Gestão Contábil

Versão 1.1.130.0 publicada em 14/01/2016

Notas de versão


Controle de Tributos

Geração DARF - Débitos com Código do Grupo 1.09 CIDE

Implementamos nas rotinas de gerar DARF e Emitir DARF com Código de Barras a nova opção CIDE.
Ao selecionar essa nova opção o sistema lista todos os Débitos gravados para o Grupo Imposto 1.09 - CIDE.
Ver menos...

Implementamos nas rotinas de gerar DARF e Emitir DARF com Código de Barras a nova opção CIDE.
Ao selecionar essa nova opção o sistema lista todos os Débitos gravados para o Grupo Imposto 1.09 - CIDE.

Financeiro

Geração RPS/NFSe - Município de Piracicaba/SP

Adicionamos nas 'Configurações Sistemas NFSe' as opções 'Piracicaba-SP Homologação' e 'Piracicaba-SP Produção'. No módulo nGem em 'Cadastros\Federais/Estaduais/Municipais\Municípios', o município de Piracicaba/SP deve conter as seguintes configurações: Sistema NFSe = SIMPLISS Ver mais...
Ver menos...

Adicionamos nas 'Configurações Sistemas NFSe' as opções 'Piracicaba-SP Homologação' e 'Piracicaba-SP Produção'. No módulo nGem em 'Cadastros\Federais/Estaduais/Municipais\Municípios', o município de Piracicaba/SP deve conter as seguintes configurações:

Sistema NFSe = SIMPLISS

Configuração Sistema NFSe = Piracicaba-SP Homologação ou Piracicaba-SP Produção.

No módulo nFin em 'Cadastros\NFSe\Configuração Sistema NFSe', o campo 'Senha Web Service' deve ser preenchido, geralmente é a mesma senha utilizada para acesso do SIMPLISS.

Gerar RPS/NFSe - Data de NFSe Porto Alegre/RS

Ajustada a gravação da 'Data de Emissão da NFSe' na tela de 'Complemento RPS' para município de Porto Alegre/RS. O sistema não encontrava a data correta em função da formatação do texto e com isso gravava 30/12/1899, com o ajuste passa a gravar a data em que a RPS é convertida em NFSe.
Ver menos...

Ajustada a gravação da 'Data de Emissão da NFSe' na tela de 'Complemento RPS' para município de Porto Alegre/RS. O sistema não encontrava a data correta em função da formatação do texto e com isso gravava 30/12/1899, com o ajuste passa a gravar a data em que a RPS é convertida em NFSe.

Geração RPS/NFSe - Sistema Governo Digital

Efetuamos correções na geração do XML de RPS/NFSe do sistema 'Governo Digital': 1.Quando documento tem mais de um serviço estávamos gerando apenas o último, ajustado para gerar todos os serviços com Tipo=Faturamento existentes na nota. 2.Estava sendo gerado apenas um documento por lote, Ver mais...
Ver menos...

Efetuamos correções na geração do XML de RPS/NFSe do sistema 'Governo Digital': 1.Quando documento tem mais de um serviço estávamos gerando apenas o último, ajustado para gerar todos os serviços com Tipo=Faturamento existentes na nota. 2.Estava sendo gerado apenas um documento por lote, ajustado para gerar o lote com todos os documentos abrangentes pelos parâmetros de geração. 3.Os serviços com Tipo=Bonificação/Desconto passam a gerar como 'Desconto Incondicional'.

Conciliação Bancária - Arquivo Formato OFX

Ajustamos a leitura do extrato para 'Conciliação Bancária' quando a tag vem com a informação OTHER para passar a considerar o sinal negativo do valor (tag ) para definir que o lançamento é Débito, anteriormente ao ajuste, o sistema penas reconhecia se DEBIT e com isso, nos arquivos OTHER Ver mais...
Ver menos...

Ajustamos a leitura do extrato para 'Conciliação Bancária' quando a tag vem com a informação OTHER para passar a considerar o sinal negativo do valor (tag ) para definir que o lançamento é Débito, anteriormente ao ajuste, o sistema penas reconhecia se DEBIT e com isso, nos arquivos OTHER considerava todos os lançamentos como 'Crédito', impossibilitando assim a conciliação.

Fiscal

Relatório - Total ISS Cliente/Fornecedor

Implementado nova opção de listar o Relatório Totais ISS por Fornecedor e Cliente quebrando por CPF/CNPJ.
Ver menos...

Implementado nova opção de listar o Relatório Totais ISS por Fornecedor e Cliente quebrando por CPF/CNPJ.

Utilitários Gerar Duplicatas - Descontar IRRF Retido Código 8045/99

Ajustamos a geração das Parcelas das Duplicatas a Receber para deduzir o valor do IRRF quando o mesmo for do Código 8045 e Variação 99. Internamente temos o tratamento para não deduzir do valor da Parcela o valor do IRRF dos IRRF Retidos do código 8045, porém quando a variação do mesmo Ver mais...
Ver menos...

