Gestão Contábil
Versão 1.1.141.0 publicada em 20/12/2016
Notas de versão
Contabilidade
Alterar Dados Lançamento Contábil - Alteração da Data dos Lançamentos
Ajustado na tela de Alterar Dados Lançamento Contábil, para que a data inicial e final não seja obrigatória quando utilizado a opção Alteração da Data dos Lançamentos.
Controle de Tributos
Consulta dos Débitos - Listar em aberto, pagos parcial ao mesmo tempo
Implementado novo formato de filtro na Consulta dos Débitos no parâmetro Situação, onde agora pode listar os débitos em aberto e pagos parcial ao mesmo tempo, ou os abertos, pagos parcialmente e quitados, pode filtrar conforme a necessidade de visualização.
Financeiro
Gerar Recebimentos pelo Arquivo de Retorno Bancário Itau - padrão 400, campo Tarifa bancária.
Habilitado o campo Tarifa bancaria para a importação do retorno Itau - padrão 400, importando o arquivo bancário como campo importar tarifa bancária como sim, o sistema ira importar o valor referente a tarifa bancária.
Relatórios Inadimplentes e Contas a Receber - campo Nfs-e
Implementado campo com número Nfs-e, numero que retorna da prefeitura, no relatório Inadimplentes e Contas a Receber.
Remessa Bancária - CEF Padrão CNAB 240- SIGCB - Desconto
Ajustado na geração do arquivo remessa, CEF Padrão CNAB 240- SIGCB posição P em relação ao campo desconto, onde quando não tem desconto no boleto, o sistema estava enviando a data de vencimento e agora passa a gerar com zeros.
Fiscal
Ajustes Contribuição Previdenciária - Campo Tabela Contábil
Implementamos no cadastro Ajuste da Contribuição Apurada do menu Impostos\Federais\Contribuição Previdenciária o NOVO campo Tabela Contábil.
SPED Fiscal - Cadastro de Ajustes - Estado de Goiás
Importação NFe - SEFAZ/RS Via Web Service
Implementamos na rotina de importação das Notas Fiscais Eletrônicas (Modelo 55 e 65) a opção de importação pelo Tipo Local = Web Service RS.
Nos parâmetros de importação será habilitados os campos:
- Chave Acesso
Que permite ao Cliente efetuar a importação de um único documento fiscal.
- Pasta Destino
Onde o Cliente informa o caminho em que deseja armazenar as Notas Fiscais.
Na importação pelo Web Service o sistema importará as notas dos últimos 3 meses, porém gravará no Banco de Dados somente as Notas Fiscais do período definido nos parâmetros Data Inicial e Data Final
É importante que o responsável do escritório defina um local único (pasta) para armazenamento dos XMLs, para evitar requisições em excessivas ao Web Service, pois conforme próprio manual cita, as requisições em excesso tendem a bloquear o download dos XMLs.
Na pasta definida nos parâmetros o sistema irá armazenar os arquivos da seguinte forma:
- 1º Pasta - Identificada pelo CNPJ da Empresa/Estabelecimento;
- 2º Patas - Pastas dos XmlNFe e XmlNFeEvento;
- 3º Pasta - Movimento (Entradas e Saídas);
- 4º Pasta - Pasta Ano dos XMLs;
- 5º Pasta - Pasta XMLs por Mês (Competência).
Conforme exporto acima, para cada Empresa/Estabelecimento será criada uma pasta, e dentro dessa pasta será criada sub-pastas separando os XMLs por Ano e Mês de competência.
Simples Nacional - Acesso ao PGDAS-D por Certificado Digital
Foi implementado a baixo da seleção da Empresa a opção Tipo Acesso, com as opções:
- Certificado Digital
- Código Acesso
Implementamos a opção de acesso aos Serviços do Portal do Simples Nacional via Certificado Digital.
Foi implementado a baixo da seleção da Empresa a opção Tipo Acesso, com as opções:
- Certificado Digital
- Código Acesso
ICMS/RN - Duplicar Tabelas Contábeis Impostos por Operação
Implementamos na rotina Duplicar Tabelas Contábeis por Operação Fiscal a opção do ICMS/RN.
