Base

Realizamos melhoria na Relação de Vínculos da RAIS, para imprimir no título do relatório o Ano Base a qual se refere, Ex: 'Ano Base:2016".
Ver menos...

Realizamos melhoria na Relação de Vínculos da RAIS, para imprimir no título do relatório o Ano Base a qual se refere, Ex: 'Ano Base:2016".

Relatórios - Informe de Rendimentos - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis

Realizamos melhorias no Informe de Rendimentos, atualizando conforme Instrução Normativa RFB nº 1682 de 28 de Dezembro de 2016, que aprovou novo modelo de Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. A primeira atualização foi no rodapé do Informe onde consta Ver mais...
Ver menos...

Realizamos melhorias no Informe de Rendimentos, atualizando conforme Instrução Normativa RFB nº 1682 de 28 de Dezembro de 2016, que aprovou novo modelo de Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte.

A primeira atualização foi no rodapé do Informe onde consta a informação da IN 1682 que aprovou o novo modelo. "Aprovado pela Instrução Normativa RFB nº 1682, de 28 de dezembro de 2016."

A segunda atualização trata o Quadro 5.Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, Item 7. Outros (especificar), onde leva o valor total do rendimentos tipo 13 - Rend. Isento Outros, essa informação é configurada no cadastro dos eventos, no campo Local DIRF/Informe, os mesmos serão detalhados no Quadro 7. Informações Complementares no Informe de Rendimentos, conforme a descrição constante em cada evento.

Gerenciador de Empresas

Controle Módulos do Sistema

Implementamos no Cadastro da Empresa uma NOVA aba denominada Controle dos Módulos do Sistema, nessa opção o Cliente poderá definir se os Módulos do sistema Questor ficam Liberado, Com Restrição (Consulta) ou Bloqueado por Empresa/Filial. - Situação Liberado - Modulo estará liberado para Ver mais...
Ver menos...

Implementamos no Cadastro da Empresa uma NOVA aba denominada Controle dos Módulos do Sistema, nessa opção o Cliente poderá definir se os Módulos do sistema Questor ficam Liberado, Com Restrição (Consulta) ou Bloqueado por Empresa/Filial.

- Situação Liberado - Modulo estará liberado para utilização normal. Ao definir essa opção o sistema continuará avaliando as definições de Níveis de Usuários.
- Situação Com Restrições (Consulta) - Módulo fica liberado apenas para consultas e emissão de relatórios. Importante citar que o menu Utilitários de todos os módulos ficará bloqueado para acesso.
- Situação Bloqueado - Módulo estará bloqueado para acesso. Quando definida essa opção a Empresa ficará oculta na seleção do F7.

OBS: Na próxima Versão estaremos melhorando a opção bloqueada, de modo que no F7 a Empresa fique visível e ao acessar a Empresa retorne a mensagem do bloqueio.

Lean

Funcionários em Múltiplos Grupos de Permissão

Quando um usuário estiver vinculado a mais de um Grupo de Permissão, será somado as permissões de cada grupo. Permitindo assim a possibilidade de criar um grupo de permissões de ações por menu e outro de permissões por empresas, não sendo necessário em alguns momentos, criar grupos de Ver mais...
Ver menos...


Quando um usuário estiver vinculado a mais de um Grupo de Permissão, será somado as permissões de cada grupo.
Permitindo assim a possibilidade de criar um grupo de permissões de ações por menu e outro de permissões por empresas, não sendo necessário em alguns momentos, criar grupos de permissões específicos para cada usuário e ter que refazer todas as permissões.
Dessa forma, poderá ser criado grupos de permissões que definirão as permissões globais por menu para diversos usuários, e um segundo grupo com definição dos Clientes com permissões.

Relacionamento de Impostos nos Cadastros de Atividades

Incluímos no cadastros de atividades, do menu Atividade, opção que possibilita a vinculação da atividade com um código de imposto. Obs. Essa opção de vinculação é restrita para os cadastros e edições de atividades do menu 'Atividades', a lista dos impostos não é demonstrado nas Ver mais...
Ver menos...