Ajustamos a geração das Parcelas das Duplicatas a Receber para deduzir o valor do IRRF quando o mesmo for do Código 8045 e Variação 99.
Internamente temos o tratamento para não deduzir do valor da Parcela o valor do IRRF dos IRRF Retidos do código 8045, porém quando a variação do mesmo for 99 o sistema passa a descontar gerando o valor liquido a Receber.

ECF - Lançamento Automatico do PAT na Parte B do Lalur

Implementamos o controle automático do saldo PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) na Apuração da ECF. Lembramos que usuário deve informar o saldo remanescente do PAT na rotina (Impostos\Federais\ECF\Lucro Real\IRPJ Identificação da Conta Parte B), no campo Atividade deve informar Ver mais...
Ver menos...

Implementamos o controle automático do saldo PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) na Apuração da ECF.

Lembramos que usuário deve informar o saldo remanescente do PAT na rotina (Impostos\Federais\ECF\Lucro Real\IRPJ Identificação da Conta Parte B), no campo Atividade deve informar (PAT), quando fizer apuração da ECF o sistema vai compensar e lançar de forma automática os valores do PAT, sempre respeitando Limite Legal de 4% sobre o valor do Imposto Devido.

ICMS/PR - Gerar a Guia do ICMS Oline

Implementado a geração da Guia de ICMS Oline para estado do Paraná. Para emissão é necessário alguns procedimentos: Na opção ICMS/PR deve estar informado os códigos: 1015 para ICMS Normal e 1414 para Diferencial de Alíquota. Deve estar Apurado o ICMS/PR. Os débitos podem ser Ver mais...
Ver menos...

Implementado a geração da Guia de ICMS Oline para estado do Paraná. Para emissão é necessário alguns procedimentos:

Na opção ICMS/PR deve estar informado os códigos: 1015 para ICMS Normal e 1414 para Diferencial de Alíquota.

Deve estar Apurado o ICMS/PR.

Os débitos podem ser visualizados através do Menu: Arquivos \ Estaduais \ PR \ Exportação GRPR. Através da tecla F6 é possível exportar o débito para gerar a Guia a pagar.

Impostos Retidos - Contabilização pela Data de Recebimento

Implementamos a possibilidade de contabilização dos Retidos de Saída pela efetiva data do recebimento. Na tela de 'Retidos - Saídas' criamos o campo Tabela Contábil Recebimento, esse campo NÃO é obrigatório, quando informada Tabela Contábil nesse campo, o sistema utilizará para Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a possibilidade de contabilização dos Retidos de Saída pela efetiva data do recebimento.
Na tela de 'Retidos - Saídas' criamos o campo Tabela Contábil Recebimento, esse campo NÃO é obrigatório, quando informada Tabela Contábil nesse campo, o sistema utilizará para contabilizar a Data do Recebimento e não mais a data de emissão.

Na Tabela Contábil as regras a serem utilizadas são as respectivas aos retidos: vlrINSSret, vlrISQNret, vlrIRRFret, vlrPISret, vlrCOFINSret e vlrCSLLret.

Obs.: A contabilização pela data do recebimento se aplica aos casos de Prestação de Serviço à Prazo, se o usuário optar por esse modo de contabilização, não deve ter na Tabela Contábil utilizada para contabilizar a Prestação de Serviço (Tabela Contábil da CFOP) as regras de retenção descontando do Valor Bruto do Serviço, que é caso das tabelas padrões do sistema 224 e 225, a tabela utilizada na contabilização da Prestação de Serviço deve conter somente as partidas para contabilização do valor bruto do serviço, e na Tabela Contábil informada em 'Tabela Contábil Recebimentos' configura-se as partidas que serão a compensar.

Os valores serão contabilizados através da rotina 'Impostos\Contabilização dos Impostos'.

ICMS/SC - Operações para o DIFAL

Conforme portaria Ato Cotepe 44/2015 aonde altera a Apuração Diferencial de Alíquota para Santa Catarina, passa a vigorar em 01/01/2016. Para contemplar essa portaria foram criadas novas operações fiscais: 55000 - Outros Débitos ICMS Difal/FCP, deve gerar o ajuste SC209999 no registro E311; Ver mais...
Ver menos...

Conforme portaria Ato Cotepe 44/2015 aonde altera a Apuração Diferencial de Alíquota para Santa Catarina, passa a vigorar em 01/01/2016. Para contemplar essa portaria foram criadas novas operações fiscais:

55000 - Outros Débitos ICMS Difal/FCP, deve gerar o ajuste SC209999 no registro E311;

55005 - Estorno de Créditos ICMS DIFAL/FCP, deve gerar o ajuste 219999 no registro E311;

55010 - Outros Créditos ICMS DIFAL/FCP, deve gerar o ajuste 229999 no registro E311;

55015 - Estorno de Débitos ICMS DIFAL/FCP, deve gerar o ajuste 239999 no registro E311;

55020 - Deduções ICMS DIFAL/FCP, deve gerar o ajuste 249999 no registro E311;

