Gestão Contábil

Versão 1.1.111.0 publicada em 09/07/2014

Notas de versão


Contabilidade

Demonstrações Contábeis - Campos Acessórios

Implementamos nos relatórios contábeis a possibilidade de demonstração de acordo com a Circular do estado do Paraná de nr 16/2007/SCS/DNRC/GAB. Para tal demonstração nos relatórios contábeis utilizar o parâmetro de "reconhecimento" que este é demonstrado a partir do menu Ver mais...
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Implementamos nos relatórios contábeis a possibilidade de demonstração de acordo com a Circular do estado do Paraná de nr 16/2007/SCS/DNRC/GAB.
Para tal demonstração nos relatórios contábeis utilizar o parâmetro de "reconhecimento" que este é demonstrado a partir do menu Configurações\Controle de livros - termos e reconhecimento. Criado um parâmetro para o usuário informar: Reconhecimento em todas as folhas - opção de sim/não.

Dados Usuário Relatórios Contábeis

Implementamos nos relatórios contábeis possibilidade de demonstrar o usuário que está emitindo o respectivo relatório. Fora implementado nos parâmetros de geração campo "Demonstrar Usuário" sim/não.
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Implementamos nos relatórios contábeis possibilidade de demonstrar o usuário que está emitindo o respectivo relatório. Fora implementado nos parâmetros de geração campo "Demonstrar Usuário" sim/não.

Notas Explicativas - Ajustar as Variáveis Contábeis das Operações Matemáticas

Modificamos a sintaxe das operações matemáticas no cadastro de notas explicativas. Ao elaborar notas explicativas, em algumas situações, há necessidade do usuário efetuar operações matemáticas sobre valores contábeis, utilizando as variáveis contábeis (ctbSan, ctbDeb, ctbCre, ctbMov e Ver mais...
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Modificamos a sintaxe das operações matemáticas no cadastro de notas explicativas. Ao elaborar notas explicativas, em algumas situações, há necessidade do usuário efetuar operações matemáticas sobre valores contábeis, utilizando as variáveis contábeis (ctbSan, ctbDeb, ctbCre, ctbMov e ctbSat) indicando contas contábeis. Abaixo exemplo da sintaxe a ser utilizada em cada uma das expressões.
Somar -> @var(expr;@ctbSat;115;+;@ctbSat;125)
Dividir -> @var(Expr;@ctbSat;115;/;@ctbSat;125)
Multiplicar -> @var(Expr;@ctbSat;115;*;@ctbSat;125)
Diminuir -> @var(Expr;@ctbSat;115;-;@ctbSat;125)
Onde 115 e 125 são as contas contábeis envolvidas nas operações.
Neste exemplo está sendo utilizado o saldo atual das contas para montar os valores nos relatórios, mas o usuário poderá utilizar qualquer uma das variáveis, conforme exemplificado acima.
Nas fórmulas aonde o usuário precisar mais de uma operação, deverá utilizar as expressões:
@AbreParenteses
@FechaParenteses
para fazer as separações, tendo a mesma característica dos parênteses, porém como estes sinais já foram utilizados para outras finalidades, definimos estas expressões com esta funcionalidade. No exemplo abaixo os valores serão somados e depois divididos por 2;
@var(expr;@AbreParenteses;@ctbSat;115;+;@ctbSat;125;@FechaParenteses;/;2)

Explicando a Sintaxe:
A expressão é executada em linha, ou seja, os comandos são interpretados um a um e executados, por este motivo, toda a expressão deverá estar na sequência, separados por chaves respeitando as operações matemáticas.
@var(expr;@ctbSat;115;+;@ctbSat;125)
@var -> Indica o início da expressão, sempre deverá ser utilizada.
expr -> Deve ser utilizada sempre em operações matemática pois identifica que a expressão refere-se a elas.
@ctbSat -> A variável a ser utilizada, neste caso o saldo atual da conta, na data final de emissão das notas explicativas, mas pode ser utilizado também ctbSan, ctbDeb, ctbCre e ctbMov.
Conta -> Informar ao código da conta contábil a ser utilizada
Operação -> Sinal da operação matemática (+ mais, - menos, / divide, * multiplica, ^ potenciação)
; -> o sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado para separar todas as expressões ou campos na linha.
@AbreParenteses/@FechaParenteses -> Devem ser utilizadas para identificar as prioridades nos cálculos.

