Gestão Contábil

Versão 1.1.124.0 publicada em 14/07/2015

Notas de versão


Financeiro

Rotina para Exclusão em massa de Transações

Implementamos na Área de Trabalho a nova funcionalidade Excluir Transações, permitirá ao Cliente excluir as transações por Data, Código, Finalidade, Tipo Operação, Valor, Origem entre outros filtros. Após a exclusão das transações o valor do contas a pagar ou a receber por exemplo Ver mais...
Ver menos...

Implementamos na Área de Trabalho a nova funcionalidade Excluir Transações, permitirá ao Cliente excluir as transações por Data, Código, Finalidade, Tipo Operação, Valor, Origem entre outros filtros.
Após a exclusão das transações o valor do contas a pagar ou a receber por exemplo retorna como aberta. Pelo fato de ser uma rotina que exige grande atenção, salientamos a importância da verificação de direitos de usuários quanto a rotina disponibilizada.

Geração RPS/NFSe - Município Carazinho/RS

Implementamos a geração do arquivo xml de RPS do Município de Carazinho/RS, no módulo Gerenciador de Empresas em Cadastros\Federais, Estaduais e Municipais\Municípios deverá ser definido no campo 'Sistema NFSe' a opção DBSeller, e no campo 'Configuração Sistema NFSe' selecionada a opção Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a geração do arquivo xml de RPS do Município de Carazinho/RS, no módulo Gerenciador de Empresas em Cadastros\Federais, Estaduais e Municipais\Municípios deverá ser definido no campo 'Sistema NFSe' a opção DBSeller, e no campo 'Configuração Sistema NFSe' selecionada a opção de 'Carazinho-RS Produção' ou 'Carazinho-RS Homologação'.

Transação de Pagamento - Complemento Histórico do Detalhamento

Ajustamos o Complemento do Histórico da Transação - Contas a pagar a Vista. No detalhamento da transação para Contas a pagar a vista, não incluíamos o complemento com as descrições da Série e número da NF.
Ver menos...

Ajustamos o Complemento do Histórico da Transação - Contas a pagar a Vista. No detalhamento da transação para Contas a pagar a vista, não incluíamos o complemento com as descrições da Série e número da NF.

Gerar RPS/NFSe - Município de Paraguaçu Paulista/SP

Implementamos a geração do arquivo xml de RPS do Município de Paraguaçu Paulista/SP, no módulo Gerenciador de Empresas em Cadastros\Federais, Estaduais e Municipais\Municípios deverá ser definido no campo 'Sistema NFSe' a opção ISS Web, e no campo 'Configuração Sistema NFSe' selecionada Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a geração do arquivo xml de RPS do Município de Paraguaçu Paulista/SP, no módulo Gerenciador de Empresas em Cadastros\Federais, Estaduais e Municipais\Municípios deverá ser definido no campo 'Sistema NFSe' a opção ISS Web, e no campo 'Configuração Sistema NFSe' selecionada a opção de 'Carazinho-RS Produção' ou 'Carazinho-RS Homologação'.

Fiscal

Relatórios - Livro Registro de Entradas (SP)

Incluímos a descrição IPI não Creditado nos Livros Registros de Entradas de SP. Essa informação será gerada baseando-se na tela de 'Detalhamento de Outros Impostos (SP)', esse é o valor que será gerado como 'IPI não Creditado' nos livros em questão.
Ver menos...

Incluímos a descrição IPI não Creditado nos Livros Registros de Entradas de SP. Essa informação será gerada baseando-se na tela de 'Detalhamento de Outros Impostos (SP)', esse é o valor que será gerado como 'IPI não Creditado' nos livros em questão.

ICMS/MT - Melhorias no PRODEIC

No 'Demonstrativo de Apuração do Benefício Fiscal - PRODEIC (MT)' efetuadas melhorias na apresentação do 'Demonstrativo', com novas totalizações e descrições. Também ajustamos o cálculo do PRODEIC, para diminuir a porcentagem corretamente. Criada nova opção em Ver mais...
Ver menos...

No 'Demonstrativo de Apuração do Benefício Fiscal - PRODEIC (MT)' efetuadas melhorias na apresentação do 'Demonstrativo', com novas totalizações e descrições. Também ajustamos o cálculo do PRODEIC, para diminuir a porcentagem corretamente.



Criada nova opção em 'Impostos/Estaduais/ICMS/MT/Duplicar Configuração de Naturezas - PRODEIC', está rotina serve para duplicar a configuração de regras do PRODEIC das CFOPS entre empresas do Estado do MT.

EFD Contribuições - Novos Cadastros F200, F205 e F210

Inovamos o cadastro da Unidade Imobiliária Vendida – F200 e implementamos os NOVOS cadastros Custo Incorrido da Unidade Imobiliária – F205 e Custo Orçado da Unidade Imobiliária Vendida – F210. No menu Saídas \ Atividades Imobiliárias temos as seguintes opções disponíveis: Unidade Ver mais...
Ver menos...

