Gestão Contábil

Versão 1.1.136.0 publicada em 19/07/2016

Notas de versão


Contabilidade

Relatórios - Lançamentos Contábeis Não Conciliados - NOVO Parâmetro Orientação

Incluímos no relatório Lançamentos Contábeis Não Conciliados que se encontra em Relatórios \ Movimentos a opção de Orientação por Retrato e Paisagem, selecionando a orientação que deseja gera-lo.
Ver menos...

Incluímos no relatório Lançamentos Contábeis Não Conciliados que se encontra em Relatórios \ Movimentos a opção de Orientação por Retrato e Paisagem, selecionando a orientação que deseja gera-lo.

Controle Patrimonial

Relatórios - Créditos PIS e COFINS

Incluímos nos relatórios de Créditos PIS e COFINS e Créditos PIS e COFINS por CST localizado no menu Relatórios \ Impostos, a Geração do Número de Meses Apropriar Para BENS Configurados como Aproveitamento = Lei 11.529/2007 - Integral, Depreciação, Amortização e Outra periodicidade Ver mais...
Ver menos...

Incluímos nos relatórios de Créditos PIS e COFINS e Créditos PIS e COFINS por CST localizado no menu Relatórios \ Impostos, a Geração do Número de Meses Apropriar Para BENS Configurados como Aproveitamento = Lei 11.529/2007 - Integral, Depreciação, Amortização e Outra periodicidade definida em Lei.
Anteriormente somente gerava para o Aproveitamento = 6 meses (Embalagens de bebidas frias), 24 meses, 48 meses e Lei 11.529/2007 - Integral.

Controle de Tributos

Apuração PIS/COFINS - Cervejas e Demais Bebidas Relacionadas na Lei 13.097/2015

Implementamos a apuração do PIS e COFINS referente a Cervejas e Demais Bebidas Frias conforme determina a Lei 13.097/2015 que cita: I - 2106.90.10 Ex 02; II - 22.01, exceto os Ex 01 e Ex 02 do código 2201.10.00; III - 22.02, exceto os Ex 01, Ex 02 e Ex 03 do código 2202.90.00; e IV - Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a apuração do PIS e COFINS referente a Cervejas e Demais Bebidas Frias conforme determina a Lei 13.097/2015 que cita:


I - 2106.90.10 Ex 02;
II - 22.01, exceto os Ex 01 e Ex 02 do código 2201.10.00;
III - 22.02, exceto os Ex 01, Ex 02 e Ex 03 do código 2202.90.00; e
IV - 22.02.90.00 Ex 03 e 22.03.


22.01.10.00 - Água Gaseificada
22.02.10.00 - Refrigerantes , American Cola, Guaraná Coroa, Goianinho, Pitchula Cola, Pitchula Guaraná
22.02.10.00 - Refrigerantes Grapette, Laranja, Coroa, Orange, Pitchula Limão, Pitchula Laranja, Pitchula Morango, Grapetinho, Natu Fruit
22.02.10.00 - Ice- Cola
22.02.10.00 - Bebida Mista Natu Fruit Citrus
22.02.90.00 - Energéticos Yeah , Marathon, etc


Art 24. As alíquotas das contribuições incidentes na importação dos produtos de que trata o art. 14 são as seguintes:
I - No caso de importação dos produtos referidos nos incisos I a III do caput do art. 14 - Demais Bebidas:
a) 3,31% (três inteiros e trinta e um centésimos por cento), para a Contribuição para o PIS/Pasep-Importação; e
b) 15,26% (quinze inteiros e vinte e seis centésimos por cento), para a Cofins-Importação; (Redação do inciso dada pela Lei Nº 13137 DE 19/06/2015):
II - No caso de importação dos produtos referidos no inciso IV do caput do art. 14:
a) 3,74% (três inteiros e setenta e quatro centésimos por cento), para a Contribuição para o PIS/Pasep-Importação - Cervejas:
b) 17,23% (dezessete inteiros e vinte e três centésimos por cento), para a Cofins-Importação.
Art 25. As alíquotas das contribuições incidentes sobre a receita decorrente da venda dos produtos de que trata o art. 14 são as seguintes:
I - 2,32% (dois inteiros e trinta e dois centésimos por cento), no caso da Contribuição para o PIS/PASEP;
II - 10,68% (dez inteiros e sessenta e oito centésimos por cento), no caso da COFINS.
(Redação do parágrafo dada pela Lei Nº 13137 DE 19/06/2015):
§ 1º No caso de vendas realizadas para pessoa jurídica varejista ou consumidor final, as alíquotas de que trata o caput ficam reduzidas em:
I - 19,82% (dezenove inteiros e oitenta e dois centésimos por cento), no caso da Contribuição para o PIS/Pasep;
II - 20,03% (vinte inteiros e três centésimos por cento), no caso da Cofins.


No cadastro do PRODUTO implementamos na aba Informações para EFD Contribuições (2), campo EFD Cont. Tipo para Apuração 2 NOVAS opções que são:


62.Bebidas Frias Cervejas
63.Bebidas Frias Demais Bebidas


Para implementação da apuração das Bebidas Frias em paralelo a apuração das Demais Receitas foi preciso implementar um NOVO campo nas Tabelas de Totais que será denominado TIPOAPUR, esse novo campo receberá a informação do Código definido no campo EFD Cont. Tipo para Apuração (DACONTIPORECEITA) que são:


00 - Demais Receitas
62 - Bebidas Frias Cervejas
63 - Bebidas Frias Demais Bebidas


A regra na totalização das Receitas e Créditos é simples, internamente o sistema irá filtrar e separar os Valores por Código DACONTIPORECEITA, quando diferente de 62, 63 o sistema grava fixo como 00.