Relatórios Contábeis em Outros Idiomas/Moedas

Implementamos nos caminhos de Cadastros\Sintáxes Ortográficas\Configurações de Idiomas do Plano Padrão\Plano Específico\Sintáxes Ortográficas, possibilidade do usuário efetivar tradução pelo ícone implementado (Shift+Ctrl+T), informando "Idioma Origem" e "Idioma Destino", onde o sistema Ver mais...
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Implementamos nos caminhos de Cadastros\Sintáxes Ortográficas\Configurações de Idiomas do Plano Padrão\Plano Específico\Sintáxes Ortográficas, possibilidade do usuário efetivar tradução pelo ícone implementado (Shift+Ctrl+T), informando "Idioma Origem" e "Idioma Destino", onde o sistema irá efetivar a tradução do texto original.

Utilitário Contábil – Criar Conta Clientes e Fornecedores Com Saldo

Criamos no processo do menu Utilitários\Plano de Contas\Criar Conta Clientes e Fornecedores com Saldo, parâmetro para selecionar pessoa (Cliente/Fornecedor), campo do tipo multi seleção e não obrigatório.
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Criamos no processo do menu Utilitários\Plano de Contas\Criar Conta Clientes e Fornecedores com Saldo, parâmetro para selecionar pessoa (Cliente/Fornecedor), campo do tipo multi seleção e não obrigatório.

SPED Contabil - Cadastro do Contador

Implementamos campos no menu Cadastros\Contadores, para informação dos seguintes dados: Número Sequencia CRC Data CRC E Mail No campo "Número Sequencia CRC" deverá ser informado da seguinte forma: UF/YYYY/NÚMERO (SC/2011/00001). Tal implementação impactará no arquivo Sped Contábil, no Ver mais...
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Implementamos campos no menu Cadastros\Contadores, para informação dos seguintes dados:
Número Sequencia CRC
Data CRC
E Mail
No campo "Número Sequencia CRC" deverá ser informado da seguinte forma: UF/YYYY/NÚMERO (SC/2011/00001).
Tal implementação impactará no arquivo Sped Contábil, no registro J930, campos (07, 09, 10 e 11).

Plano de Contas Referencial - Mais de um Plano por Empresa

Modificamos a rotina de planos referenciais, implementando vários novos conceitos e controles, dentre os quais destacamos a possibilidade da inclusão de diversos planos referenciais na mesma empresa, a emissão de um balancete totalizando pelas contas do plano referencial e ainda as opções de Ver mais...
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Modificamos a rotina de planos referenciais, implementando vários novos conceitos e controles, dentre os quais destacamos a possibilidade da inclusão de diversos planos referenciais na mesma empresa, a emissão de um balancete totalizando pelas contas do plano referencial e ainda as opções de Sped Contábil e Fcont que passam a permitir configurações de planos diferentes para cada ano. Abaixo os novos procedimentos para utilização do plano de contas referencial.

Cadastro do Plano Referencial:
No menu Cadastros/Plano de Contas Outros/Plano de Contas Referencial o usuário poderá cadastrar diversos modelos de planos de contas, os quais serão relacionados aos modelos de planos de contas padrão ou específico, sendo possível definir mais de um plano referencial para cada plano padrão ou para cada empresa. Dentro desta opção será aberta uma tela de cadastro com as opções, através da tecla F1 consulte a forma correta de preenchimento dos campos.

Relacionar Planos/Contas Referenciais com Planos Padrões/Específicos:
Após efetuar o cadastro dos planos referenciais é necessário relacionar as contas contábeis com os planos e contas referenciais, para este procedimento existem duas possibilidades:
1 - Cadastrando na própria conta contábil: Ao cadastrar uma conta contábil, tanto padrão como específica, há uma aba chamada Plano Referencial, pela qual será possível vincular esta conta contábil a um ou vários planos e contas referenciais.
2 - Utilizando a rotina de relacionamento: No menu Cadastros/Plano de Contas Outras há duas opções em que o usuário poderá optar para o relacionamento de contas, uma para os planos padrões e outra para as contas específicas. Ao acessar estas opções o sistema trará todas as contas do plano em forma de lista e o usuário poderá relacionar, em sequência, os planos e contas a cada conta contábil.

Planos Referenciais Por Empresa:
Os planos referenciais que a empresa for utilizar deverão ser cadastrados nesta opção, assim, mesmo que tenhamos diversos planos relacionados ao plano padrão da empresa, somente aqueles relacionados a empresa é que serão possíveis de serem utilizados.