Importação NFSe em Lote - Sistema Fiss-lex
Implementado na importação de NFSe do sistema Fiss- Lex, a possibilidade de importar xml em lotes, com base nos xml Fiss-lex para município de Sinop/MT.
Limpar Lançamentos Fiscais - implementar filtro modelo de documento
Implementado novo filtro em Limpar Lançamentos de entrada e saída, onde para realizar a limpeza de lançamentos passa a ter a opção de selecionar os mesmos por modelo de documento.
Importação NFSe - Sistema Agill
Implementado a importação de NFS-E de entrada e saída do sistema Agill. Importação de arquivos individuais e arquivos de xml em lotes.
Lançamentos Personalizados - Permitir listar todos os documentos de todas filiais
Ajustado na consulta de Lançamentos Personalizados para que o mesmo possibilite listar sem filiais, ou seja, quando o campo filial estiver sem preenchimento o sistema ira listar os documentos de todas as filiais da empresa que estiver logado.
Sped Fiscal - MT - Registro E111 Observações
Implementado na geração do arquivo Sped para o MT, a geração das informações contidas no campo observações dos lançamentos de outras operações de ICMS. Ou seja, a geração do campo 3 Observações no registro E111 Sped Fiscal para o estado do MT.
Limpar Pagamentos/Recebimentos - Novo filtro Data Pagamento
Implementamos um novo filtro Data de pagamento, no utilitário Limpar recebimento/pagamento, que fica no seguinte caminho: Fiscal\Utilitários\Duplicatas\A Pagar e A Receber, assim para realizar a exclusão dos pagamentos pode selecionar por data da baixa.
DIFAL - Devolução
Ajustado na apuração DIFAL/FCP os valores correspondentes a notas de entrada (devolução).
Importação NFSe do município de Caraguatatuba/SP - Sistema especifico
Implementado a Importação de NFSe do município de Caraguatatuba/SP - Sistema especifico , onde o sistema passa a importar xml individual e em lotes das NFS-e de saída.
Sped Fiscal - Bloco K
Implementamos a geração do arquivo Sped Fiscal do Ato Cotepe nº 07 de 16 de maio de 2016
Este Ato Cotepe fez algumas inclusões de novos registros para o Bloco K (Sped Fiscal):
REGISTRO K210: DESMONTAGEM DE MERCADORIAS – ITEM DE ORIGEM
REGISTRO K215: DESMONTAGEM DE MERCADORIAS – ITENS DE DESTINO
REGISTRO K260: REPROCESSAMENTO/REPARO DE PRODUTO/INSUMO
REGISTRO K265: REPROCESSAMENTO/REPARO - MERCADORIAS CONSUMIDAS E/OU RETORNADAS
REGISTRO K270: CORREÇÃO DE APONTAMENTO DOS REGISTROS K210, K220, K230, K250 E K260
REGISTRO K280: CORREÇÃO DE APONTAMENTO – ESTOQUE ESCRITURADO
Importação de NFSe - Sistema Infisc
Implementado a importação de NFS-e do sistema Infisc, contemplando os municípios de Caxias do Sul/RS e Sapucaia Do Sul/RS, entre outros.
Importação NFSe - Município de Jaraguá do Sul/SC tratamento sistema específico
Nesta versão foi realizado tratamento para a importação dos xml de NFSe do Município de Jaraguá do Sul/SC para sistema específico. Tratando assim algumas particularidades do xml do municipio.
Sped Fiscal - Cadastro de Ajustes - Estado do Paraná
Implementado novas operações fiscais para o Grupo de Operações Fiscal = ICMS/PR, atendendo os códigos de ajuste do Sped Fiscal Paraná.
Contribuição Previdenciária - Vendas Exportação / Devoluções
Incluímos na lista de exclusões da Base de Cálculo da apuração da Contribuição Previdenciária as seguintes Naturezas (CFOPs):
7.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.