Os débitos apurados pela EFD Contribuições referente as Cervejas e Bebidas Frias serão gravados separadamente em Códigos ESPECIFICOS que conforme DCTF/e Validador EFD são:


Quando 62 - Bebidas Frias Cervejas
PIS = 0679/03
COFINS = 0760/03
PIS = 0679/04 (SCP)
COFINS = 0679/04 (SCP)
Quando 63 - Bebidas Frias Demais Bebidas
PIS = 0691/03
COFINS = 0776/03
PIS = 0691/04 (SCP)
COFINS = 0776/04 (SCP)


Demais débitos apurados por Demais Receitas serão gravados nos Códigos/Variações dos Impostos definidos na opção pelo EFD Contribuições.

Fiscal

Importação NFC-e - Estado Mato Grosso

Implementamos a importação nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica pela Chave de Acesso utilizando a opção Site da Receita Federal para o estado do Mato Grosso, ao selecionar essa opção o sistema vai identificar se a Chave informada é de Notas Fiscais modelo 55 ou 65, quando 65 - NFCE Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a importação nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica pela Chave de Acesso utilizando a opção Site da Receita Federal para o estado do Mato Grosso, ao selecionar essa opção o sistema vai identificar se a Chave informada é de Notas Fiscais modelo 55 ou 65, quando 65 - NFCE automaticamente o sistema vai importar pelo Site do SEFAZ do ESTADO da NFCE. A validação para buscar os dados do SEFAZ não é com o Estado da EMPRESA mas sim com o Estado da NFCE.

Relatório DARF - Imprimir Inferior Limite

Melhoramos a opção Imprimir Inferior Limite na geração dos DARFs pelas opções DARF e DARF com Código de Barras, esse parâmetro passa a ter a seguintes opções: Débito Acumulado, que irá gerar os DARFs totalizando os valores apurados no mês (indiferente do valor) + os de meses Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos a opção Imprimir Inferior Limite na geração dos DARFs pelas opções DARF e DARF com Código de Barras, esse parâmetro passa a ter a seguintes opções:


Débito Acumulado, que irá gerar os DARFs totalizando os valores apurados no mês (indiferente do valor) + os de meses anteriores (inferiores a 10,00) totalizando o débito em um único DARF por código de imposto.
Débito Período, que irá gerar os DARFs totalizando os valores dos débitos apurados no mês (superiores a 10,00) por código de imposto.
Débito Inferior Período, que irá gerar os DARFs inferiores ao limite de 10,00 apurados no período.

Anteriormente nessa opção tínhamos as opções Sim, Sim (somente períodos anteriores) e Não, que acabava tornando o entendimento muito confuso ao Cliente/Usuário.

Relatórios - Faturamento por Forma de Pagamento

Implementamos no menu Relatórios \ Fiscais \ Faturamento o NOVO relatório Demonstrativo Mensal de Faturamento - Forma de Pagamento possibilitando a demonstração das informações por Forma de Pagamento (A Vista, A Prazo, Outros...). Nos parâmetros de geração do mesmo está disponível Check Ver mais...
Ver menos...

Implementamos no menu Relatórios \ Fiscais \ Faturamento o NOVO relatório Demonstrativo Mensal de Faturamento - Forma de Pagamento possibilitando a demonstração das informações por Forma de Pagamento (A Vista, A Prazo, Outros...).
Nos parâmetros de geração do mesmo está disponível Check List com as opções: A Vista, A Prazo e Outros.

Importação NFe - Site SEFAZ/ES

Implementamos a Importação das Notas Fiscais Eletrônicas para o Estado do Espirito Santo pela opção Site SEFAZ-ES. Utilizando apenas o Usuário e Senha do Responsável ou Certificado Digital, com a opção Utiliza Certificado Digital, com as opções SIM e NÃO, o mesmo está localizado logo a Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a Importação das Notas Fiscais Eletrônicas para o Estado do Espirito Santo pela opção Site SEFAZ-ES.
Utilizando apenas o Usuário e Senha do Responsável ou Certificado Digital, com a opção Utiliza Certificado Digital, com as opções SIM e NÃO, o mesmo está localizado logo a baixo da opção Tipo Local.
SIM = Será necessário possuir o Certificado Digital da Empresa.
NÃO = Somente será necessário informar o Usuário e Senha do Portal.

Importação NFSe - Município São José do Rio Preto/SP

Implementado para importação da NFSe para o Município de São José do Rio Preto São Paulo campo Data Importação, permitindo importar pela Data de Emissão ou pela Data de Competência.
Ver menos...

Implementado para importação da NFSe para o Município de São José do Rio Preto São Paulo campo Data Importação, permitindo importar pela Data de Emissão ou pela Data de Competência.

Retidos Saída - Contabilização pela Data Pagamento

Implementamos a possibilidade da contabilização dos valores Retidos nas Saídas pela Data de Recebimento. Na Configuração da Empresa criamos o campo Contabilização Retido Saídas com as opções "Data Emissão" e "Data Pagamento". No cadastro das Naturezas (CFOPs), em Apurações de Impostos Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a possibilidade da contabilização dos valores Retidos nas Saídas pela Data de Recebimento.
Na Configuração da Empresa criamos o campo Contabilização Retido Saídas com as opções "Data Emissão" e "Data Pagamento".

No cadastro das Naturezas (CFOPs), em Apurações de Impostos Retidos na Fonte e Contabilização, quando informada Tabela Contábil, o sistema irá avaliar para Contabilização do Importo Retido a opção definida na Configuração da Empresa.

Na Tabela Contábil as regras a serem utilizadas são as respectivas aos retidos: vlrINSSret, vlrISQNret, vlrIRRFret, vlrPISret, vlrCOFINSret e vlrCSLLret.

Obs.: A contabilização pela data do recebimento se aplica aos casos de Prestação de Serviço à Prazo, se o usuário optar por esse modo de contabilização, não deve ter na Tabela Contábil utilizada para contabilizar a Prestação de Serviço (Tabela Contábil da CFOP) as regras de retenção descontando do Valor Bruto do Serviço, que é caso das tabelas padrões do sistema 224 e 225, a tabela utilizada na contabilização da Prestação de Serviço deve conter somente as partidas para contabilização do valor bruto do serviço, e na Tabela Contábil informada em 'Tabela Contábil Recebimentos' configura-se as partidas que serão a compensar.