SPED Contábil/Fcont:
No Sped Contábil e no Fcont eram permitidos somente os planos referenciais da Receita Federal e Cosif, que possuíam campos fixos nas configurações, e o usuário escolhia um dos dois modelos. Com a nova implementação, o usuário poderá definir diversos códigos de planos de contas referenciais e no momento de efetuar a configuração, optar por qual modelo pretende utilizar naquele período. Lembrando ainda que a partir da versão 3.0 do Sped contábil não estão mais sendo informados os registros da conta relacionada.

Relatórios/Balancete Plano Referencial:
Incluímos no menu de balancetes um novo modelo que permitirá a emissão utilizando a estrutura de contas do plano referencial, útil para comparações com valores apresentados pelos validadores, ou envio ao órgão que administra este plano e que solicita o relatório na sua estrutura. Para utilizar este relatório é imprescindível que o relacionamento de todas as contas contábeis com saldo e movimento tenham sido feitos para que os valores fechem com os saldos contábeis (serão listadas somente contas relacionadas). Também é importante observar a definição correta da classificação das contas do plano referencial para que o sistema consiga fazer as totalizações adequadamente.

Conversão dos Dados:
Ao converter os dados da versão o sistema trará todas as informações da maneira como estavam na versão anterior, já nas novas tabelas, portanto, empresas que já possuíam plano de contas relacionados ou configurados na geração do sped/fcont serão convertidas para as novas tabelas, assim como os relacionamentos que já existiam entre contas contábeis e referenciais serão mantidos.

Contabilidade - Logs de Todos os Lançamentos Excluídos em uma Transação

Com a implementação do recurso que permite a exclusão de todos os lançamentos contábeis de uma transação ao excluir um deles, o sistema estava gravando no arquivo de logs somente o lançamento que originou a exclusão, gerando dúvidas sobre o destino dos demais lançamentos. Agora no Ver mais...
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Com a implementação do recurso que permite a exclusão de todos os lançamentos contábeis de uma transação ao excluir um deles, o sistema estava gravando no arquivo de logs somente o lançamento que originou a exclusão, gerando dúvidas sobre o destino dos demais lançamentos. Agora no arquivo de log, os lançamentos excluídos em conjunto pela transação serão gravados com a informação 'Registro excluído em decorrência da exclusão da transação efetuada pelo usuário' e serão possíveis de serem consultados caso houver necessidade.

Troca-Plano Plano Específico para Plano Padrão.

Ajustamos a funcionalidade da conversão do Plano de Contas Específico para o Plano de Contas Padrão, na rotina no menu "Utilitários\Plano de Contas\Converter Plano Específico para Padrão".
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Ajustamos a funcionalidade da conversão do Plano de Contas Específico para o Plano de Contas Padrão, na rotina no menu "Utilitários\Plano de Contas\Converter Plano Específico para Padrão".

Controle de Tributos

Incluir Campo Filial nas Tabelas Contabéis do Módulo Controle de Tributos

Implementamos um novo controle para as tabelas contábeis do módulo de controle de tributos. A partir de agora o usuário poderá determinar a filial na qual o lançamento contábil será feito. No cadastro das tabelas contábeis foi adicionado um novo campo chamado Filial, no qual o usuário Ver mais...
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Implementamos um novo controle para as tabelas contábeis do módulo de controle de tributos. A partir de agora o usuário poderá determinar a filial na qual o lançamento contábil será feito. No cadastro das tabelas contábeis foi adicionado um novo campo chamado Filial, no qual o usuário poderá informar o código fixo da filial para o lançamento contábil. Por exemplo, nos casos em que todos os pagamentos são centralizados na matriz, será permitido informar o código da matriz no lançamento a crédito e independente da filial selecionada em F7 o sistema efetuará o lançamento nesta filial informada. Quando não informado código da filial, será utilizado o código da filial selecionada em F7. A informação deverá ser feita para cada tabela contábil, de acordo com sua necessidade.

Outra implementação é a possibilidade de deixar o código da conta contábil em branco para que seja solicitada no momento do lançamento da baixa. Agora o campo da conta contábil não é mais obrigatório, podendo ficar em branco, quando isso ocorrer será aberta uma grid junto a tabela contábil, na qual o usuário determinará as contas possíveis de serem utilizadas no lançamento, não informando conta nesta tabela, poderá utilizar qualquer uma das contas do plano específico no momento do lançamento. Este recurso poderá ser utilizado para aquelas situações aonde há alteração da conta de pagamento em cada mês evitando a necessidade de uma tabela contábil para cada conta.