Inovamos o cadastro da Unidade Imobiliária Vendida – F200 e implementamos os NOVOS cadastros Custo Incorrido da Unidade Imobiliária – F205 e Custo Orçado da Unidade Imobiliária Vendida – F210.
No menu Saídas \ Atividades Imobiliárias temos as seguintes opções disponíveis:


Unidade Imobiliária

Integração Atividades Imobiliárias

Anterior a essa Versão apenas tínhamos o cadastro da Unidade Imobiliária Vendida – F200, já a partir dessa Versão temos o Cadastro do Imóvel e os cadastros detalhes do F200, F205 e F210.


Unidade Imobiliária Vendida – F200

Recebimento das Parcelas da Unidade Imobiliária Vendida, permitirá um Recebimento por Imóvel e Competência.

Custo Incorrido da Unidade Imobiliária – F205

Permitirá a pessoa jurídica escriturar os créditos referentes ao custo incorrido vinculado à unidade imobiliária vendida, construída ou em construção. Permitirá cadastrar um lançamento por Imóvel e Competência.

Custo Orçado da Unidade Imobiliária Vendida – F210

Permitirá a pessoa jurídica escriturar os créditos referentes ao custo orçado pra a conclusão da obra ou
melhoramento, vinculado à unidade imobiliária vendida em construção.

O detalhamento do Custo Incorrido e do Custo Orçado depende da informação do Percentual recebido da Unidade Imobiliária por Período.

ICMS/CE - Arquivo Ressarcimento de ICMS ST

Implementamos em 'Arquivos>Estaduais>CE>ICMS/CE' a geração do arquivo que trata a IN SEFAZ Nº 32 DE 30/10/12 do Estado do Ceará. Serão gerados dois arquivos formato TXT, contendo as informações dos documentos que possuírem informação na tela de Substituição Tributária com as seguintes Ver mais...
Ver menos...

Implementamos em 'Arquivos>Estaduais>CE>ICMS/CE' a geração do arquivo que trata a IN SEFAZ Nº 32 DE 30/10/12 do Estado do Ceará. Serão gerados dois arquivos formato TXT, contendo as informações dos documentos que possuírem informação na tela de Substituição Tributária com as seguintes Operações Fiscais:



Saídas: 11403, 11404, 11406, 11407, 11408, 11409, 11481;

Entradas: 11404, 11406, 11407, 11408, 11409, 11480;



Em função de não haver programa validador, efetuamos a conferência da geração dos campos em conformidade com o layout.

Apuração Simples Nacional - Regime de Caixa

Nessa Versão ajustamos as seguintes situações na Apuração do Simples Nacional: Regime de Caixa - Totalização Receita Bruta e Receita Recebida Controle dos valores de créditos referente a Devoluções de Vendas de Matriz e Filiais Totalização das Receitas lançadas por Outras Ver mais...
Ver menos...


Nessa Versão ajustamos as seguintes situações na Apuração do Simples Nacional:

Regime de Caixa - Totalização Receita Bruta e Receita Recebida

Controle dos valores de créditos referente a Devoluções de Vendas de Matriz e Filiais

Totalização das Receitas lançadas por Outras Operações (Regimes de Caixa e Competência)

Ajustado o preenchimento das Receitas no programa PGDAS-D que anteriormente estava preenchendo somente para uma das Filiais da Empresa.

ECF - Configuração por Regras Contábeis

Ajustamos a rotina (Impostos/Federais/ECF/Lucro Real ou Presumido/Configurar Regras Contábeis) ,que ao tentar configurar acima de 34 Contas Contábeis na tela da Grid estava retornando erro.
Ver menos...

Ajustamos a rotina (Impostos/Federais/ECF/Lucro Real ou Presumido/Configurar Regras Contábeis) ,que ao tentar configurar acima de 34 Contas Contábeis na tela da Grid estava retornando erro.

Importação CTe - Depurar Erro

Ajustado o erro 'List index out of bounds (0)' que ocorria para alguns Ctes, em função das mudanças nos Htmls efetuadas pela RFB.
Ver menos...

Ajustado o erro 'List index out of bounds (0)' que ocorria para alguns Ctes, em função das mudanças nos Htmls efetuadas pela RFB.

ECF - Registro Y540

Ajustamos o travamento na geração do arquivo da ECF. Foi alterado forma de geração do (Registro Y540 - Descriminação da Receita de Vendas dos Estabelecimentos por Atividade Econômica), que agora será gerado junto com Apuração da ECF, sendo desta forma recomendamos que as empresa Ver mais...
Ver menos...

Ajustamos o travamento na geração do arquivo da ECF.

Foi alterado forma de geração do (Registro Y540 - Descriminação da Receita de Vendas dos Estabelecimentos por Atividade Econômica), que agora será gerado junto com Apuração da ECF, sendo desta forma recomendamos que as empresa obrigadas a entrega deste registro Y540, seja feita usa configuração junto com Apuração do Imposto.
Caso não seja feita sua configuração junto com Apuração da ECF, quando for gerar a ECF e não existir configuração do Y540 não vai gerar no arquivo, sendo assim quando fizer a configuração do Y540 vai ter que reapurar novamente a ECF.