Incluímos no cadastros de atividades, do menu Atividade, opção que possibilita a vinculação da atividade com um código de imposto.

Obs. Essa opção de vinculação é restrita para os cadastros e edições de atividades do menu 'Atividades', a lista dos impostos não é demonstrado nas edições de atividades do menu 'Empresa'.

Revisor/Gerente Cadastro de Fluxos

Revisamos a rotina de edição dos fluxos, passando agora a respeitar os funcionários selecionados no campo 'Revisor/Gerente'
Ver menos...

Revisamos a rotina de edição dos fluxos, passando agora a respeitar os funcionários selecionados no campo 'Revisor/Gerente'

Configurar Empresas

Efetuamos melhorias no processo para salvar as configurações da empresa do menu Empresa > Configurar Empresa, melhorando a performance e ajustando casos que ocorriam mensagem na gravação das configurações
Ver menos...

Efetuamos melhorias no processo para salvar as configurações da empresa do menu Empresa > Configurar Empresa, melhorando a performance e ajustando casos que ocorriam mensagem na gravação das configurações

Listagem da Agenda e Farol

Revisamos a Agenda e o Farol, para listar as ocorrências corretamente quando usuário possuía mais de um grupo de permissão vinculado.
Ver menos...

Revisamos a Agenda e o Farol, para listar as ocorrências corretamente quando usuário possuía mais de um grupo de permissão vinculado.

ZEN

Atualizar Descrições de Menus no Gerenciador de Empresa Relativos ao Zen

Todos os Módulos No cadastro Opções Gerais foi alterada a descrição do grupo Questor Edoc para Questor Zen Módulo Gerenciados de Empresas No cadastro de Usuário do Sistema, foi alterada a descrição do grupo para Questor Zen Também no Gerenciador de Empresas foi alterada a nomenclatura Ver mais...
Ver menos...

Todos os Módulos
No cadastro Opções Gerais foi alterada a descrição do grupo Questor Edoc para Questor Zen


Módulo Gerenciados de Empresas
No cadastro de Usuário do Sistema, foi alterada a descrição do grupo para Questor Zen
Também no Gerenciador de Empresas foi alterada a nomenclatura das seguintes opções do sistema:
Sincronizar Usuários Central Cliente Questor eDoc e CND alterada para Sincronizar Usuários para o Zen
Sincronizar Usuário eDoc e CND alterada para Sincronizar Usuário para o Zen
Alterar Chave de Acesso e-Doc alterada para Alterar Chave de Acesso Zen
Sincronizar Cadastro com eDoc e CND alterada para Sincronizar Cadastros de Empresas para o Zen
EDoc alterada para e-Dod
Categorias Edoc alterada para Categorias e-Doc
Configurador Categorias Edoc alterada para Configurador Categorias e-Doc


Módulo Financeiro
Alterado a nomenclatura da opção Sincronizar Cadastro com eDoc e CND para Sincronizar Cadastros de Empresas para o Zen


Relatórios - Todos os Módulos
Alterada a nomenclatura do ícone eDoc, de publicação dos Documentos para e-Doc



eSocial

eSocial - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento 9254 - Empréstimos Consignados - Desconto

Retiramos o campo Empréstimo Consignado existente no cadastro de Tipos de Vales, o controle realizado por este campo foi transferido para a NOVA estrutura: 97.05.02 . Empréstimo Consignado, sendo assim é de suma importância revisar os eventos atrelados a Empréstimo Consignado e modificar Ver mais...
Ver menos...


Retiramos o campo Empréstimo Consignado existente no cadastro de Tipos de Vales, o controle realizado por este campo foi transferido para a NOVA estrutura: 97.05.02 . Empréstimo Consignado, sendo assim é de suma importância revisar os eventos atrelados a Empréstimo Consignado e modificar a sua estrutura pela seguinte rotina: Cadastros \ Eventos \ Eventos campo: estrutura. Esta nova estrutura tem vinculo com a Natureza 9254 - Empréstimos consignados - desconto (Desconto de trabalhadores a título de empréstimos consignados, para repasse a instituição financeira consignatária) da Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento.


eSocial - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento 9226 - Desconto Adiantamento Abono de Férias

Implementamos uma NOVA estrutura : 97.07.02 - Desconto Adiant. Abono de Férias no Cálc. Normal, esta alteração ocorre devido a solicitação da Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento - Natureza 9226 - Desconto de férias - abono, anteriormente o sistema realizava o Ver mais...
Ver menos...