Para usuários que utilizam o módulo fiscal já possuem o conhecimento da implementação pois o conceito agora implementado no módulo controle de tributos é igual ao utilizado nas tabelas do fiscal.

IMPORTANTE observar que há necessidade de liberação de direito de acesso a nova tabela incluída para controle das contas contábeis, portanto, cliente que utilizam controle de direitos de acesso deverão acessar o gerenciador de empresas na opção de definir os direitos de acesso e liberar o direito aos grupos necessários.

Financeiro

Financeiro|Notas Canceladas

Implementamos possibilidade de emissão de um relatório de notas canceladas em um determinado período. A demonstração das notas canceladas se dará no relatório: Relatórios\Movimentos\Faturamento\Recibo ou Nota Fiscal com a opção nos parâmetros de emissão como "Impressão Notas Ver mais...
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Implementamos possibilidade de emissão de um relatório de notas canceladas em um determinado período. A demonstração das notas canceladas se dará no relatório: Relatórios\Movimentos\Faturamento\Recibo ou Nota Fiscal com a opção nos parâmetros de emissão como "Impressão Notas Canceladas" Sim/Não.

Cancelamento NFSe Maringá

Ajustamos o processo de envio de cancelamento da NFSe do município de Maringá PR.
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Ajustamos o processo de envio de cancelamento da NFSe do município de Maringá PR.

Lei da Transparência - Cálculo Valor Líquido

Implementamos no menu de Configurações\Configurações Escritório parâmetro para o usuário informar se a demonstração do cálculo da Lei da Transparência será pelo valor líquido, ou seja, deverá considerar o valor de desconto. Esse parâmetro irá ser possível a utilização quando o Ver mais...
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Implementamos no menu de Configurações\Configurações Escritório parâmetro para o usuário informar se a demonstração do cálculo da Lei da Transparência será pelo valor líquido, ou seja, deverá considerar o valor de desconto. Esse parâmetro irá ser possível a utilização quando o usuário optar em usar uma alíquota padrão e não alíquota da Lei da Transparência serviço por serviço.

Fiscal

Importação NFe - Tratamento dos Descontos, Seguro, Frete e Outras Despesas

Criamos novas configurações a serem utilizadas na Importação da NF-e, com elas será possível tratar os casos onde os valores de Seguro, Frete, Desconto e Outras Despesas estiverem apenas no Total da Nota. Com a configuração é possível definir se esse valor que está no total da nota pode Ver mais...
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Criamos novas configurações a serem utilizadas na Importação da NF-e, com elas será possível tratar os casos onde os valores de Seguro, Frete, Desconto e Outras Despesas estiverem apenas no Total da Nota. Com a configuração é possível definir se esse valor que está no total da nota pode ou não ser rateado proporcionalmente entre os itens.
As configurações foram incluídas no menu Configurações \ Importações na opção NF-e com os seguintes nomes:

Rateio Seguro
Rateio Frete
Rateio Desconto
Rateio Outros


Todas as configurações possuem duas opções:

Ratear valor por item - Usa o valor que está no total da nota de entrada e proporcionaliza nos itens no campo específico.
Não ratear - Grava o valor que está no total da nota no lançamento de entrada e não grava nenhum valor nos itens.

Configurações de Importação - Menu Dinâmico

Melhoramos a usabilidade dos cadastros de Configuração de Importação no sistema, passando a ter apenas uma opção no menu, em Configurações \ Importações. Através dessa opção o usuário seleciona a obrigação que deseja configurar a importação e depois realiza a devida Ver mais...
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Melhoramos a usabilidade dos cadastros de Configuração de Importação no sistema, passando a ter apenas uma opção no menu, em Configurações \ Importações. Através dessa opção o usuário seleciona a obrigação que deseja configurar a importação e depois realiza a devida configuração.

PERD COMP - Geração do Arquivo para Fichas R11 e R12

Implementamos para geração do arquivo PER-DCOMP os registros R11 e R12:

R11 - Ficha 011 - Livro Registro de Apuração do IPI no Período do Ressarcimento - Entradas.
R12 - Ficha 012 - Livro Registro de Apuração do IPI no Periodo do Ressarcimento - Saídas.
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Implementamos para geração do arquivo PER-DCOMP os registros R11 e R12:

R11 - Ficha 011 - Livro Registro de Apuração do IPI no Período do Ressarcimento - Entradas.
R12 - Ficha 012 - Livro Registro de Apuração do IPI no Periodo do Ressarcimento - Saídas.