Folha de Pagamento

Cálculos - Vales - Validações e Desconto na Rescisão

Incluímos uma nova opção no cadastro de Vales que encontra-se em Cálculos \ Vales \ Tipos de Vales no campo Desconta na Rescisão: Até 30% das Verbas Rescisórias, estás verbas rescisórias será o Total de Proventos do empregado sem deduzir os efetivos descontos. Caso o cliente opte por Ver mais...
Ver menos...

Incluímos uma nova opção no cadastro de Vales que encontra-se em Cálculos \ Vales \ Tipos de Vales no campo Desconta na Rescisão: Até 30% das Verbas Rescisórias, estás verbas rescisórias será o Total de Proventos do empregado sem deduzir os efetivos descontos. Caso o cliente opte por está configuração deverá ser alterado a opção no cadastro do Tipo do Vale. Também realizamos uma inclusão na tela de lançamento de vales que encontra-se em Cálculo \ Vales \ Vales, onde no campo Tipo do Desconto criamos a opção Quitado Antecipadamente, está opção faz a mesma validação que a opção Não Lançar em Folha.


Realizamos algumas melhorias na rotina de vales, onde permitimos o usuário realizar um lançamento de um vale antes da competência inicial de desconto e incluímos uma validação permitindo a exclusão das parcelas cadastradas com o tipo de desconto Não Lançar em Folha e Quitado Antecipadamente.


Importante: Caso ocorra alguma diferença no cálculo referente ao valor de desconto do vale configurado com a opção: Até 30% das Verbas Rescisórias, e for identificado que algum evento não está englobando na base de cálculo, deverá ser inserido este evento na base de cálculo do evento de desconto com as seguintes configurações:

Acessar a seguinte rotina:
1 - Cadastros \ Eventos \ Eventos - informar o evento de desconto;
2 - Na base do evento de desconto informar o evento que não está sendo vinculado na base de cálculo, com o campo sinal do evento: SOMA e o Tipo Evento: 99-Somente Ordenação.

Arquivos - SEFIP - Compensação de INSS MEI 13º Prop.

Ajustamos a geração referente a compensação de 17% correspondente ao MEI, para os casos em que a ocorria rescisão com pagamento de 13° Salário Proporcional na competência de geração da SEFIP, não estava sendo considerado na compensação os valores relativos ao 13° Salário Ver mais...
Ver menos...

Ajustamos a geração referente a compensação de 17% correspondente ao MEI, para os casos em que a ocorria rescisão com pagamento de 13° Salário Proporcional na competência de geração da SEFIP, não estava sendo considerado na compensação os valores relativos ao 13° Salário Proporcional. Com os ajustes realizados passamos a realizar a projeção da compensação corretamente no arquivo SEFIP.RE.

Arquivos - SEFIP - Empresa Concomitante Com Obras

Implementamos nova funcionalidade no processo de Geração do Arquivo Sefip disponível no Menu: Arquivos / Sefip. A partir desta versão os Campos BUSCAR PORTE EMPRESA e OUTRA EMPRESA passam a ter novas funcionalidades. Havendo necessidade, o usuário poderá selecionar o porte da empresa ou da Ver mais...
Ver menos...

Implementamos nova funcionalidade no processo de Geração do Arquivo Sefip disponível no Menu: Arquivos / Sefip.

A partir desta versão os Campos BUSCAR PORTE EMPRESA e OUTRA EMPRESA passam a ter novas funcionalidades.
Havendo necessidade, o usuário poderá selecionar o porte da empresa ou da outra empresa (obra/Tomador) para geração da informação no arquivo Sefip.
Quando selecionado no campo BUSCAR PORTE EMPRESA a opção OUTRA EMPRESA , o sistema habilitará o campo OUTRA EMPRESA para o usuário selecionar entre as cadastradas, a outra empresa que deseja buscar o porte.

Esta nova funcionalidade poderá ser utilizada quando por exemplo.:

- Precisamos gerar um Arquivo Sefip de uma empresa optante pelo Simples que possua obras Não optantes, neste caso o usuário selecionará a outra empresa para a respectiva informação.


- Precisamos gerar um Arquivo Sefip de uma empresa Optante pelo Simples Anexo IV enquadrada também no Regime de desoneração da Folha de Pagamento, neste caso o usuário também selecionará a outra empresa para a respectiva informação.

A outra empresa selecionada, não precisa ser necessariamente fazer parte do arquivo, a informação do campo é apenas para pesquisa do porte.

Relatórios - Demonstrativo Rescisão - Detalhar Eventos Professor

Incluímos no relatório de Demonstrativo Rescisão - Gráfico que encontra-se em Relatórios \ Funcionários \ Rescisões \ Demonstrativo Rescisão - Gráfico , um novo parâmetro com o respectivo nome: Detalhar Eventos Professor, onde existe 3 opções: - Não Detalhar: Demonstrar conforme Ver mais...
Ver menos...