Os valores serão contabilizados através da rotina 'Impostos\Contabilização dos Impostos'.

Simples Nacional - Alíquota Efetiva Após a Redução do ICMS

Implementamos uma nova Linha Alíquota Efetiva Após a Redução do ICMS, no Demonstrativo do Simples Nacional.

Esta nova linha terá a função de demonstrar Alíquota Efetiva Após a Redução do ICMS, que é utilizado por alguns Estados que aplicam a redução de ICMS.
Ver menos...

Implementamos uma nova Linha Alíquota Efetiva Após a Redução do ICMS, no Demonstrativo do Simples Nacional.

Esta nova linha terá a função de demonstrar Alíquota Efetiva Após a Redução do ICMS, que é utilizado por alguns Estados que aplicam a redução de ICMS.

ECF - Contabilização Outras Operações IRPJ/CSLL

Passamos a contabilizar os lançamentos de IRPJ Outras Operações e CSLL Outras Operações da ECF nas seguintes rotinas: Impostos \ Federais \ ECF (IRPJ e CSLL) \ Lucro Presumido \ IRPJ Outras Operações Impostos \ Federais \ ECF (IRPJ e CSLL) \ Lucro Presumido \ CSLL Outras Operações Ver mais...
Ver menos...

Passamos a contabilizar os lançamentos de IRPJ Outras Operações e CSLL Outras Operações da ECF nas seguintes rotinas:
Impostos \ Federais \ ECF (IRPJ e CSLL) \ Lucro Presumido \ IRPJ Outras Operações
Impostos \ Federais \ ECF (IRPJ e CSLL) \ Lucro Presumido \ CSLL Outras Operações
Impostos \ Federais \ ECF (IRPJ e CSLL) \ Lucro Real \ IRPJ Outras Operações
Impostos \ Federais \ ECF (IRPJ e CSLL) \ Lucro Real \ CSLL Outras Operações
Impostos \ Federais \ ECF (IRPJ e CSLL) \ Imunes e Isentas \ IRPJ Outras Operações
Impostos \ Federais \ ECF (IRPJ e CSLL) \ Imunes e Isentas \ CSLL Outras Operações

Essa contabilização pode ser feita através da rotina localizada em Impostos \ Contabilização \ Impostos - selecionando ECF (IRPJ e CSLL) ou de forma automática quando for apurado o Imposto.

Relatório Relação Optantes Geral por Empresa

Melhoramos o relatório Relação Optantes Geral por Empresa passando a gerar os dados da opção pelos impostos da Contribuição Previdenciária, EFD Contribuições e ECF (IRPJ e CSLL) e também melhoramos o leiaute do mesmo, passando a gerá-lo no FastReport.
Ver menos...

Melhoramos o relatório Relação Optantes Geral por Empresa passando a gerar os dados da opção pelos impostos da Contribuição Previdenciária, EFD Contribuições e ECF (IRPJ e CSLL) e também melhoramos o leiaute do mesmo, passando a gerá-lo no FastReport.

Simples Nacional - Relatório Acompanhamento do Faturamento das Empresas

Implementamos a demonstração dos Valores do Faturamento referente ao Anexo VI e ainda melhoramos o visual do relatório Acompanhamento do Faturamento das Empresas.

Disponibilizamos ainda, nos parâmetros de geração do mesmo a opção Imprimir Zebrado.
Ver menos...

Implementamos a demonstração dos Valores do Faturamento referente ao Anexo VI e ainda melhoramos o visual do relatório Acompanhamento do Faturamento das Empresas.

Disponibilizamos ainda, nos parâmetros de geração do mesmo a opção Imprimir Zebrado.

Auditoria Duplicatas - Saldo em Duplicidade

Implementamos NOVAS Auditorias para Duplicatas: Duplicatas a Receber em Duplicidade Duplicatas a Pagar em Duplicidade Verifica se possui Duplicatas em duplicidade. Isso ocorre quando importamos as notas fiscais de Saídas/Entradas com duas ou mais CFOPs configuradas para o IPI. Nessa Ver mais...
Ver menos...

Implementamos NOVAS Auditorias para Duplicatas:
Duplicatas a Receber em Duplicidade
Duplicatas a Pagar em Duplicidade

Verifica se possui Duplicatas em duplicidade.

Isso ocorre quando importamos as notas fiscais de Saídas/Entradas com duas ou mais CFOPs configuradas para o IPI.

Nessa condição o sistema separa as CFOPs criando um Lançamento Fiscal para cada CFOP configurada para o IPI, consequentemente ao gerar as Duplicatas o sistema acaba gerando as Duplicatas em Duplicidade.

Contabilização - Off-Line, Sem Vínculo no Contábil

Corrigido a Contabilização para quando Definido na Filial a opção Off-Line, Sem Vinculo no Contábil as Alterações no Fiscal da Natureza não Afetem o Movimento já Integrado no Módulo Contábil.
Ver menos...

Corrigido a Contabilização para quando Definido na Filial a opção Off-Line, Sem Vinculo no Contábil as Alterações no Fiscal da Natureza não Afetem o Movimento já Integrado no Módulo Contábil.

Importação NFSe - Sistema Primax Online

Alterado para importar a NFSe dos municípios: Cravinhos/SP, Penápolis/SP e Pradópolis/SP. Para realizar a importação é preciso observar as seguintes informações: Sistema: Primax Online Movimento: Saídas O sistema e a versão são configurados no módulo Gerenciador de Empresas em Ver mais...
Ver menos...

Alterado para importar a NFSe dos municípios: Cravinhos/SP, Penápolis/SP e Pradópolis/SP. Para realizar a importação é preciso observar as seguintes informações:
Sistema: Primax Online
Movimento: Saídas

O sistema e a versão são configurados no módulo Gerenciador de Empresas em Cadastros \ Federais, Estaduais e Municipais \ Municípios.