55025 - Débito Especial DIFAL/FCP, deve gerar o ajuste 259999 no registro E311;

55030 - Crédito de período Anterior, não gera ajuste;

55035 - Débito recebido apuração ICMS Difal/FCP remetende SC, deve gerar o ajuste 000010 no registro E311;

55040 - Crédito recebido apuração ICMS DIFAL/FCP remetente SC, deve gerar o ajuste 020068 no registro E311;

55045 - Débito ref. ao saldo credor ICMS DIFAL/FCP transferido apuração ICMS próprio, deve gerar o ajuste 200001 no registro E311;

55050 - Crédito ref. saldo devedor ICMS DIFAL/FCP transferido apuração ICMS próprio, deve gerar o ajuste 220001 no registro E311.



Essas operações posteriormente terão vínculo com a DIME/SC assim que for publicado a atualização da DIME.

ECF - Situações Especiais

Implementamos Apuração e Geração da ECF para Situações Especiais Anteriormente tratávamos na geração da ECF as Situações Especiais, com esta alteração migramos os campos Situação Especial, Data Situação Especial/Evento e Patrimônio Remanescente, para Opção da ECF, sendo desta Ver mais...
Ver menos...

Implementamos Apuração e Geração da ECF para Situações Especiais

Anteriormente tratávamos na geração da ECF as Situações Especiais, com esta alteração migramos os campos Situação Especial, Data Situação Especial/Evento e Patrimônio Remanescente, para Opção da ECF, sendo desta forma quando existir Situação Especial o usuario deve fazer uma nova Opção da ECF no mês da Situação Especial e fazer apuração para aquele Mês.
Esta alteração ocorreu para que consiga atender a Situação Especial Cisão Parcial, aonde empresa deve entregar dois arquivos da ECF, um para situação especial e outro para ECF Normal.

ICMS/BA - DMA Quadro 08 e 10

Nos Quadros da DMA 08 e 10 foi incluído nas totalizações por estados as CFOPS de Transportes 1932, 2932 e 2353.
Ver menos...

Nos Quadros da DMA 08 e 10 foi incluído nas totalizações por estados as CFOPS de Transportes 1932, 2932 e 2353.

EFD Contribuições - Receitas Financeiras Não-Cumulativas

Implementamos no cadastro F100 - Demais Documentos o NOVO campo Compensa Crédito Sobre Receita com as opções 0.Sim e 1.Não, a função desse campo é apenas definir se será compensado Créditos de PIS e COFINS sobre a Contribuição Não-Cumulativa apurada sobre Receitas Financeiras. Esse Ver mais...
Ver menos...

Implementamos no cadastro F100 - Demais Documentos o NOVO campo Compensa Crédito Sobre Receita com as opções 0.Sim e 1.Não, a função desse campo é apenas definir se será compensado Créditos de PIS e COFINS sobre a Contribuição Não-Cumulativa apurada sobre Receitas Financeiras.
Esse campo ficará habilitado somente quando Tipo Operação = Receita Sujeita Pgto Contrib ou Receita Não Sujeita Pgto Contrib e Tipos Débito = 4.0.05.01, 4.3.05.02, 4.3.05.03 e 4.3.05.04.

Arquivos ISS - Sistema GISSOnline

Ajustado a geração do arquivo de ISS sistema GissOline versão 21 para não gerar em duplicidade quando tem informação de ISS nos dados adicionais na tela de retidos.
Ver menos...

Ajustado a geração do arquivo de ISS sistema GissOline versão 21 para não gerar em duplicidade quando tem informação de ISS nos dados adicionais na tela de retidos.

ECF - Contabilização por Operação

Implementamos a contabilização dos Impostos da ECF por Operação. Para configurar é necessário acessar a rotina (Cadastro/Tabelas Contábeis/Impostos por Operação), duplo click em ECF(IRPJ e CSLL), após isto o usuario poderá selecionar qual Tipo da Tributação a ser contabilizada, dando Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a contabilização dos Impostos da ECF por Operação.

Para configurar é necessário acessar a rotina (Cadastro/Tabelas Contábeis/Impostos por Operação), duplo click em ECF(IRPJ e CSLL), após isto o usuario poderá selecionar qual Tipo da Tributação a ser contabilizada, dando duplo click será aberto os Registros, dando novamente duplo click nos Registro abrira tela para informar a Tabela contábil para contabilização.
Neste modelo de contabilização o usuario pode definir de qual linha e qual forma deseja fazer a contabilização do impostos apurados, os registros e linhas são iguais a usado no demonstrativo da ECF.

Observação: Para períodos já contabilizados pela Apuração da DIPJ ou que já exista lançamento na contabilizada, aconselhamos a não refazer Apuração ou Contabilização pelo ECF, pois desta forma o sistema contabilizara de novo o imposto, tendo risco da existência em duplicidade do imposto na contabilidade.