Incluímos no relatório de Demonstrativo Rescisão - Gráfico que encontra-se em Relatórios \ Funcionários \ Rescisões \ Demonstrativo Rescisão - Gráfico , um novo parâmetro com o respectivo nome: Detalhar Eventos Professor, onde existe 3 opções:



- Não Detalhar: Demonstrar conforme estava sendo realizado anteriormente sem nenhum detalhamento;

- Por Evento: Demonstrar os eventos e a baixo o detalhamento por tipo de aula e seus respectivos eventos;

- Por Tipo de Aula: Demonstrar os eventos com a quebra por tipo de aula, onde será demonstrado o Tipo de Aula e os respectivos eventos existentes.


Para conferência podemos conciliar os valores com o detalhamento da tela de rescisão caso seja necessário.

* Na implementação da Trf #373706 verificou que estrutura da tabela "CALCULOPROFSIMUL" estava incompleta assim foi alterada a FK FKCALCULOPROFSIMULRESCISAOSIM e FKCALCULOPROFSIMULFERIASSIMUL, e incluído os campos DATARESC e DATAPGTORESC, fez necessário alterarmos para dar continuidade na Trf #373706, como esta Tabela CALCULOPROFSIMUL foi criado nesta tarefa #142124 com o propósito de dar continuidade na versão de correção foi já realizado este ajuste antes da versão for liberado para os clientes.

Cálculos - Férias Normais - Desconto de Vales nas Férias

Implementamos a partir desta versão a possibilidade de calcular o desconto das parcelas do VALE, juntamente com o cálculo das Férias. Incluímos um novo parâmetro no Cadastro do Recibo de Férias: Descontar Vales. Quando selecionado a opção SIM, o sistema verificará no cadastro de Vales, Ver mais...
Ver menos...

Implementamos a partir desta versão a possibilidade de calcular o desconto das parcelas do VALE, juntamente com o cálculo das Férias.

Incluímos um novo parâmetro no Cadastro do Recibo de Férias: Descontar Vales. Quando selecionado a opção SIM, o sistema verificará no cadastro de Vales, todos os vales em que o Campo: DATA DO VALE é menor ou igual ao Campo: Data do Pagamento do Recibo de Férias, logo após verificará a competência e o valor da parcela que encontra-se no período inicial de Gozo das férias. Os vales que atenderem estas condições terão seu valor descontado no recibo de férias. Os vales que não atenderem a condição, serão descontados normalmente no cálculo mensal.

No primeiro mês de integração do Recibo de Férias no cálculo mensal, o sistema integrará também, os vales descontados nas férias, caso o colaborador não possua outros vales para a competência, somente os vales das férias serão calculados.

Para que o sistema consiga fazer o desconto e os respectivos controles será necessário realizar as seguintes configurações:

1. Acesse o Menu: Cadastros / Eventos / Eventos ou pressionando ao mesmo tempo as teclas: Crl+Shift+E;

- Tecle F12. Na aba PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO DOS CAMPOS marque todas opções, exceto as opções: Evento e Estrutura (este processo permitirá duplicar o evento), tecle OK;
- Selecione o evento de Vale utilizado no descontos mensais (calculado automaticamente pelo sistema pela Rotina dos Vales) e tecle F3 ou inserir novo, estando a opção do F12 marcada corretamente, o sistema fará a duplicação do evento, copiando todos os campos;
- Altere parte da descrição deste novo evento para melhor identificação, por exemplo, evento de origem Vales, poderá ser alterado o evento novo para Vales nas Férias;
- Coloque a Estrutura: 97.06.02 (Vales Parcelados Férias);
- Salve o evento;
- Na aba Tipos de cálculo, inclua os valores 50 (Férias Normais),52 (Férias Coletivas) e 60 (Rescisão)
- Na aba Tipos de Contrato, inclua os mesmos valores existentes no evento origem da duplicação, nesta aba são incluídos os códigos dos Tipos de Contratos os quais não desejamos que o sistema faça o cálculo, como a rotina só processará para quem possuir o vale Cadastrado, a aba poderá ser deixada sem informações.
- Selecione o próximo evento de vale caso exista e execute os mesmos procedimentos.


2. No Menu: Cálculos / Vales/ Tipos de Vales, incluímos um novo campo: Eventos Férias
Será preciso selecionar os eventos incluídos anteriormente e adicioná-lo no seu respectivo tipo de vale, desta forma o sistema conseguirá identificar qual evento deverá calcular e para cada tipo de vale ele será calculado.

Cálculo - Folha Normal - Contribuição Sindical Admitidos em Dezembro.

A partir desta versão passamos a considerar o cálculo da contribuição sindical para os empregados admitidos em Dezembro, sempre avaliando o campo Mês Contribuição Sindical, quando o mesmo for parametrizado com a competência será descontado conforme configuração em dezembro ou em janeiro Ver mais...
Ver menos...

A partir desta versão passamos a considerar o cálculo da contribuição sindical para os empregados admitidos em Dezembro, sempre avaliando o campo Mês Contribuição Sindical, quando o mesmo for parametrizado com a competência será descontado conforme configuração em dezembro ou em janeiro permitindo o usuário definir a sua necessidade.