Para os municípios de Cravinhos/SP e Penápolis/SP que já estão configurados será feita a alteração automática na conversão dos tipos específicos destes municípios para o novo sistema Primax OnLine.

Contribuição Previdenciária - Exceções na Apuração

Nessa Versão implementamos no cadastro dos PRODUTOS, na aba Informações para o SINTEGRA e SPED (3) o NOVO campo Exceção CPRB, a mesma tem por finalidade identificar os Produtos possuem uma Exceção na apuração da Contribuição Previdenciária. Essa implementação foi feita para atender a Ver mais...
Ver menos...

Nessa Versão implementamos no cadastro dos PRODUTOS, na aba Informações para o SINTEGRA e SPED (3) o NOVO campo Exceção CPRB, a mesma tem por finalidade identificar os Produtos possuem uma Exceção na apuração da Contribuição Previdenciária.
Essa implementação foi feita para atender a situação das seguintes NCMs:

1901.20.00 - Misturas e pastas para a preparação de produtos de padaria, pastelaria e da indústria de bolachas e biscoitos, da posição 19.05,
1905.90.90 - Outros.

Essas NCMs conforme Tabela 5.1.1 da Receita Federal apuram o Imposto aplicando a alíquota de 2,5000%, porém existe uma EXCEÇÃO para essas CFOPs, que são:

1901Ex01
1905Ex01

Essas EXCEÇÕES apuram o Imposto a 1,0000%, quando houver essa situação o Cliente deve informar no cadastro do PRODUTO a exceção no campo citado acima, com isso o sistema ignora a NCM principal do Produto e aplica o percentual da EXCEÇÃO.

Apuração IPI - Detalhamento de Itens Estado de São Paulo

Implementamos na Apuração IPI a possibilidade de apurar por Detalhamento de Itens para Estado de São Paulo. No cadastro de Optante pelo IPI criamos o campo "Tipo de Apuração" com as opções Documento Fiscal e Detalhamento de Itens. IMPORTANTE: Esse NOVO campo será habilitado somente quando Ver mais...
Ver menos...

Implementamos na Apuração IPI a possibilidade de apurar por Detalhamento de Itens para Estado de São Paulo.

No cadastro de Optante pelo IPI criamos o campo "Tipo de Apuração" com as opções Documento Fiscal e Detalhamento de Itens.
IMPORTANTE: Esse NOVO campo será habilitado somente quando o Estabelecimento/Filial for de São Paulo.

Quando selecionado o Tipo Apuração por Detalhamento de Itens na Apuração do IPI vai considerar os valores do Movimento de Entradas/Saídas pelo Detalhamento de Itens.

No Livro de Apuração IPI o critério avaliado para totalização do CFOP será o seguinte: se no cadastro da Natureza a CFOP estiver configurado como SIM para Apurar IPI, os valores do Detalhamento de Itens o valor será totalizado por Natureza nos Campos Valor Contábil, Base de Cálculo, Valor IPI, Isentas ou Não Tributadas e Outras. E quando no cadastro de Natureza a CFOP estiver configurado como NÃO para Apurar IPI, os valores do Detalhamento de Itens será totalizado no campo Valor Contábil, Isentas e Outras.

No Livro Registro de Entradas (P1), na coluna IPI Valores Fiscais segue com o mesmo critério do Livro de Apuração IPI. Quando no cadastro de Natureza a CFOP estiver configurado como NÃO para Apurar IPI em Observações estará totalizando: BC.ST.Ret.:, ICMS ST.Ret.: e para IPI: o valor não creditado.

Orientamos que realizado a Opção pelo IPI para esta nova forma de apuração, quando realizado a importação de Notas Fiscais não é necessário realizar a manutenção para retirar o valor do IPI quando não creditado, pois configurado o cadastro da natureza para Apurar IPI como NÃO considerará o valor do IPI como não creditado. Recomendamos utilizar para conferência do IPI o relatório de Totais IPI por Produto.

Sped Fiscal - Registro C850 Campo 5

Ajustamos na geração do Sped Fiscal Registro C850 Campo 05 VL_OPR, para o tipo documento 59 - Cupom Fiscal Eletrônico. Que anteriormente ao gerar o registro C850 não estava considerando o valor de outras despesas acessórias (acréscimos) no Campo 05 VL_OPR - “Valor total do Ver mais...
Ver menos...

Ajustamos na geração do Sped Fiscal Registro C850 Campo 05 VL_OPR, para o tipo documento 59 - Cupom Fiscal Eletrônico. Que anteriormente ao gerar o registro C850 não estava considerando o valor de outras despesas acessórias (acréscimos) no Campo 05 VL_OPR - “Valor total do CF-e”.

Importação NFSe - Sistema Ginfes/GissOnline - Ribeirão Preto/SP

Passamos a reconhecer o acento quando possuem caracteres especiais na 'Importação NFSe' para o Sistema Ginfes/GissOnline. Anteriormente no cadastro Fornecedores/Clientes a Razão Social e outros campos importava desconfigurado, não assumindo a acentuação.
Ver menos...

Passamos a reconhecer o acento quando possuem caracteres especiais na 'Importação NFSe' para o Sistema Ginfes/GissOnline. Anteriormente no cadastro Fornecedores/Clientes a Razão Social e outros campos importava desconfigurado, não assumindo a acentuação.

ECF - Registro M310 e M360 - Contas Contábeis Relacionadas ao Lançamento da Parte A do e-Lalur e e-Lacs.

Implementamos um novo campo Natureza na rotina (Impostos\Federais\ECF (IRPJ e CSLL)\Lucro Real\Parte A - Demonstração Lucro Real), no relacionamento da Conta Contábil que é informado pelo (IRPJ - Movimento Parte A) e (CSLL - Movimento Parte A). A partir desta versão o campo Natureza será Ver mais...
Ver menos...