Geração EFD Contribuições - Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final Modelo 65

Implementamos NOVAS validações na geração do arquivo EFD-Contribuições para Empresas do Distrito Federal que escrituram Notas Fiscais Consumidor - Modelo 65 a) Regime de Caixa - Escrituração Consolidada (Registro F500) e Regime de Competência - Escrituração Consolidada (Registro Ver mais...
Ver menos...

Implementamos NOVAS validações na geração do arquivo EFD-Contribuições para Empresas do Distrito Federal que escrituram Notas Fiscais Consumidor - Modelo 65

a) Regime de Caixa - Escrituração Consolidada (Registro F500) e Regime de Competência - Escrituração Consolidada (Registro F550)
Modelo do Documento: Quando modelo for 65 converte mantem como 65 para gerar o Campo 13 COD_MOD.
Natureza (CFOP): Quando CFOP for 9.101, 9.102, 9.103 e 9.104 converte para 5.933 para gerar o Campo 14 CFOP.

b) Registro 1900
Modelo do documento: Quando o modelo for 65, mantem como 65 para gerar o Campo 03 COD_MOD.
Natureza (CFOP): Quando CFOP for 9.101, 9.102, 9.103 e 9.104 converte para 5.933 para gerar o Campo 11 CFOP.

c) Regime de Competência - Escrituração Detalhada, com Base nos Registros dos Blocos "A", "C", "D" e "F"
Procede da mesma maneira das Notas Fiscais Modelo 55, detalhando somente CFOP do grupo "9" passa a gerar as informações no Bloco A do arquivo EFD-Contribuições.

Contribuição Previdenciária - Códigos Genéricos

Adequamos a apuração da Contribuição Previdenciária para passar a apurar as Receitas das Demais Atividades e gravar com os NOVOS Códigos Genéricos que são: 99990010 - Código Genérico - Outras Receitas, Sujeitas à alíquota de 1,0 99990015 - Código Genérico - Outras Receitas, Sujeitas Ver mais...
Ver menos...

Adequamos a apuração da Contribuição Previdenciária para passar a apurar as Receitas das Demais Atividades e gravar com os NOVOS Códigos Genéricos que são:

99990010 - Código Genérico - Outras Receitas, Sujeitas à alíquota de 1,0
99990015 - Código Genérico - Outras Receitas, Sujeitas à alíquota de 1,5
99990025 - Código Genérico - Outras Receitas, Sujeitas à alíquota de 2,5
99990030 - Código Genérico - Outras Receitas, Sujeitas à alíquota de 3,0
99990045 - Código Genérico - Outras Receitas, Sujeitas à alíquota de 4,5

1º - Apuração por Regra Fiscal (Natureza)
Avalia a Alíquota da Operação Fiscal configurada na Natureza (CFOP) juntamente com a definição do Tipo da Receita - Outras Atividades.

2º - Apuração por Produto (NCMs)

Diferente da apuração por Natureza, a apuração por Produto fará duas validações para gravar as Demais Receitas com o Código correto conforme Alíquota, as regras são:
a) Avalia a configuração da Natureza - Definição do Tipo da Receita se Receita Tributada ou Outras Atividades;
b) Quando a CFOP esta configurada como Receita Tributada o sistema faz a validação da NCM do Produto do lançamento fiscal, quando a NCM esta na lista as NCMs tributadas ele grava e apura com o código da NCM do cadastro, quando a NCM não é valida ele grava com o Código Genérico avaliando a Alíquota da mesma;
c) Quando a CFOP esta configurada como Outras Atividades, ele não avalia a NCM do produto detalhado no lançamento fiscal e grava direto com o Código Genérico da Alíquota máxima que é 2,50%.

Folha de Pagamento

Cadastros - Tempo de Serviço Dias Aviso Prévio - Situação

Incluímos um novo parâmetro no cadastro da Situação que se encontra em Cadastros \ Cálculo \ Situações chamado Tempo de Serviço Dias Aviso Prévio, este campo realiza o controle da quantidade de dias a ser considerados para o campo Aviso Prévio Indenizado, Trabalhado ou Reavido, ele tem a Ver mais...
Ver menos...

Incluímos um novo parâmetro no cadastro da Situação que se encontra em Cadastros \ Cálculo \ Situações chamado Tempo de Serviço Dias Aviso Prévio, este campo realiza o controle da quantidade de dias a ser considerados para o campo Aviso Prévio Indenizado, Trabalhado ou Reavido, ele tem a mesma função que o campo Tempo de Serviço, só que com a limitação somente para o caso de Aviso Prévio. Ajustamos também a forma de contagem dos percentuais considerando a quantidade de anos.

Férias - Férias Coletivas - Empregado com Estabilidade

Melhoramos o Processo de Férias Coletivas para empregados com estabilidade cadastrada no período de gozo de Férias quando na configuração do respectivo Sindicato (aba Convenções) o campo: "Possui Estabilidade no Retorno das Férias" está como "Sim". Anteriormente, nesta situação Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos o Processo de Férias Coletivas para empregados com estabilidade cadastrada no período de gozo de Férias quando na configuração do respectivo Sindicato (aba Convenções) o campo: "Possui Estabilidade no Retorno das Férias" está como "Sim". Anteriormente, nesta situação específica, o sistema apresentava mensagem de aviso e não permitia incluir e calcular o Recibo de Férias. Com a alteração realizada será apresentado um aviso e teclando em continuar é inserido o Recibo de Férias e o Histórico da Estabilidade.