Relatórios - PPP Gráfico - Quadro 15 - Laudo

Ajustamos a projeção para o campo 15, quando existe dois tipos de laudos para o mesmo cargo, anteriormente está listando a data do último laudo, com os ajustes realizados passam a demonstrar corretamente.
Ver menos...

Ajustamos a projeção para o campo 15, quando existe dois tipos de laudos para o mesmo cargo, anteriormente está listando a data do último laudo, com os ajustes realizados passam a demonstrar corretamente.

Cálculos - 13º Salário Integral - Empregados Demitidos

No cálculo referente ao 13° Salário Integral para os tipos de cálculo 21 - 13o Salário Integral e 23 - 13o Salário Integral (mês diferente de 12), melhoramos o controle para os casos de empregados demitidos na competência onde o cálculo estava sendo realizado.
Ver menos...

No cálculo referente ao 13° Salário Integral para os tipos de cálculo 21 - 13o Salário Integral e 23 - 13o Salário Integral (mês diferente de 12), melhoramos o controle para os casos de empregados demitidos na competência onde o cálculo estava sendo realizado.

Funcionários - Outros Rendimentos/DIRF - Informe/Outros - Rendimento Exclusivo

Alteramos a opção Empréstimos Contábeis - Observações Informe para Outros - Rendimento Exclusivo no cadastro de Outros Rendimentos que encontra-se em Funcionários \ DIRF \ Outros Rendimentos, com está alteração o usuário tem a possibilidade de informar a descrição necessária a ser Ver mais...
Ver menos...

Alteramos a opção Empréstimos Contábeis - Observações Informe para Outros - Rendimento Exclusivo no cadastro de Outros Rendimentos que encontra-se em Funcionários \ DIRF \ Outros Rendimentos, com está alteração o usuário tem a possibilidade de informar a descrição necessária a ser demonstrada no relatório de Informe de Rendimentos.

Configurações - Duplicar Configurações da Empresa - Atualizar Existentes

Realizamos algumas melhorias referentes a tela de Duplicar Configurações da Empresa que encontra-se em Configurações \ Duplicar \ Duplicar Configurações da Empresa, onde anteriormente não estava sendo atualizado os dados, mesmo o processo sendo executado sem inconsistências, desta forma Ver mais...
Ver menos...

Realizamos algumas melhorias referentes a tela de Duplicar Configurações da Empresa que encontra-se em Configurações \ Duplicar \ Duplicar Configurações da Empresa, onde anteriormente não estava sendo atualizado os dados, mesmo o processo sendo executado sem inconsistências, desta forma realizamos alguns ajustes, onde o campo Subscrever Quando Existir foi alterado para Deseja Alterar Existentes, as demais opções parametrizadas no campo Tabelas a Duplicar (Configurações) também serão atualizadas de acordo com a parametrização realizada.

Afastamentos - Licença Médica - Professor.

Melhoramos o cálculo referente a Licença Médica vinculada a contratos onde a fórmula de cálculo está parametrizada como Professor, anteriormente estava sendo projetados os eventos correspondentes a licença médica em todos os meses de afastamento, com os ajustes realizados a licença médica Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos o cálculo referente a Licença Médica vinculada a contratos onde a fórmula de cálculo está parametrizada como Professor, anteriormente estava sendo projetados os eventos correspondentes a licença médica em todos os meses de afastamento, com os ajustes realizados a licença médica passa a calcular corretamente conforme os afastamentos cadastrados.

Cálculo - Comissão - Estrutura (02.07.01.03)

Para empregados que recebem Salário + Comissão e na competência calculada existe lançamento no movimento variável ou fixo para o evento de Faltas Justificadas que utilizam a estrutura: 02.07.01.03, ajustamos a demonstração do campo referência para os eventos 90 - Comissão e Evento 91 - DSR Ver mais...
Ver menos...

Para empregados que recebem Salário + Comissão e na competência calculada existe lançamento no movimento variável ou fixo para o evento de Faltas Justificadas que utilizam a estrutura: 02.07.01.03, ajustamos a demonstração do campo referência para os eventos 90 - Comissão e Evento 91 - DSR s/Comissão quando existia a situação mencionada acima, anteriormente demonstrava equivocadamente o campo referência.

Funcionários - Simulação de Rescisões - Limpeza, Edição e Faltas.

Realizamos alguns ajustes e melhorias na rotina de Simulação de Rescisão que encontra-se em Funcionários \ Rescisões \ Simulação de Rescisões e Limpar Simulação de Rescisões, para situações onde a empresa estava configurada com Rateio Gerencial, Tipo de Aviso parametrizado como Ver mais...
Ver menos...

Realizamos alguns ajustes e melhorias na rotina de Simulação de Rescisão que encontra-se em Funcionários \ Rescisões \ Simulação de Rescisões e Limpar Simulação de Rescisões, para situações onde a empresa estava configurada com Rateio Gerencial, Tipo de Aviso parametrizado como Trabalhado Parcial e passamos a avaliar o campo Cálculo de Faltas.