Contribuição Previdenciária - Apuração Pelo Regime de Caixa

Implementamos a apuração da Contribuição Previdenciária pelo Regime de Caixa. Foi implementado no cadastro da opção pela Contribuição Previdenciária o NOVO campo Tipo de Apuração com as opções Regime de Caixa e Regime de Competência. Na apuração pelo Regime de Caixa vamos avaliar Ver mais...
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Implementamos a apuração da Contribuição Previdenciária pelo Regime de Caixa.
Foi implementado no cadastro da opção pela Contribuição Previdenciária o NOVO campo Tipo de Apuração com as opções Regime de Caixa e Regime de Competência.
Na apuração pelo Regime de Caixa vamos avaliar a data do recebimento da duplicata para determinar as Receitas que serão apuradas no período (como é feito no PIS e COFINS).
Ainda faremos a proporção das Receitas recebidas pelo número de parcelas recebidas no período validando o tipo de apuração de cada Operação.

Importação NFe - Sefaz RS Tipo Movimento

Implementamos a validação do Tipo Movimento na rotina de importação da NFe pela opção Site SEFAZ/RS. Quando definido o Tipo Movimento = Entrada o sistema vai buscar as Notas Fiscais das seguintes opções do SEFAZ : Exibir as NF-e's de Saída emitidas por terceiros, que tem o consulente Ver mais...
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Implementamos a validação do Tipo Movimento na rotina de importação da NFe pela opção Site SEFAZ/RS.

Quando definido o Tipo Movimento = Entrada o sistema vai buscar as Notas Fiscais das seguintes opções do SEFAZ :
Exibir as NF-e's de Saída emitidas por terceiros, que tem o consulente como destinatário das mercadorias (Exemplos: NF-e's em que o consulente é o adquirente das mercadorias, ou destinatário do crédito do ICMS etc);
Exibir as NF-e's de Entrada emitidas pelo consulente. (Exemplos: contranotas de emissão própria, notas de apropriação de crédito presumido ou do crédito do CIAP, notas de retorno de mercadorias etc).

Quando definido o Tipo Movimento = Saída o sistema vai buscar as Notas Fiscais da seguinte opção do SEFAZ:
Exibir as NF-e's de Saída emitidas pelo consulente. (Exemplos: NF-e's em que o consulente é fornecedor de mercadorias, é o transferidor de créditos de ICMS, NF-e's de débito do diferencial de alíquota etc);

ICMS/MG - DAPI - Natureza 1653 e 2653

Alteramos na apuração ICMS/MG as CFOPs 1.653 e 2.653, os valores referente a aquisições com crédito de ICMS serão totalizados na sequencia 16 - Compras da DAPI e para aquisições sem direito a crédito (Isento ou Outras) continuam sendo totalizados na sequência 23 - Uso e Consumo da Ver mais...
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Alteramos na apuração ICMS/MG as CFOPs 1.653 e 2.653, os valores referente a aquisições com crédito de ICMS serão totalizados na sequencia 16 - Compras da DAPI e para aquisições sem direito a crédito (Isento ou Outras) continuam sendo totalizados na sequência 23 - Uso e Consumo da DAPI.

EFD Contribuições - Bloco I Considerar Valores de Deduçoes e Exclusões na Base de Cálculo do Imposto

Implementamos a dedução dos valores de Ajustes lançados na opção Deduções e Exclusões I200/I300 da Base de Cálculo do PIS e COFINS na apuração do Lucro Presumido e Lucro Real.
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Implementamos a dedução dos valores de Ajustes lançados na opção Deduções e Exclusões I200/I300 da Base de Cálculo do PIS e COFINS na apuração do Lucro Presumido e Lucro Real.

Gerar Vencimento do Impostos

Melhoramos e simplificamos a forma de Geração dos Vencimentos dos Impostos a partir dessa Versão, para isso efetuamos as seguintes alterações no Cadastro do Imposto e na Rotina dos Vencimentos dos Impostos: Alterações no Cadastro do Imposto: No cadastro do Imposto implementamos 4 NOVOS Ver mais...
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Melhoramos e simplificamos a forma de Geração dos Vencimentos dos Impostos a partir dessa Versão, para isso efetuamos as seguintes alterações no Cadastro do Imposto e na Rotina dos Vencimentos dos Impostos:

Alterações no Cadastro do Imposto:
No cadastro do Imposto implementamos 4 NOVOS campos, que são:
Tipo Vencimento - para definição do tipo do Vencimento (No período de apuração / Dentro do Período de Apuração / No período subsequente ao da apuração / No segundo período subsequente ao da apuração);
Número de Dias - Número de dias para geração do vencimento do imposto;
Contar Dias - Definição da contagem de dias, se por dias Corridos ou por dias Úteis;
Vencimento em Quotas - Define se o imposto possui vencimento em Quotas (Sim / Não);
Vencimento Sábado/Domingo/Feriado - Essa opção define se vai Antecipar ou Postergar o vencimento quando o mesmo cair em Sábados, Domingos ou Feriados.
OBS: Caso for definido Nenhum, o sistema mantem a data calculada mesmo que seja finais de semanas.