Relatórios - Relação de Cálculo Geral - Totalizar a Quantidade de Funcionários por Situação

Acrescentamos um novo campo ao Resumo por Tipo de Situação na Relação de Cálculo Geral no qual serão demonstradas as quantidades de trabalhadores em cada situação, de acordo com a quebra selecionada e totalizando ao final de cada empresa. É importante observar que a situação é Ver mais...
Ver menos...

Acrescentamos um novo campo ao Resumo por Tipo de Situação na Relação de Cálculo Geral no qual serão demonstradas as quantidades de trabalhadores em cada situação, de acordo com a quebra selecionada e totalizando ao final de cada empresa. É importante observar que a situação é considerada no último dia da competência que está sendo emitida, portanto poderão haver situações aonde há valores em uma determinada situação mas não há nenhum trabalhador totalizado nela, isso significa que tivemos um ou alguns trabalhadores na situação durante o mês, porém ao final deste mês já estão em outra situação.

Relatórios - Informe de Rendimentos Pessoa Física e DIRF - CPF/CNPJ/CEI Beneficiários

Melhoramos os parâmetros dos seguintes Relatórios: Pessoa Física e DIRF que se encontram em Relatórios \ Anuais \ Informe de Rendimentos \ Pessoa Física e Relatórios \ Anuais \ DIRF, permitindo a consulta do campo: CPF/CNPJ/CEI Beneficiários, para situações onde o campo Empresa está Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos os parâmetros dos seguintes Relatórios: Pessoa Física e DIRF que se encontram em Relatórios \ Anuais \ Informe de Rendimentos \ Pessoa Física e Relatórios \ Anuais \ DIRF, permitindo a consulta do campo: CPF/CNPJ/CEI Beneficiários, para situações onde o campo Empresa está informado seleção múltipla ou em Branco.

Relatórios - Resumo Normal - Desoneração Parcial (Pagamento de Terceiros)

Melhoramos a demonstração dos valores referente a parte empresa para empresas vinculadas ao porte empresa 10 - Contribuição Patronal Substituída Parcialmente pelo Faturamento(MP 540) e 11 - Contribuição Patronal Substituída Parcialmente pelo Faturamento (Sem Limites), devido que na Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos a demonstração dos valores referente a parte empresa para empresas vinculadas ao porte empresa 10 - Contribuição Patronal Substituída Parcialmente pelo Faturamento(MP 540) e 11 - Contribuição Patronal Substituída Parcialmente pelo Faturamento (Sem Limites), devido que na projeção dos dados relativos a Pagamentos de Terceiros era levando em consideração os percentuais desonerados, e não estavam sendo demonstrados no relatório Relação de Cálculo Normal.

Relatórios - Aviso Férias Sem Recibo - Local e Data de Pagamento

Revisamos a emissão do Aviso de Férias sem o cálculo do recibo para que, ao emitir o relatório, quando não preenchido o parâmetro Listar Local/Data de Pagamento, o sistema gere o relatório com os campos em branco para serem informados manualmente. Lembramos que a forma correta é o Ver mais...
Ver menos...

Revisamos a emissão do Aviso de Férias sem o cálculo do recibo para que, ao emitir o relatório, quando não preenchido o parâmetro Listar Local/Data de Pagamento, o sistema gere o relatório com os campos em branco para serem informados manualmente. Lembramos que a forma correta é o preenchimento pelo usuário do referido parâmetro e a melhoria agora feita visa tão somente evitar a necessidade de reimpressão.

Relatórios - Guia Sindical GRCSU - Alterações do Guia_do_Usuário_v4_16 da CEF

Adequamos os campos: Cedente, código entidade sindical e acrescentamos informações do 0800 da CAIXA conforme as novas orientações do Guia do Usuário V4_16. Com as alterações os campos do cedente e código entidade sindical serão preenchidos no seguinte formato: Exemplo de entidade Ver mais...
Ver menos...

Adequamos os campos: Cedente, código entidade sindical e acrescentamos informações do 0800 da CAIXA conforme as novas orientações do Guia do Usuário V4_16.
Com as alterações os campos do cedente e código entidade sindical serão preenchidos no seguinte formato:



Exemplo de entidade Sindical: 543.210.987.65432.1

No campo constará:


S-65432 se a Entidade Sindical Beneficiária Principal for Sindicato/Colônia de Pescadores;
F-987 se a Entidade Sindical Beneficiária Principal for Federação;
C-210 se a Entidade Sindical Beneficiária Principal for Confederação;

Se o recolhimento for exclusivamente para a “Conta Especial Emprego e Salário” do MTE, o código a ser informado no campo será, obrigatoriamente, M-999.