Implementamos um novo campo Natureza na rotina (Impostos\Federais\ECF (IRPJ e CSLL)\Lucro Real\Parte A - Demonstração Lucro Real), no relacionamento da Conta Contábil que é informado pelo (IRPJ - Movimento Parte A) e (CSLL - Movimento Parte A).
A partir desta versão o campo Natureza será informado de forma automática, mas para os períodos já Apurados anteriormente a esta versão devem ser informados de forma manual, sendo que usuário deve limpar a Apuração, fazer manutenção do novo campo e refazer apuração.

Importação NFSC - Nome e Código de Autenticação Digital do Arquivo Mestre do Documento Fiscal

Implementamos um NOVO cadastro no menu Movimentos \ Saídas \ SPED, denominado D695 (Comunicação e Telecomunicação), esse cadastro tem por objetivo gravar os dados do arquivo Identificação e Controle na importação das NFSC (Mod. 6, 21 e 22). Na próxima Versão 1.1.137.0 será liberada a Ver mais...
Ver menos...

Implementamos um NOVO cadastro no menu Movimentos \ Saídas \ SPED, denominado D695 (Comunicação e Telecomunicação), esse cadastro tem por objetivo gravar os dados do arquivo Identificação e Controle na importação das NFSC (Mod. 6, 21 e 22).
Na próxima Versão 1.1.137.0 será liberada a opção da geração do arquivo SPED Fiscal pelos Registros D695 e D696.

Importação CFe - Versão delphi X7

Ajustamos para não ocorrer a mensagem [FireDAC][Phys][FB]Dynamic SQL Error, ao executar a rotina (Arquivos/Estadual/Importar CF-e).
Ver menos...

Ajustamos para não ocorrer a mensagem [FireDAC][Phys][FB]Dynamic SQL Error, ao executar a rotina (Arquivos/Estadual/Importar CF-e).

GARE/SP - Guia Recolhimento Substituição Tributária - Simples Nacional

Ajustamos a geração da GARE/SP pela tela de detalhamento da Substituição Tributária para carregar nos parâmetros da geração da mesma o Período/Competência avaliando a Entrada da NF, ainda avaliando o Período/Competência dos parâmetros da geração o sistema buscará o vencimento salvo Ver mais...
Ver menos...

Ajustamos a geração da GARE/SP pela tela de detalhamento da Substituição Tributária para carregar nos parâmetros da geração da mesma o Período/Competência avaliando a Entrada da NF, ainda avaliando o Período/Competência dos parâmetros da geração o sistema buscará o vencimento salvo no cadastro Vencimento dos Impostos.
Anterior a essa Versão o sistema carregava como Período/Competência a data da emissão da NF, e como vencimento fixo o último dia do mês da Competência.

Simples Nacional - Demonstrativo sem valores

Incluímos na Conversão do Banco de Dados para Versão 1.1.136.0 um comando para inserir nas Bases de Dados as Operações Fiscais FALTANTES exclusivas para apuração do Simples Nacional. Anteriormente alguns Clientes estavam apresentado problema na apuração do Simples Nacional pois na Base de Ver mais...
Ver menos...

Incluímos na Conversão do Banco de Dados para Versão 1.1.136.0 um comando para inserir nas Bases de Dados as Operações Fiscais FALTANTES exclusivas para apuração do Simples Nacional.
Anteriormente alguns Clientes estavam apresentado problema na apuração do Simples Nacional pois na Base de Dados não existiam as Operações Fiscais vitais que armazenam os valores de Receitas e Impostos do Simples Nacional.
IMPORTANTE: Para Base de Dados que não tem Operações Fiscais faltantes esse comando não vai interferir em nada, pois será feita a leitura das Operações Fiscais e faltando alguma será incluída.

Folha de Pagamento

Relatórios - Envelopes de Pagamento e Relação de Cálculo - Ordenar por Nome de Empresa

Nesta versão trazemos a opção de Ordenação por Ordem Alfabética do Nome da Empresa para os seguintes relatórios: Envelope de Pagamento -Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\Contínuo -Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\ Contínuo Contorno -Relatórios\Cálculo\Envelope de Ver mais...
Ver menos...

Nesta versão trazemos a opção de Ordenação por Ordem Alfabética do Nome da Empresa para os seguintes relatórios:

Envelope de Pagamento

-Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\Contínuo
-Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\ Contínuo Contorno
-Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\ Envelopadora
-Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\ Paisagem
-Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\ Gráfico
-Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\ Gráfico
-Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\Gráfico – Negrito
-Relatórios\Cálculo\Envelope de Pagamento\Pré-impresso

Relação de Cálculo

-Relatórios\Cálculo\Relação de Cálculo\Normal – Compacta
-Relatórios\Cálculo\Relação de Cálculo\Rateada
-Relatórios\Cálculo\Relação de Cálculo\Resumo
-Relatórios\Cálculo\Relação de Cálculo\Normal – Modelo01
-Relatórios\Cálculo\Relação de Cálculo\Normal
-Relatórios\Cálculo\Relação de Cálculo\Geral

Com a opção implementada nos relatórios os usuários podem usufruir desta ordenação quando listarem os relatórios por Grupo de Processamento ou informando várias empresas no campo Código Empresa. Para os Envelopes de Pagamento e Relação de Cálculo Rateada o campo Ordenar já existia neste incluímos as seguintes ordenações para atender :

Nome Empresa + Funcionário
Nome Empresa + Nome Funcionário
Nome Empresa + Chapeira

Para a Relação de Cálculo exceto Rateada incluímos o campo Ordenar Empresa com as seguintes opções:
Código e Nome

Cálculos - Troco do Mês Anterior Oriundo de Múltiplas Folhas Complementares - Integração

Implementamos a integração dos eventos de Troco do Mês Anterior oriundos dos cálculos de Folha Complementar para o cálculo Mensal.
Ver menos...