1.205 - Anulação de valor relativo à prestação de serviço de comunicação.
Simples Nacional - Alteração das Opções no Menu do Sistema
Retiramos do menu Arquivos \ Federais as opções DAS e DASN/DEFIS, com a implementação da opção Serviços Simples Nacional disponível no menu Impostos \ Federais \ Simples Nacional todas as rotinas que envolvem o Simples Nacional, desde Opção, Cálculo, Declaração e Outros ficam centralizados em um único menu.
A rotina de Serviços Simples Nacional foi liberada na Versão 1.1.132.0, mantemos as opções do Cálculo e Declaração até essa Versão para que todos os Clientes se adaptassem ao novo menu.
Folha de Pagamento
Cálculos - Eventos de Diferença - 13º Complementar e Diferença de Férias
Nos cálculos realizados a partir desta versão, os eventos de diferença de férias, abono, 13o. complementar e 13o. complementar a devolver, passarão a gravar os valores detalhadamente. Está implementação permitirá que os valores por exemplo do evento 388 - Diferença de férias, possam ser utilizados nos cálculos das médias de outros eventos
Exemplo.:
No mês da integração dos eventos de férias, também foi gerado o evento de Diferença de férias de R$ 500,00, desse valor R$ 200,00 são referentes a diferença do evento de médias de comissões de férias. Digamos que o valor do evento original utilizado nas férias e integrado no cálculo foi de R$ 800,00, acrescendo o valor da diferença de R$ 200,00 teremos então o valor real de R$ 1.000,00. Este novo valor será o utilizado para as médias de outros eventos como média de comissões 13o. Integral, Média de comissões Aviso Prévio Indenizado, etc.
Disponibilizamos no menu: Consulta\Diferença Eventos - Férias e 13o. Salário., com grid dinâmica e Relatório onde serão demonstramos os eventos que compuseram os eventos de diferenças acima citados, sempre que calculados. O usuário poderá adequar a consulta de acordo com a sua necessidade, ocultando ou refinando a consulta através das opções de agrupamento de colunas, ordenação e filtros existentes na própria Grid.
Importante ressaltar que os valores serão calculados a partir desta versão.
Foi disponibilizado também a tabela onde os valores são gravados no menu: Utilitários\Correção\Diferença de Eventos- Férias de 13o. Salário, onde são demonstrados os valores gravados no período de cálculo selecionado.
Relatórios - Resumo e Desconto de Férias Gráfico e Texto - Adiantamento 13º salário
No relatório Resumo e Desconto de férias, demonstrava saldo para o mês seguinte quando o 13o. adiantamento e o desconto do plano de saúde é calculado juntamente com o recibo de férias.
Exclusão Férias Coletivas - Resultado
Para melhor controle do usuário, no processo de cálculo Férias Coletivas, disponível no menu: Funcionários\Férias\Cálculo Coletivas. Quando utilizado a opção "Tipo" como: Somente Excluir, novas validações e mensagens retornarão ao final do processo, com o resultado da exclusão, funcionários e recibos afetados.
Relatórios - Simulação de Férias - Férias com Data Desconsiderar
Melhoramos o relatório de simulação de Férias disponível no menu: Relatórios\Funcionários\Simulações\Simular Férias, para não retornar mensagem da data de Retorno das Férias, quando é informado valores nos parâmetros: Data Desconsiderar
Cálculo - Férias Coletivas - Idade menor de 18 ou maior que 50 anos
Implementamos o Parâmetro Calcular Funcionários menor de 18 e maior de 50 anos , na rotina de férias coletivas que se encontra no menu Funcionários \ Férias \ Cálculo Coletivas, para facilitar o usuário no momento de executar o cálculo com funcionários que enquadrados na regra , ou também somente efetuar o cálculo de férias coletivas para os funcionário menores de 18 anos e maior de 50 anos.