Na identificação da Letra e de qual posição do código da entidade buscar para o preenchimento da GUIA, o sistema avalia as informações dos campos: Tipo Entidade e Entidade do Cadastro do Sindicato (Menu: Cadastros / Sindicatos / Sindicatos).

No menu de emissão da GUIA disponível em Relatórios / Impostos / Sindicais / GRCSU, o usuário precisará digitar o Texto abaixo no parâmetro INSTRUÇÕES:




Até o vencimento, pagável nas Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, Agências da CAIXA e Rede Bancária.
Documento vencido pagável somente nas Agências da CAIXA.
Guia vencida - cobrar multa de 10% nos trinta primeiros dias, com o adicional de 2% por mês subsequente de atraso e juros de mora de 1% ao mês e correção monetária (Selic).



IMPORTANTE.:


De acordo com o Guia supra citado, o cliente deverá verificar com a CEF ou Sindicato, a necessidade de Homologação anual da GUIA GRCSU antes do recolhimento, haja visto que só é permitido a homologação em casos específicos de Entidade Sindical. (item 3.5 e 3.5.1 do Guia).

Salientamos que a GRCSU emitida pelo sistema está de acordo com as orientações da CEF, porém não existe meios de validar no sistema os campos variáveis fornecidos pela entidade ou pelo contribuinte, e que quando preenchidos equivocadamente ou desatualizados, interferem diretamente no código de barras e, mesmo que recolhidos, podem impedir que os valores sejam repassados a respectiva entidade, como por exemplo.:


No Cadastro do Sindicato


O código da entidade;
O Tipo da Entidade (Sindicato, Federação ou Confederação);
A Agência onde a entidade possui convênio validado;
Inscrição Federal da Entidade.



No Cadastro da Empresa


O CNAE da empresa/Filial;
Inscrição Federal da Empresa/Filial.





Relatórios - Notificações - Campo Dias Trabalhados

Ajustamos os relatórios de Notificações Gráfico, Notificações Texto e Vencimento Contratos Experiência, o campo Dias onde passa a ser projetado a Quantidade de Dias Trabalhados corretamente, anteriormente em casos específicos a Quantidade de Dias estava sendo demonstrado com divergência.
Ver menos...

Ajustamos os relatórios de Notificações Gráfico, Notificações Texto e Vencimento Contratos Experiência, o campo Dias onde passa a ser projetado a Quantidade de Dias Trabalhados corretamente, anteriormente em casos específicos a Quantidade de Dias estava sendo demonstrado com divergência.

Contabilização - Provisão Férias e 13° Salário - Rescisão Complementar

Realizamos uma implementação na geração do Arquivo de Contabilização e relatório de Contabilização, está validação tem a finalidade do controle das situações onde existem empregados demitidos com cálculo de Rescisão Complementar, onde o Tipo da Rescisão é igual a : Complementar Ver mais...
Ver menos...

Realizamos uma implementação na geração do Arquivo de Contabilização e relatório de Contabilização, está validação tem a finalidade do controle das situações onde existem empregados demitidos com cálculo de Rescisão Complementar, onde o Tipo da Rescisão é igual a : Complementar Diferenças da Rescisão e Complementar Dissídio Coletivo, passando a considerar os valores referente a provisão de Férias e 13° Salário para a projeção tanto no relatório quando no arquivo.

Arquivos - Contabilização - Dois Cálculos Iguais na Competência

Quando existiam dois ou mais períodos de cálculo com o mesmo tipo de cálculo dentro da mesma competência (Adiantamentos/Distribuição de Lucros) no momento de contabilizar ou gerar os lançamentos contábeis o sistema estava considerando sempre a data da última geração para todos os Ver mais...
Ver menos...

Quando existiam dois ou mais períodos de cálculo com o mesmo tipo de cálculo dentro da mesma competência (Adiantamentos/Distribuição de Lucros) no momento de contabilizar ou gerar os lançamentos contábeis o sistema estava considerando sempre a data da última geração para todos os lançamentos contábeis. Com o ajuste feito nesta versão o sistema passa considerar os valores de acordo com cada período de cálculo, respeitando também a data do lançamento contábil informada em parâmetro no momento da integração. É aconselhável que os lançamentos contábeis sejam gerados nas sequências dos cálculos, para facilitar o entendimento e conferência por parte do setor contábil, porém para o sistema não há qualquer restrição em gerá-los fora da sequência.

Relatórios - Relação de Cálculo Geral - Múltiplas Competências \ Rescisão

Melhoramos a demonstração do relatório Relação de Cálculo Geral, para casos em que existem empregados que passaram pelo processo de Folha Complementar Múltiplas Competências, com pagamento em Rescisão, quando estava sendo demonstrado os dados no relatório não eram considerados os valores Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos a demonstração do relatório Relação de Cálculo Geral, para casos em que existem empregados que passaram pelo processo de Folha Complementar Múltiplas Competências, com pagamento em Rescisão, quando estava sendo demonstrado os dados no relatório não eram considerados os valores correspondente ao período agrupador, com ajustes implementados os valores passam a ser considerados corretamente.