Implementamos a integração dos eventos de Troco do Mês Anterior oriundos dos cálculos de Folha Complementar para o cálculo Mensal.

Relatórios - Relação de Cálculo Geral - Resumo INSS

Aperfeiçoamos a projeção dos campos existentes no Resumo de INSS do relatório Relação de Cálculo Geral, as alterações são as seguintes: 1 - Separamos as etiquetas: Compensação, Dedução, Isenção Filantrópica e Isenção de Convênios; 2 - Incluímos o sinal de Soma, Diminui e Igual Ver mais...
Ver menos...

Aperfeiçoamos a projeção dos campos existentes no Resumo de INSS do relatório Relação de Cálculo Geral, as alterações são as seguintes:

1 - Separamos as etiquetas: Compensação, Dedução, Isenção Filantrópica e Isenção de Convênios;
2 - Incluímos o sinal de Soma, Diminui e Igual no Resumo de INSS para facilitar a conferência;
3 - Incluímos na etiqueta Segurados o valor do Salário-Família somando e incluímos na etiqueta Dedução o valor do salário Família deduzindo, facilitando a conferência com o Resumo da GPS;
4 - Para casos em que o valor da Dedução é maior que as etiquetas que carregam o sinal de soma, retornamos o valor da Parte de Terceiros na etiqueta de Líquido;
5 - Incluímos a seguinte mensagem referente as compensações:“Valores referentes a Retenção de Mão de Obra e Compensação serão demonstrados no Resumo de GPS.”.

Estas melhorias foram incluídas para auxiliar usuários do sistema em suas conferências em alguns fechamentos durante o mês.

Cálculos - Abono Salarial - Diferença de Férias

Melhoramos o cálculo referente ao tipo de cálculo Abono Salarial, para situações onde estava sendo projetado os eventos correspondentes a Diferença de Férias, demais cálculos permanecem iguais.
Ver menos...

Melhoramos o cálculo referente ao tipo de cálculo Abono Salarial, para situações onde estava sendo projetado os eventos correspondentes a Diferença de Férias, demais cálculos permanecem iguais.

Cálculos - Folha Normal - Integração Férias Horista Horas Diurnas e Noturnas

Revisamos a forma de integração dos eventos de férias para empregados horistas quando na configuração do sindicato, o parâmetro Pgto.Férias Horistas estiverem configurados com as opções Dias/Horas Conforme Escala e Dias Férias x DSR para as quais o sistema passa a considerar a quantidade Ver mais...
Ver menos...

Revisamos a forma de integração dos eventos de férias para empregados horistas quando na configuração do sindicato, o parâmetro Pgto.Férias Horistas estiverem configurados com as opções Dias/Horas Conforme Escala e Dias Férias x DSR para as quais o sistema passa a considerar a quantidade de horas diurnas/noturnas em cada dia e por consequência em cada competência. Com esta nova validação as horas passam a ser integradas conforme ocorrem dentro de cada competência, ou seja, horas noturnas serão integradas na competência quem houver horas noturnas na escala. Para a opção Médias de Horas no Período Aquisitivo o sistema continua fazendo o cálculo considerando a quantidade de dias de férias em cada competência fazendo a proporção das horas conforme estes dias. Importante ainda lembrar que a integração dos eventos de férias trabalham integrados com a configuração do parâmetro Escala Mensal Horista da configuração da empresa.

Sindicatos - Assiduidade - Afastamentos

A partir da liberação da versão 1.1.136.0 incluímos uma NOVA opção no cadastro dos Sindicatos aba convenções parte Assiduidade, está implementação visa atender situação em que nas convenções coletivas mencionam que alguns tipos de Afastamentos devem ser DESCONSIDERADOS dos efetivos Ver mais...
Ver menos...

A partir da liberação da versão 1.1.136.0 incluímos uma NOVA opção no cadastro dos Sindicatos aba convenções parte Assiduidade, está implementação visa atender situação em que nas convenções coletivas mencionam que alguns tipos de Afastamentos devem ser DESCONSIDERADOS dos efetivos cálculos de Assiduidade, por exemplo, "Considera-se, justificada a falta por motivo de saúde, mediante a apresentação do atestado médico válido.", neste caso podemos temos uma opção que retornar os seguintes afastamentos: Auxilio Doença, Acidente de Trabalho, Serviço Militar, Licença Sem Remuneração, Licença Médica, Mandato Sindical e Atestado, lembramos que alguns afastamentos referente a atestado médico são lançados como Licença Médica, está opção permite que o usuário assinale a opção desejada.

Cadastros - Contagem Horário Noturno - Nova Regra

Incluímos novos controles para avaliação da prorrogação da jornada noturna, quando o horário de término da jornada é posterior ao horário final, definido para pagamento como horário noturno. A nova opção permitirá definir também o horário limite para início da jornada que se deseja Ver mais...
Ver menos...

Incluímos novos controles para avaliação da prorrogação da jornada noturna, quando o horário de término da jornada é posterior ao horário final, definido para pagamento como horário noturno.
A nova opção permitirá definir também o horário limite para início da jornada que se deseja prorrogar, por exemplo.:
Podemos definir que uma jornada iniciada das 22:00 Hs às 06:00 Hs, seja contada toda como noturno, e que uma jornada que inicia as 22:20 Hs às 06:00 Hs, seja contada até as 05:00 Hs como noturna e o horário restante como diurna.


A configuração para este novo controle está disponível em:

Cadastros\Sindicatos\Sindicatos => Convenções;
No parâmetro: Continua Contagem do Horário Noturno temos a nova opção: Sim - Avaliando Horário Limite.
Selecionando esta nova opção será habilitado o campo: Horário Limite Início Jornada onde deverá ser colocado o horário para o início das jornadas que devem ser prorrogadas, no exemplo acima colocaríamos 22:00 Hs.