Cálculo - Digitação do Ponto - Troca de Escala
Na rotina de Digitação de Ponto implementamos o controle para quando haver troca de escala do funcionário durante o período de digitação do ponto, onde na digitação do ponto irá validar o horário correspondente a escala vigente do funcionário referente o período de digitação do ponto.
Rescisão - FGTS - Mês Anterior/Mês 13o. Anterior/Mês 13o. atual
Implementamos novas validações e controles no Cadastro da Rescisão para o campo FGTS Cálculo Anterior, relacionadas abaixo
ALTERAÇÃO
A descrição do campo a partir desta versão é: Recolhimento do FGTS Mês Anterior;
As opções passaram a ser somente duas:
NOVAS OPÇÕES
Recolhido em Sefip
Está opção será sugerida ou informada pelo usuário abrangerá todas as antigas opções: Não considera e 13o. mês atual.
Importante:
Existindo cálculo de 13o. salário na mesma competência da Rescisão, o FGTS sempre será integrado para recolhimento com a GRRF, mesmo com a opção Recolhido em SEFIP, pois não existe outra forma de recolher, exemplo.:
Rescisão em 30/12/2016, a opção será Recolhido em Sefip, mas integrará o Evento: FGTS 13o. Salário mês atual na rescisão, para o recolhimento em GRRF.
Recolher em GRRF
Está opção será sugerida ou informada pelo usuário e abrangerá as antigas opções: Normal mês anterior, 13o. mês anterior e 13o. mês atual, exemplo.:
Rescisão em 04/01/2017 Aviso Prévio Trabalhado.
Vencimento do GRRF 05/01/2017
Vencimento da SEFIP 06/01/2017
O sistema fará uma varredura nos débitos da competência da Rescisão, não encontrando débito FGTS para o funcionário, fará automaticamente a sugestão para "Recolher na GRRF";
Existindo débito para o Funcionário, fará outra varredura, desta vez nos créditos (pagamento da GUIA) no módulo Controle de Tributos, não existindo o pagamento, solicitará ao usuário que efetue a quitação ou a limpeza dos débitos do FGTS, para que possa ser recolhido junto com a GRRF. Existindo o crédito, verificará se o crédito é menor ou igual ao vencimento da GRRF, sendo menor, fará a sugestão do campo como Recolhido na SEFIP, sendo maior avisará para que proceda o ajuste pois o recolhimento está fora do prazo legal.
CAMPO EM BRANCO
Em algumas situações após as validações, devido a impossibilidade de definir qual a opção correta, o campo ficará em branco, cabendo ao usuário selecionar a opção desejada. Mesmo com o campo em branco, após as manutenções do usuário, o sistema fará outras validações e poderá retornar algumas mensagens, com o objetivo de melhor orientar o usuário.
Oportuno salientar que as rescisões com Aviso Prévio Parcial ou Ausência (Termino de contrato a termo ou experiência) também ficará em branco o campo, tendo em vista que a GRRF permite até 10 dias nestas situações sem a cobrança de acréscimos legais, mas o prazo de pagamento da Rescisão dependendo da situação é o primeiro dia útil seguinte, o que faz que normalmente a GRRF seja recolhido antes do prazo permitido, razão pela qual não é possível determinar qual a opção de deveria ser sugerida no campo.
Cálculo - Rescisão - Eventos Rescisão - Consulta (F11)
Alteramos para retornar na consulta dos eventos efetivamente calculados na rescisão (F11), os eventos acima do código 999.
Utilitários - Integrar Cadastros ZEN
No processo de integração dos dados oriundos do Zen, disponível no menu: Utilitários\Integrar Cadastros Zen, o botão fechar ou sair minimizava a tela.
Rescisão - Simulação de Rescisões - Trabalhado Parcial
Na rotina de Simulação de Rescisões, passamos a efetuar a projeção dos dias de aviso indenizado ou reavido.
Quando selecionado a opção: Trabalhado Parcial no parâmetro Tipo Aviso Prévio, será realizado a projeção de acordo com o cadastro efetuado no sindicato que se encontra em Cadastros \ Sindicatos \ Aviso Indenizado/Reavido.