Arquivos - Cadastramento NIS - Arquivo Retorno

Implementamos no módulo Folha de Pagamento uma nova opção que permitirá realizar a validação do arquivo Retorno do NIS disponibilizado pela CAIXA, sem a necessidade de abrir o arquivo em extensão txt , o processo realizado anteriormente é: 1 – Identificar o número do retorno; 2 – Ver mais...
Ver menos...

Implementamos no módulo Folha de Pagamento uma nova opção que permitirá realizar a validação do arquivo Retorno do NIS disponibilizado pela CAIXA, sem a necessidade de abrir o arquivo em extensão txt , o processo realizado anteriormente é:

1 – Identificar o número do retorno;
2 – Acessar o layout do NIS, buscar o ANEXO IV - TABELA DE MENSAGENS DO SISTEMA,
3 – Descobrir em qual tela do encontra-se o problema;
4 – Ajustar e gerar o arquivo novamente;
5 – Ter a possibilidade de esquecer algum erro e encaminhar com problema.

Com está implementação nossos clientes deveram realizar os seguintes passos:

1 – Acessar o módulo Folha de Pagamento;
2 – Acessar a seguinte rotina: Arquivos \ Cadastramento NIS \ Arquivo Retorno.

Conforme as orientações a seguir realizaremos a validação do arquivo:

Parâmetros: Empresa e Diretório / Arquivo, devemos informar o código da empresa que o arquivo pertence e o arquivo retorno, executar o processo pelo ícone seta verde ou F9.

Correção: será realizado a validação dos números correspondentes as mensagens de retorno do arquivo. Identificando o código do funcionário, nome do funcionário, na grid retornará o código do campo, descrição, sequencia, cód. erro, inconsistência/ação e conteúdo.

Através desta tela com um duplo click do mouse ou CTRL+ENTER sobre o registro com inconsistência, o sistema abrirá de forma automática a tela que deverá ocorrer o ajuste, após oi ajuste realizado e sair da tela será marcado está linha como conferida destacando a mesma na cor verde.

Relatório: será projetado os dados existentes na tela de correção pra o relatório caso o cliente necessite imprimir ou exportar, neste relatório será demonstrado a empresa com o código, o arquivo que foi validado e os empregados com as respectivas inconsistências.

Cálculo - Folha Complementar - Licença Maternidade (Médias)

Melhoramos a forma de encontrar os 6 meses anteriores ao cálculo correspondente as médias vinculadas a Licença Maternidade, para situações que existem cálculo de Folhas Complementares no decorrer destes 6 meses. Para estes casos ao realizar o cálculo da folha complementar relativo aos 6 Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos a forma de encontrar os 6 meses anteriores ao cálculo correspondente as médias vinculadas a Licença Maternidade, para situações que existem cálculo de Folhas Complementares no decorrer destes 6 meses. Para estes casos ao realizar o cálculo da folha complementar relativo aos 6 meses anteriores a licença maternidade, caso a funcionária já esteja em processo de gozo desta licença devemos calcular uma folha complementar referente ao 1° mês, para que os eventos que compõem o cálculo das médias englobem a média da licença maternidade.


Por Exemplo:


Se realizarmos o cálculo somente a partir do segundo mês de licença maternidade ignorando o primeiro mês, o valor a ser projetado no evento de média não irá considerar o cálculo complementar, desta forma para os casos de licença maternidade devemos sempre complementar desdo primeiro mês de gozo da licença.

Provisões - 13° Salário - FGTS 13º Complementar

Para atender a situação de cálculo de folha complementar referente ao mês de dezembro, quando há décimo terceiro complementar pago no ano seguinte foi necessário criarmos novas estruturas de cálculo para controlar o pagamento e contabilização dos valores deste 13o salário complementar. Ver mais...
Ver menos...

Para atender a situação de cálculo de folha complementar referente ao mês de dezembro, quando há décimo terceiro complementar pago no ano seguinte foi necessário criarmos novas estruturas de cálculo para controlar o pagamento e contabilização dos valores deste 13o salário complementar.

Por se tratar de valor correspondente ao ano anterior, o valor do 13o salário complementar não pode ser lançado como baixa na provisão de 13o salário, mas sim como despesa de 13o salário no próprio ano.

Para atender esta situação foram incluídas as seguintes estruturas no sistema:
04.03.01.04 - 13o Salário Complementar Ano Anterior
04.03.02.04 - 13o Salário Complementar a devolver Ano Anterior
98.01.17 - FGTS S/13o Salário Complementar Ano Anterior

Eventos:
É necessário incluir um evento para cada uma das estruturas acima. Para facilitar o cadastramento pode-se utilizar as mesmas configurações dos seguintes eventos:
13o Salário Complementar -> 13o Salário Complementar Ano Anterior
13o Salário Complementar a Devolver -> 13o Salário Complementar a devolver Ano Anterior
FGTS S/13o Salário -> FGTS S/13o Salário Complementar Ano Anterior

Para incluir o evento copiar todos os dados, exceção para o código, descrição e a estrutura que deverá ser conforme acima.