Cadastros - Meses para Renovação - Exames Médicos

Aumentamos o tamanho do campo: "Meses para Renovação" existente no cadastro do Exame Médico que se encontra em Cadastros \ Outros \ Exames Médicos, a partir desta versão passa a permitir até 3 caracteres.
Ver menos...

Aumentamos o tamanho do campo: "Meses para Renovação" existente no cadastro do Exame Médico que se encontra em Cadastros \ Outros \ Exames Médicos, a partir desta versão passa a permitir até 3 caracteres.

Relatórios - Ficha Registro Gráfica - Melhoria Professor

Realizamos algumas melhorias na Ficha Registro Gráfica para casos de professores na nova rotina, onde passamos a demonstrar no relatório que se encontra em Relatórios \ Funcionários \ Cadastros \ Ficha Registros, informações correspondente a Remuneração por Tipo de Aula, Carga Horária por Ver mais...
Ver menos...

Realizamos algumas melhorias na Ficha Registro Gráfica para casos de professores na nova rotina, onde passamos a demonstrar no relatório que se encontra em Relatórios \ Funcionários \ Cadastros \ Ficha Registros, informações correspondente a Remuneração por Tipo de Aula, Carga Horária por Atividade. Na parte destinada ao históricos sofreram alterações os seguintes históricos: Salário onde melhoramos as informações demonstradas e Carga Horária Por Tipo de Aula que substituiu a Escala. Alterações mencionadas são validas para Professores, lembrando que situações que em sua admissão o professor tem uma quantidade superior a 5 tipos de aula, ocorrerá quebra de página.

Relatórios - Aviso de Férias Coletivas MTE - Assinatura

Melhoramos o relatório Aviso Férias Coletivas MTE que se encontra em Relatórios \ Funcionários \ Férias \ Coletivas, anteriormente a palavra Assinatura estava sendo informada sem a letra A após a letra N.
Ver menos...

Melhoramos o relatório Aviso Férias Coletivas MTE que se encontra em Relatórios \ Funcionários \ Férias \ Coletivas, anteriormente a palavra Assinatura estava sendo informada sem a letra A após a letra N.

Cadastros - Seguros - Inclusão de dados da Apólice de Seguro

Implementamos dois novos campos no cadastro de Seguro e Seguro Proporcional chamados: - Apólice - Data de Validade Estes novos campos estão disponíveis também no Cadastro de Funcionário Completo, Consulta de Notificações e Cálculo . Os mesmos foram disponibilizados nos seguintes Ver mais...
Ver menos...


Implementamos dois novos campos no cadastro de Seguro e Seguro Proporcional chamados:

- Apólice

- Data de Validade

Estes novos campos estão disponíveis também no Cadastro de Funcionário Completo, Consulta de Notificações e Cálculo .

Os mesmos foram disponibilizados nos seguintes relatórios: Históricos de Seguro e Históricos de Seguro Proporcional que se encontram em Relatórios \ Funcionários \ Históricos, foi disponibilizado uma nova ordenação nos relatórios chamada Data de Validade e Notificações Texto e Notificações Gráfico que se encontram em Relatórios \ Funcionários \ Notificações.

Cálculo - Eventos - Vales nas Férias

Melhoramos a forma do processo de ordenação dos eventos para a estrutura: 97.06.02 ( Vales Parcelados Férias), anteriormente quando o código do evento que utilizava está estrutura era superior que o código do evento que carrega a estrutura: 97.07.01 (Desconto Adiant. Recibo Férias no Cálc. Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos a forma do processo de ordenação dos eventos para a estrutura: 97.06.02 ( Vales Parcelados Férias), anteriormente quando o código do evento que utilizava está estrutura era superior que o código do evento que carrega a estrutura: 97.07.01 (Desconto Adiant. Recibo Férias no Cálc. Normal), estava sedo duplicando o valor projetado no evento de Vales Parcelados nas Férias, ao realizar a integração com o cálculo mensal, com ajustes implementados a integração dos respectivos valores ocorre normalmente.

Configurações - Código Acesso - Validação

Implementamos algumas melhorias na tela de Código de Acesso Doméstico e Cadastramento Doméstico on-line, sendo elas: 1 - No Código de Acesso Doméstico, incluirmos o campo Tipo Certificado Digital - onde deverá ser informado o tipo do certificado utilizado pelo usuário, tendo as seguintes Ver mais...
Ver menos...

Implementamos algumas melhorias na tela de Código de Acesso Doméstico e Cadastramento Doméstico on-line, sendo elas:

1 - No Código de Acesso Doméstico, incluirmos o campo Tipo Certificado Digital - onde deverá ser informado o tipo do certificado utilizado pelo usuário, tendo as seguintes opções: A1, A3 e Nenhum, a opção Nenhum deve ser utilizado para Empregadores que não tem Certificado Digital.
2 - No Cadastramento Doméstica on-line, quando o navegador estiver desatualizado, o site exibirá a mensagem: Sr. Empregador, a versão deste Navegador está desatualizada. Por favor, atualize-a para continuar.
3 - No Cadastramento Doméstica on-line, quando os dados do Empregador estiverem incompletos no cadastro do site, o sistema realizará o preenchimento automático.