Cálculos - Rescisão Normal - Fim Antecipado Professor
Implementamos, na Nova rotina de professores, no Cálculo da Rescisão para as causas de demissão: Fim Antecipado C.T.-Empregado e Fim Antecipado C.T.-Empresa, a projeção referente aos dias de término do contrato de trabalho nos Eventos de Fim Contrato Antec.Emp e Fim Contrato Antec.Func.
Relatório - Cadastrais - Eventos - Listar todos os eventos
No relatório disponível no menu: Relatórios\Cadastrais|Cadastros\Eventos|Eventos não retornava os eventos que possuíam algum tipo de seleção no cadastro.
Relatórios- Salário Alterado- Funcionários Demitidos
Melhoramos as validações e a descrição do parâmetro que filtra os empregados demitidos no relatório disponível no menu: Relatórios\Funcionários\Salários\Salário alterado.
A partir desta versão, a descrição do parâmetro será: Listar demitidos a partir de.
A data quando informada no parâmetro indicará a partir de qual data deverá listar os funcionários, ainda que demitidos.
POR EXEMPLO.:
Listar demitidos a partir de 01/01/2015. Listará os demitidos em que a data de rescisão => 01/01/2015.
Arquivo - Contabilização - Layout Variável - Novas Fórmulas
Incluímos novas fórmulas no Configurador variável de contabilização, disponível no menu: Configurações\Layout Arquivo Contabilização.
1 - Natureza da Partida Dobrada
Este novo parâmetro, localizado logo abaixo do "Natureza do Débito", atenderá as situações em que no layout precisamos distinguir através de um código (número) quando a linha possui somente débito, somente crédito ou os dois lançamentos. Selecionando a nova fórmula Natureza Lançamento (NaturLcto), disponível no grupamento de fórmulas "Contabilização", o sistema fará o tratamento entre os parâmetros.
2 - Natureza do Lançamento Crédito e Natureza do Lançamento Débito
As duas fórmulas acima, estão disponíveis no grupamento de fórmulas "Contabilização" e serão utilizadas quando existir, no layout que se deseja configurar, um campo específico para cada natureza de lançamento, diferente da situação anterior onde é um único campo para ambas naturezas.
Relatórios - Relação Completa - Bases de Impostos
No relatório que se encontra no menu: Relatórios \ Cálculo \ Relação de Cálculo \ Completa, passamos a demonstrar os totalizadores referente a base de impostos para os Funcionários, que possuir afastamento por acidente de Trabalho.
eSocial - Unificar Cadastros de Pessoas - Barra de Rolagem
Na tela de Unificar Cadastros de Pessoas, demonstraremos uma barra de rolagem para situações que a quantidade de cadastros forem maior que o tamanho da tela. De qual quer forma a Unificação DEVE ser realizada POR EMPRESA.
eSocial \ Cadastros - Funcionário Completo \ Cadastro Geral \ Terceiros \ Dependentes \ Pensão Judicial - Campo Nome Alterado de 50 para 70 posições
Devido a solicitações do leiaute do eSocial versão 2.2 alteramos o tamanho do campo dos seguintes
cadastros:
> Funcionário Completo - Nome;
> Cadastro Geral - Nome;
> Dependente - Nome;
> Pensão Judicial - Beneficiário;
> Terceiros - Nome.
Os campos citados sofrem alteração de 50 posições para 70 posições. Esta alteração também ocorreu em alguns relatórios que necessitam de assinaturas dos colaboradores e para os leiautes fixos ou variáveis a alteração do tamanho do campo deverá ser realizada.
Gerenciador de Empresas
Controle da Situação da Empresa no Escritório de Contabilidade
Implementamos uma NOVA aba no Cadastro da Empresa, denominado Acompanhamento Empresa/Estabelecimento, a mesma tem por finalidade registrar os eventos que ocorrem com a Empresa/Filial, como Constituição, Alterações Contratuais, Transferência de Escritório e outras. Nesse cadastro ainda é possível fazer anotações diversas, detalhando cada acontecimento.