Tabelas Contábeis:
Também é necessário incluir Tabelas Contábeis específicas para a contabilização destes eventos. As contas contábeis a serem informadas nestas tabelas contábeis deverão ser as contas de despesas e não as contas de provisão. O valor será considerado como despesa no mês de pagamento (não há provisão para este valor).

GRRF - Prazo de Pagamento - Aviso Dispensado

Passamos a gerar o arquivo GRRF com código 3 - Ausência e Dispensa quando no cadastro da rescisão os campos a seguir forem parametrizados conforme orientações: Tipo Aviso Prévio for Trabalhado, a causa de demissão igual a Demissão Sem Justa Causa (afastamento na SEFIP I1) e o campo Novo Ver mais...
Ver menos...

Passamos a gerar o arquivo GRRF com código 3 - Ausência e Dispensa quando no cadastro da rescisão os campos a seguir forem parametrizados conforme orientações: Tipo Aviso Prévio for Trabalhado, a causa de demissão igual a Demissão Sem Justa Causa (afastamento na SEFIP I1) e o campo Novo Emprego Durante Aviso Prévio estiver preenchido como SIM. Anteriormente para os casos em que o empregado conseguia um emprego durante o aviso prévio o usuário precisava alterar manualmente no programa GRRF Eletrônica disponibilizado pela CAIXA, com a implementação passamos a gerar está informação automática.

Relatórios - Termo de Rescisão Contrato de Trabalho - PORTARIA Nº 1.057

Melhoramos o Termo de Rescisão Contrato de Trabalho conforme PORTARIA Nº 1.057 DE 06 DE JULHO DE 2012, para os seguintes campos: Campos 53 - Adicional Insalubridade e 54 - Adicional Periculosidade: passam a demonstrar o percentual informado no cadastro do adicional. Campos 61 - Multa Art. Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos o Termo de Rescisão Contrato de Trabalho conforme PORTARIA Nº 1.057 DE 06 DE JULHO DE 2012, para os seguintes campos:



Campos 53 - Adicional Insalubridade e 54 - Adicional Periculosidade: passam a demonstrar o percentual informado no cadastro do adicional.

Campos 61 - Multa Art. 479/CLT, 104 - Multa Art. 480/CLT e 105 - Empréstimo em Consignação: passam a ser demonstrados somente quando participarem do movimento da rescisão.

Funcionários - Cálculo Vale Transporte - Admitidos

Corrigimos o cálculo do Vale Transporte que estava considerando para o cálculo os empregados admitidos no dia 01 do mês, os demais empregados admitidos no decorrer do mês não eram considerados pra o cálculo, com os ajustes realizados o cálculo passa a considerar todos os admitidos e ativos Ver mais...
Ver menos...

Corrigimos o cálculo do Vale Transporte que estava considerando para o cálculo os empregados admitidos no dia 01 do mês, os demais empregados admitidos no decorrer do mês não eram considerados pra o cálculo, com os ajustes realizados o cálculo passa a considerar todos os admitidos e ativos dentro da competência.

Relatórios - Recibo de Férias - Dias de Direito Tipo Contrato Parcial

Melhoramos a forma de demonstrar o campo Dias Direito no relatório Recibo Férias - Gráfico, para os tipos de contrato que estão configurados com o campo Direito Férias onde este direito de férias os avos por Dia tem mais de três casas decimais após a vírgula, por exemplo: Tipo de Ver mais...
Ver menos...

Melhoramos a forma de demonstrar o campo Dias Direito no relatório Recibo Férias - Gráfico, para os tipos de contrato que estão configurados com o campo Direito Férias onde este direito de férias os avos por Dia tem mais de três casas decimais após a vírgula, por exemplo:


Tipo de Contrato: Tempo Parcial (22 a 25 hrs)


Direito Férias: Tempo Parcial (20 a 22 hrs)


Avo Dias Férias: 1,333333


Para está situação passamos a arredondar a segunda casa decimal em vez demonstrarmos 15,999996 em 12 Avos de Férias, demonstraremos 16.

Funcionários - Contrato Empregado - Local Contábil 0 (zero)

Para empresas que não utilizam configuração para contabilização dos lançamentos contábeis que encontra-se em Configurações \ Empresa campo Contabiliza configurado como Não, ao cadastrar uma empresa que esteja com está configuração, no momento de realizar o primeiro registro para o Ver mais...
Ver menos...

Para empresas que não utilizam configuração para contabilização dos lançamentos contábeis que encontra-se em Configurações \ Empresa campo Contabiliza configurado como Não, ao cadastrar uma empresa que esteja com está configuração, no momento de realizar o primeiro registro para o Empregado, será inserido automaticamente o Local Contábil 0 - Nenhum para a empresa e para o empregado cadastrado, posteriormente sempre será inserido nos próximos registros o local contábil 0 - Nenhum.

Utilitários - Transferência para Outra Empresa - Campo Percepção Seguro Desemprego

Ajustamos o processo de transferência para outra empresa que encontra-se em Utilitários \ Transferência P\ Outra Empresa, onde ao criar o novo registro do empregado na empresa destino o campo Percepção / Tramitação do Seguro Desemprego estava sendo criado em branco, com os ajustes realizados Ver mais...
Ver menos...