Temos algumas orientações:

Quando for inserido um cadastro manualmente pelo SITE do eSocial e salvou como Rascunho, para que o cadastro seja realizado corretamente pelo sistema Questor módulo Folha de Pagamento, a informação que existe referente ao rascunho deve ser excluída do usuário do site, desta forma o sistema realizará o preenchimento das informações corretamente. Desta forma: Os cadastros inseridos pela Rotina de Cadastramento Doméstica on-line devem ser preenchidos por completo no módulo Folha de Pagamento.

Quando estiver no decorrer do processo de cadastramento do Doméstico on-line e desejar sair da tela, deverá proceder da seguinte forma:

1° - Não deverá clicar no campo Sair existente no site;
2° - Deverá clicar nos Parâmetros para voltar ou fechar a tela.

Utilitários - Auditorias - Contabilização- Performance

Realizamos melhorias em algumas validações e de performance na utilização de múltiplas empresas no processo de Auditoria disponível no Menu: Utilitários / Auditorias Folha de Pagamento.
Ver menos...

Realizamos melhorias em algumas validações e de performance na utilização de múltiplas empresas no processo de Auditoria disponível no Menu: Utilitários / Auditorias Folha de Pagamento.

Arquivos - DIRF - Novo Validador DIRF 2016

Implementamos a Geração do Arquivo DIRF Ano Calendário 2015, para importação e validação no Programa DIRF 2016 Alterações Realizadas: No Registro "Dirf" Campo 6 passa a gerar L35QJS2; No Registro "DECPJ" Incluido novo Campo 12: Pgtos. Relacionados aos Jogos Olímpicos Rio 2016; No Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a Geração do Arquivo DIRF Ano Calendário 2015, para importação e validação no Programa DIRF 2016

Alterações Realizadas:

No Registro "Dirf" Campo 6 passa a gerar L35QJS2;
No Registro "DECPJ" Incluido novo Campo 12: Pgtos. Relacionados aos Jogos Olímpicos Rio 2016;
No Registro "RRA /IDREC / BPFRRA":Geração do Registro "RIP65" - Rendimentos Isentos - Parcela Isenta de Aposentadoria para Maiores de 65 anos;
No Registro "INF" :Campo 3 Alterado para até 500 caracteres permitidos.



Gerenciador de Empresas

Salvar Logs - Tipo da conexão

Implementamos um novo campo chamado "Porta" no Menu: Configurações / Opções Gerais. Neste campo será colocado a porta de conexão do Firebird quando a mesma for diferente da padrão 3050 e permitirá a utilização do Apelido descrito no Aliase na configuração da Base de Dados de Logs Em Ver mais...
Ver menos...

Implementamos um novo campo chamado "Porta" no Menu: Configurações / Opções Gerais.
Neste campo será colocado a porta de conexão do Firebird quando a mesma for diferente da padrão 3050 e permitirá a utilização do Apelido descrito no Aliase na configuração da Base de Dados de Logs


Em alguns casos poderá ocorrer a mensagem abaixo ao acessar o sistema

Erro base Log,revise a configuração, em Configuração/Opções Gerais
Os logs serão gravados na base de dados.


Os clientes que estão usando a porta Firebird junto com os dados do Servidor na configuração precisam retirar a informação e colocar no campo próprio, disponibilizado nesta versão.

Exemplo.:

Parâmetro "Servidor" 127.0.0.1/3051 deve ser deixado somente o dado 127.0.0.1 e o parâmetro 'PORTA" colocar, neste caso 3051, salvar e sair do sistema.

Transação

Múltiplos Comandos SQL

A partir desta versão, sempre que executados vários comandos SQL de escrita no Banco de Dados, ou seja, vários INSERT, UPDATE, DELETE é preciso fazer um processo diferente do que vinha sendo feito até então. Primeiro passo é abrir uma nova transação pelo botão Inicia uma nova transação Ver mais...
Ver menos...

A partir desta versão, sempre que executados vários comandos SQL de escrita no Banco de Dados, ou seja, vários INSERT, UPDATE, DELETE é preciso fazer um processo diferente do que vinha sendo feito até então.
Primeiro passo é abrir uma nova transação pelo botão Inicia uma nova transação na Conexão, feito isso, os comandos podem ser executados pelo botão Executa os SQLs(Ctrl+E), após finalizados os comandos, para que os dados sejam efetivamente inseridos, alterados ou deletados, é preciso comitar a Transação, isso é feito pelo botão Executa o comando Commit na transação aberta ReadOnly.
Após executado os comandos, também é possível cancelar essa operação através do botão Executa o comando Rollback na transação aberta ReadOnly, isso só é possível antes de comitar a Transação.