Nessa Versão também reestruturamos as opções do menu Cadastros \ Empresas, as opções Histórico Empresa Matriz/Filiais, CNAE Matriz/Filiais e Baixar Matriz/Filiais ficam disponíveis em abas dentro do cadastro da Empresa.
A opção Baixar Sócio passa a ficar localizada no Cadastro Empresa, na sub-aba do cadastro do Sócios.
Utilitários - Definição de Grupos de Usuários (Níveis) - Acréscimo RAT
Incluímos nos controles de Direitos de Usuários, para bloqueios e liberações, o menu: Cadastros\Valores\Acréscimo RAT
Inventário
Importação SPED Fiscal - Campo 11 Registro H010
Implementamos dois NOVOS campos no Lançamento do Inventário para o detalhamento do Valor do Imposto de Renda, esses campos foram denominados como Valor IR.
Um campo fica localizado na tela de Lançamento da Propriedade logo a baixo do campo Custo Unitário e o outro fica localizado na tela do Lançamento do Inventário, logo a baixo do campo Custo Total.
Na importação do arquivo SPED Fiscal o valor detalhado no NOVO campo Valor IR do Lançamento do Inventário será a soma dos valores gravados no campo Valor IR do Lançamento da Propriedade.
Os valores detalhados nesses NOVOS campos serão gerados no Registro H010 - Campo 11 do arquivo SPED Fiscal.
Lean
Seleção Múltiplos Cadastros
Adicionamos opção de 'Selecionar Todos', nas seguintes telas do sistema:
Agenda > Movimentações
Campo 'Cheklist'
Atividades > Novo
Campo 'Responsáveis pela Execução' (Disponível quando clicar com Botão direito do Mouse, sob o Grupo de Responsáveis)
Permissões > Cadastrar Permissões
Campo 'Permissão Global por Menu'
Campo 'Permissões Detalhadas' (Fluxos)
Empresas > Configurar Empresas
Campo 'Empresas'
Campo 'Fluxos'
Campo 'Atividades'
Permissões > Adicionar Funcionários
Campo, 'Funcionários'
Configurações > Grupos de Usuários > Adicionar Funcionários
Campo, 'Funcionários'
Classificações dos Fluxos e Atividades
Implementamos nos Cadastros de Fluxos e Procedimentos, opções que permite a Classificação das Atividades e Fluxos, respectivamente.
Dessa forma será possivel observar na Agenda, as atividades que deverão ter uma sequencia de execução. a partir da coluna Classificação da Agenda.
o formato da classificação utilizado será FFFF.AAAA (F = Fluxo e A = Atividade)
Na conversão do banco de dados, será inserido as classificações, seguindo como referencia as ordens que cada fluxo e atividade foram cadastradas.
Posteriormente, poderá ser alterado a classificação dos fluxos e atividades padrões nos menus 'Fluxos' e 'Procedimentos', e no menu 'Empresa'
A Classificação do menu 'Agenda', seguirá a configuração de classificação que estiver no menu 'Empresa', a alteração executada na configuração da empresa será validada nas ocorrências de atividades do menu 'Agenda', sem precisar de gerar a Agenda novamente.
Informações das Ocorrências na Tela de Movimentação
Passamos a demonstrar informações da ocorrência, na tela de Movimentamento de Atividades, demonstrando o numero da ocorrência, descrição, empresa, informações entre outras informações, permitindo uma melhor identificação da ocorrência que está sendo movimentada.
Consulta Agenda Usuários com Restrições
Efetuamos melhorias na Consulta da Agenda para usuários com Restrições de acesso, reduzindo o consumo de dados e aumentando a performance na aplicação.
Nessa versão, estamos desativando temporariamente a atualização do farol quando é realizado movimentações das atividades do menu Agenda, devido a um alto consumo de recursos usados para atualizar os totais das atividades do farol, para bancos de dados com grande movimentações, portanto os totais serão atualizados quando logar novamente no sistema ou clicando sobre o farol.