Ajustamos o processo de transferência para outra empresa que encontra-se em Utilitários \ Transferência P\ Outra Empresa, onde ao criar o novo registro do empregado na empresa destino o campo Percepção / Tramitação do Seguro Desemprego estava sendo criado em branco, com os ajustes realizados passamos a transferir a mesma informação existente no contrato de trabalho da empresa origem.

Tecnologia

Instalação - Questor Tributário - Linhas de Comando

Nesta versão atualizamos também a versão do nInstalador, programa utilizado para instalar/atualizar o sistema. Dentre as melhorias feitas destacamos. - Nesta nova versão os arquivos serão descompactados em memória, o que torna a instalação mais rápida. - Implementamos recursos para Ver mais...
Ver menos...

Nesta versão atualizamos também a versão do nInstalador, programa utilizado para instalar/atualizar o sistema. Dentre as melhorias feitas destacamos.
- Nesta nova versão os arquivos serão descompactados em memória, o que torna a instalação mais rápida.
- Implementamos recursos para utilizar o instalador por linha de comando conforme documentação detalhada abaixo.

A forma de atualização utilizada pelos clientes não muda, ou seja, somente aqueles que optarem por utilizar as linhas de comando é que precisam efetuar as configurações, para os demais a atualização continua da mesma forma.

Na atualização desta versão o sistema irá baixar o novo nInstalador.exe de forma automática (primeiro passo da instalação) e a partir daí já fará uso do novo recurso.

Para o cliente que desejar utilizar linhas de comando para instalar o sistema, acompanhe os procedimentos abaixo.

A sintaxe para a instalação é a seguinte:

nInstalador.exe m auto [origem] [local] [pasta] [servidorproxy] [porta] [usuário] [senha]

Onde:

- Origem: Origem da instalação, valores válidos: 0(Local), 1(Local Específico), 2(Internet Http)
- Local: Local ou endereço onde se encontram os arquivos de instalação, não obrigatório para a origem = Local.
- Pasta: Pasta onde será instalado o sistema.
- Servidorproxy: Não obrigatório. Caso a instalação via internet http utilize proxy, informar o servidor.
- Porta: Não obrigatório. Caso a instalação via internet http utilize proxy, informar a porta
- Usuário: Não obrigatório. Caso a instalação via internet http utilize proxy informar o usuário, caso seja necessário.
- Senha: Não obrigatório. Caso a instalação via internet http utilize proxy informar a senha do usuário, caso seja necessário.

É possível instalar automaticamente direto da internet, ou caso a versão já tenha sido baixada em alguma pasta (c:\Instalador, por exemplo) é possível executar a instalação utilizando esta pasta e a opção local (caso o instalador esteja na mesma pasta) ou local específico (caso não esteja na mesma pasta). Abaixo o exemplo de cada situação:

LOCAL - Instalador e arquivos baixados na mesma pasta:

nInstalador.exe m auto 0 c:\nQuestor\

Nesta forma o nInstalador.exe deve ser executado na mesma pasta aonde estão os arquivos da atualização da versão.

LOCAL ESPECÍFICO - Instalador não se encontra na mesma pasta dos arquivos baixados:

nInstalador.exe m auto 1 c:\Instalador c:\nQuestor\

Nesta forma o nInstalador.exe está em uma pasta diferente da pasta aonde estão os arquivos da nova versão, devemos informar então a pasta aonde estão estes arquivos (neste exemplo c:\Instalador).

INTERNET HTTP:

nInstalador.exe m auto 2 http://www.newinf.com.br/download/windows/QuestorNovo/Versao c:\nQuestor\

Caso a instalação seja via Http, o instalador irá fazer o download da versão na pasta onde se encontra e logo em seguida irá instalar a mesma.
Ao final da instalação, na pasta onde se encontra o nInstalador é gerado um log("Log_install.log") para identificação de erros, caso os mesmos venham a ocorrer durante a instalação.

O usuário poderá utilizar arquivos *.BAT para facilitar a execução do comando, vale lembrar ainda, que por ser linha de comando é necessário identificar o local aonde está o arquivo nInstalador.exe, para isso, pode-se acrescentar na linha de comando todo o caminho, inclusive a unidade e pasta aonde está localizado o arquivo.

Outro detalhe importante a ser lembrado é que o comando é executado em linha de comando e executado em memória, com isso não há barra de status ou orientação sobre os arquivos, podendo dar a impressão de processo parado ou travado, por isso, para certificar-se de que o comando está realmente correto aconselha-se executá-lo em linha de comando tendo certeza de que está correto para posterior utilização em arquivo bat.

ZEN

Ícone do Sistema Questor Zen no Tributário

Habilitamos o Ícone do Sistema Questor Zen no Questor Tributário, permitindo acesso rápido à página do Escritório no Zen.
Ver menos...

Habilitamos o Ícone do Sistema Questor Zen no Questor Tributário, permitindo acesso rápido à página do Escritório no Zen.