Cadastro - Tipo Evento 93 - Valor do Mês Anterior - Ordenação

Alteramos no cadastro de eventos, o controle da ordenação que avalia a referência circular, para que quando um evento estiver na base de outro evento com o tipo 93 - Valor mês anterior, o sistema permita ordenar mesmo que esteja na base dele mesmo.
Ver menos...

Alteramos no cadastro de eventos, o controle da ordenação que avalia a referência circular, para que quando um evento estiver na base de outro evento com o tipo 93 - Valor mês anterior, o sistema permita ordenar mesmo que esteja na base dele mesmo.

Rescisão - Faltas em Dias/Fórmulas - Avos de 13º salário

A partir da versão 1.1.136.0, passamos a considerar as regras existentes nas estruturas: 02.07.02.05 . Horas Faltas Noturnas Injustificadas e 02.07.01.05 . Horas Faltas Diurnas Injustificadas, para eventos que em sua configuração usufruem da funcionalidade de fórmulas para o cálculo de 13° Ver mais...
Ver menos...

A partir da versão 1.1.136.0, passamos a considerar as regras existentes nas estruturas: 02.07.02.05 . Horas Faltas Noturnas Injustificadas e 02.07.01.05 . Horas Faltas Diurnas Injustificadas, para eventos que em sua configuração usufruem da funcionalidade de fórmulas para o cálculo de 13° Salário.

Rescisões Complementares - Base de INSS - Múltiplos Vínculos

Melhoramos a projeção das bases referente ao imposto INSS em rescisões complementares para os Tipo de Rescisão: Complementar - Mesmo Mês da Rescisão, Complementar Diferenças da Rescisão e Complementar Dissídio Coletivo quando temos empregados com outros contratos vinculados e situações Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos a projeção das bases referente ao imposto INSS em rescisões complementares para os Tipo de Rescisão: Complementar - Mesmo Mês da Rescisão, Complementar Diferenças da Rescisão e Complementar Dissídio Coletivo quando temos empregados com outros contratos vinculados e situações onde exista a integração do evento que carrega a estrutura 01.03.01 . Folha Complementar.

Cálculos - Rescisão Complementar - IRRF

No cálculo de rescisão Complementar, quando a base do IRRF da rescisão normal é negativa e a data de pagamento da rescisão complementar não é no mesmo mês da normal, a base do imposto da complementar ficava menor devido a compensação pela soma das bases para apuração do imposto, a Ver mais...
Ver menos...

No cálculo de rescisão Complementar, quando a base do IRRF da rescisão normal é negativa e a data de pagamento da rescisão complementar não é no mesmo mês da normal, a base do imposto da complementar ficava menor devido a compensação pela soma das bases para apuração do imposto, a partir desta versão será gravado na base do evento interno 3031 o valor real da base do IRRF, para ser utilizado nas próximas rescisões.

Relatórios - Relação de Cálculo Geral - Produtor Rural

Melhoramos a demonstração do Resumo de GPS na relação de cálculo Geral para débitos de GPS vinculados ao tipo de gps Pagamento com Retenção Outras Empresa e a origem da GPS for Produtor Rural, passam a ser demonstrar o total do valor deste debito.
Ver menos...

Melhoramos a demonstração do Resumo de GPS na relação de cálculo Geral para débitos de GPS vinculados ao tipo de gps Pagamento com Retenção Outras Empresa e a origem da GPS for Produtor Rural, passam a ser demonstrar o total do valor deste debito.

Professor - Implementações - Converter Contrato para Professor Novo / Contrato Retroativo

Implementamos duas novas opções na Rotina de Professores trazendo de forma Funcional processos para os ajustes entre a NOVA Rotina de Professores e a Rotina Antiga de Professor, as implementações são as seguintes: 1 – Funcionários \ Professores \ Contratos: na aba Contrato Professores Ver mais...
Ver menos...

Implementamos duas novas opções na Rotina de Professores trazendo de forma Funcional processos para os ajustes entre a NOVA Rotina de Professores e a Rotina Antiga de Professor, as implementações são as seguintes:

1 – Funcionários \ Professores \ Contratos: na aba Contrato Professores Vigentes temos a opção Inserir Contrato Retroativo (Cltr + F3) nesta opção podemos inserir contratos que não foram convertidos pela rotina de Converter Contrato de Professor Novo;
2 – Utilitários \ Ficha Financeira (Digitação): passamos a demonstrar o detalhamento por tipo de aula para a possível digitação Manual em situações de ajustes necessários.

Alguns de vocês podem estar se perguntando, qual a diferença entre as duas rotinas?
Com isso preparamos uma breve explicação sobre a Nova Rotina de Professores:

1 - Controle dos Contratos de Professores por Tipo de Aula: esta funcionalidade traz a possibilidade de controlar os históricos dos contratos vigentes e não vigentes para professores dentro da Instituição de Ensino de forma RÁPIDA e AUTOMATIZADA;
2 - Controle de Redução da Carga Horaria: para esta opção temos a possibilidade da realizar a REDUÇÃO DA CARGA HORARIA DO PROFESSOR de forma total ou parcial pela rotina de Resilição, que realiza o pagamento total ou proporcional do respectivo contrato que esta sendo reduzido em virtude da redução de alunos ou outros fatores existentes na instituição de ensino;
3 – Redução da Carga Horaria Manual: para esta opção podemos reduzir a carga horaria do professor durante o ano letivo e efetuar os pagamentos como Férias e 13° Salário acompanhado do pagamento de cada verba, controlando os valores de salários por tipo de aula da época;
4 – Histórico de Salário por Tipo de Aula: temos a possibilidade de reajustar os contratos por tipo de aula, para casos de Folhas Complementares;
5 – Controle de Adicionais de Risco por Tipo de Aula: podemos controlar o cálculo da insalubridade e periculosidade por Tipo de Aula;
6 – Detalhar Eventos Professor: esta opção temos em vários relatórios onde o professor pode conferir facilmente seu Envelope de Pagamento, Férias e Demonstrativo de Rescisão.