Implementamos uma NOVA estrutura : 97.07.02 - Desconto Adiant. Abono de Férias no Cálc. Normal, esta alteração ocorre devido a solicitação da Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento - Natureza 9226 - Desconto de férias - abono, anteriormente o sistema realizava o desconto Total das Férias (Abono + Férias), no evento 890 - Desconto Adiantamento de Férias, a partir desta versão o controle do Desconto Adiantamento de Férias passa a ser realizado pelas seguintes estruturas:
- 97.07.01 . Desconto Adiant. Recibo Férias no Cálc. Normal;
- 97.07.02 . Desconto Adiant. Abono de Férias no Cálc. Normal.

Nos relatórios Resumo e Desconto de Férias Texto e Gráfico o valor será demonstrado de forma unificada, sendo assim retiramos o campo Evento existente nos parâmetros destes relatórios.


eSocial - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento - 2999 - Arredondamentos

Conforme orientação da Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial versão 2.2 temos a Natureza 2999 - Arredondamentos, para atender adaptarmos nossa configuração de arredondamentos incluímos uma mensagem no momento da execução dos cálculos orientando o usuário: Ver mais...
Ver menos...



Conforme orientação da Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial versão 2.2 temos a Natureza 2999 - Arredondamentos, para atender adaptarmos nossa configuração de arredondamentos incluímos uma mensagem no momento da execução dos cálculos orientando o usuário:

Conforme orientação da Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial os arredondamentos da verbas salariais não devem ultrapassar o limite de R$ 0,99. Revise sua configuração em Configurações \ Empresa campo: Valor Arredondamento.

Em casos de NOVAS configurações foi inserido uma validação na Configuração da Empresa no campo: Valor Arredondamento retornando a mensagem:

Conforme orientação da Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial os arredondamentos da verbas salariais não devem ultrapassar o limite de R$ 0,99.


Funcionários - Histórico da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - Informações da CTPS do Contrato

Realocamos os campos vinculados a Carteira de Trabalho e Previdência Social que anteriormente estava disponível em Funcionários \ Cadastros \ Cadastro Geral, agora estamos disponibilizando um Histórico da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) disponível em Funcionários \ Ver mais...
Ver menos...


Realocamos os campos vinculados a Carteira de Trabalho e Previdência Social que anteriormente estava disponível em Funcionários \ Cadastros \ Cadastro Geral, agora estamos disponibilizando um Histórico da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) disponível em Funcionários \ Históricos \ Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a alteração foi necessária para atender solicitações do leiaute 2.2 do eSocial. Através deste histórico trazemos um NOVO relatórios que demonstra os dados deste histórico disponível em Relatórios \ Funcionários \ Históricos \ Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).


Cadastros - Alteração do Campo Logradouro para Tipo Logradouro - Padronização

Realizamos uma padronização do campo Logradouro nos cadastros: Outra Empresa (Folha de Pagamento), Agência Bancárias (Folha de Pagamento), Sindicato (Folha de Pagamento), Estabelecimento (Gerenciador de Empresas) e Sócio (Gerenciador de Empresas), alterando para Tipo Logradouro, este Ver mais...
Ver menos...


Realizamos uma padronização do campo Logradouro nos cadastros: Outra Empresa (Folha de Pagamento), Agência Bancárias (Folha de Pagamento), Sindicato (Folha de Pagamento), Estabelecimento (Gerenciador de Empresas) e Sócio (Gerenciador de Empresas), alterando para Tipo Logradouro, este cadastro já estava vinculado ao Cadastro Geral agora adaptamos nos demais cadastros. O Cadastro de Terceiros não sofreu alteração pois nas próximas versões o mesmo sofre alteração como um TODO.