Com isso o usuário tem a possibilidade de controlar/visualizar todas as operações como um funcionário normal, e se preferir pode optar por exibir as informações detalhadas por tipo aula.

Estas são algumas das funcionalidades que esta rotina traz para a instituição de ensino.

Arquivos - Seguro Desemprego (SDWeb) - Inscrição CEI

Realizamos uma alteração na projeção do arquivo Seguro Desemprego (SDWeb) para casos de empresa com Tipo do Identificador for CEI, as posições que sofreram alterações são as seguintes: 04 á 17 não será gerado os dois zeros a esquerda conforme mencionado no layout, e sim no final da Ver mais...
Ver menos...

Realizamos uma alteração na projeção do arquivo Seguro Desemprego (SDWeb) para casos de empresa com Tipo do Identificador for CEI, as posições que sofreram alterações são as seguintes: 04 á 17 não será gerado os dois zeros a esquerda conforme mencionado no layout, e sim no final da linha vinculado a estas posições. Alteração fez necessário pois se gerarmos o arquivo conforme mencionado pelo leiaute e o mesmo é validado com ressalvas (advertências menores), com está alteração arquivo será validado sem ressalvas, deixando o documento aprovado.

Cálculo - Múltiplas Complementares - Data de pagamento

Melhoramos o processo de cálculo de múltiplas complementares, com mais de 10 competências envolvidas no cálculo. Nesta situação na inclusão automática do período de cálculo de uma das competências, a data de pagamento estava sendo sugerida na competência do mês seguinte as demais.
Ver menos...

Melhoramos o processo de cálculo de múltiplas complementares, com mais de 10 competências envolvidas no cálculo. Nesta situação na inclusão automática do período de cálculo de uma das competências, a data de pagamento estava sendo sugerida na competência do mês seguinte as demais.

Cálculo - Múltiplas Competências - Valor da Folha Complementar/Dissidio Coletivo Professor

Para o cálculo de Múltiplas Competências melhoramos a projeção dos valores referente ao Líquido de Cálculo que é projetado para os cálculos vinculados ao tipo de cálculo 9 - Folha Complementar Agrupada, anteriormente a proporcionalidade pelos tipos de aula estava retornando em alguns Ver mais...
Ver menos...

Para o cálculo de Múltiplas Competências melhoramos a projeção dos valores referente ao Líquido de Cálculo que é projetado para os cálculos vinculados ao tipo de cálculo 9 - Folha Complementar Agrupada, anteriormente a proporcionalidade pelos tipos de aula estava retornando em alguns casos específicos o valor para um dos tipos de aula diferente do valor demonstrado nos cálculos vinculados ao Tipo de Cálculo 7 - Folha Complementar.

Impostos - Controle de Recolhimento - Recolhimento FGTS Funcionário

Implementamos um NOVO parâmetro no relatório Recolhimento FGTS Funcionário que se encontra em Relatórios \ Impostos \ FGTS, chamado Listar este campo tem disponível as seguintes opções: - Recolhido: projeta somente os funcionários em que há crédito vinculado ao débito de FGTS; - Não Ver mais...
Ver menos...

Implementamos um NOVO parâmetro no relatório Recolhimento FGTS Funcionário que se encontra em Relatórios \ Impostos \ FGTS, chamado Listar este campo tem disponível as seguintes opções:

- Recolhido: projeta somente os funcionários em que há crédito vinculado ao débito de FGTS;
- Não Recolhido: projeta somente os funcionários em que não há crédito vinculado ao débito de FGTS;
- Ambos: projeta as opções Recolhido e Não Recolhido.

Arquivos - VTE Fortaleza - Pedido Urbano \ Ajustes

Melhoramos o filtro existente no processo de geração do benéfico para o VTE Fortaleza - Pedido Urbano para o filtro Funcionário, permitindo a seleção do código do funcionário.
Ver menos...

Melhoramos o filtro existente no processo de geração do benéfico para o VTE Fortaleza - Pedido Urbano para o filtro Funcionário, permitindo a seleção do código do funcionário.

Gerenciador de Empresas

Cadastro de Pessoas (Clientes e Fornecedores) - Tipo Fornecedor e Alíquota Simples Nacional

Implementamos no Cadastro de Clientes/Fornecedores os novos Campos Tipo Fornecedor e Alíquota. Então ao realizar a importação da NFe de Entradas e o campo Tipo do Fornecedor estiver configurado como Simples Nacional e informado o campo Alíquota, o sistema vai verificar se empresa tem Opção Ver mais...
Ver menos...

Implementamos no Cadastro de Clientes/Fornecedores os novos Campos Tipo Fornecedor e Alíquota.

Então ao realizar a importação da NFe de Entradas e o campo Tipo do Fornecedor estiver configurado como Simples Nacional e informado o campo Alíquota, o sistema vai verificar se empresa tem Opção de ICMS sendo a informação verdadeira e a Nota Fiscal não contendo Base e Alíquota no XML, o sistema vai importar Nota Fiscal de Entrada se creditando do ICMS do Simples Nacional.
Quando o Cadastro de Clientes/Fornecedores o campo Tipo do Fornecedor estiver configurado como Normal o sistema vai realizar importação da Nfe de Entrada conforme realizava a importação anteriormente.
Observação:
Cliente que utiliza importação do Cadastro de Clientes/Fornecedores por Leiautes variáveis, deve realizar manutenção destes campos no configurador de Leiaute, se não o fizer vai ocorrer erro ao realizar a importação.


Tecnologia

Gerenciador de Empresas - Utilitários - Trocar Código de empresa

Revisamos as rotinas de Excluir Empresa e Trocar Código de Empresa nas quais ocorria mensagem de erro em determinadas tabelas, não permitindo a sua conclusão e por consequência a ação não era realizada.
Ver menos...

Revisamos as rotinas de Excluir Empresa e Trocar Código de Empresa nas quais ocorria mensagem de erro em determinadas tabelas, não permitindo a sua conclusão e por consequência a ação não era realizada.