Alterações na Rotina de Geração dos Vencimentos dos Impostos
A rotina de geração dos vencimentos ficou muito mais pratica, retiramos alguns campos que agora foram implementados no próprio cadastro do imposto, com isso o Cliente precisa observar somente 5 parâmetros na geração dos vencimentos, que são:
Imposto
Variação Imposto
Data Inicial
Data Final
Substituir Vencimentos Existentes

Lançamentos Fiscais de Entrada e Saída - Detalhamento Pis e Cofins/Outros

A partir dessa Versão, para lançamentos manuais, foi implementado o preenchimento automático das informações de Receita e Base de Cálculo na tela de detalhamento de PIS e COFINS, os valores sugeridos vem da tela de detalhamento de Itens (Produtos e Serviços).
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A partir dessa Versão, para lançamentos manuais, foi implementado o preenchimento automático das informações de Receita e Base de Cálculo na tela de detalhamento de PIS e COFINS, os valores sugeridos vem da tela de detalhamento de Itens (Produtos e Serviços).

Mapa Resumo - Portaria CAT 55

Implementamos o novo relatório Livro Resumo de Cupons Fiscais (SP), o mesmo esta disponível no menu Relatórios \ Fiscais \ Livros (Gráfico) e sua estrutura segue o disposto na Portaria CAT-55 (Anexo 3) de 14/07/98.
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Implementamos o novo relatório Livro Resumo de Cupons Fiscais (SP), o mesmo esta disponível no menu Relatórios \ Fiscais \ Livros (Gráfico) e sua estrutura segue o disposto na Portaria CAT-55 (Anexo 3) de 14/07/98.

Lucro Real PIS e COFINS - Ordem de Compensação dos Créditos de Agroindustria

Implementamos duas NOVAS opções 5.Agroindustrial Crédito Período - Tributada e Não Tributado Unificados e Agroindustrial Crédito Período - Tributada e Não Tributada Separados na opção Compensação de Créditos. FUNCIONALIDADE POR OPÇÃO 1.Tributado e Não Tributado Unificados = A Ver mais...
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Implementamos duas NOVAS opções 5.Agroindustrial Crédito Período - Tributada e Não Tributado Unificados e Agroindustrial Crédito Período - Tributada e Não Tributada Separados na opção Compensação de Créditos.

FUNCIONALIDADE POR OPÇÃO

1.Tributado e Não Tributado Unificados = A compensação dos créditos ocorre primeiro do crédito mais antigo vinculados a receita tributada e não tributada juntos e depois o crédito vinculado a receita tributada e não tributada do mês.
2.Tributado e Não Tributado Separados = A compensação será primeiro o crédito mais antigo vinculado a receita tributada, depois o crédito do mês atual vinculado a receita tributada e somente após zerar o crédito vinculado a receita tributada passa a compensar o crédito vinculado a receita não tributada.
3.Agroindustrial - Tributado e Não Tributado Unificado e 4.Agroindustrial - Tributado e Não Tributado Separado = A compensação dos créditos utiliza os créditos presumidos da atividade Agroindustrial antes de utilizar os créditos vinculados a receita tributada e não tributada.
5.Agroindustrial Crédito Período - Tributada e Não Tributado Unificados e 6.Agroindustrial Crédito Período - Tributada e Não Tributada Separados = A compensação dos créditos utiliza os créditos presumidos da atividade Agroindustrial antes de utilizar os créditos vinculados a receita tributada e não tributada, a diferença é que restando saldo de agroindústria, os mesmos não serão utilizados em período futuro.

OBS: As funcionalidades descritas estão documentadas no Ajuda (F1) da opção do Imposto Lucro Real PIS e COFINS.

ICMS/MT - Apuração Imposto FACS

Implementamos para Estado Mato Grosso apuração do Imposto FACS - Fundo de Apoio à Cultura da Soja, para realizar a apuração é necessário efetuar as seguintes configurações: Na opção do imposto ICMS/MT, o campo Apurar FETHAB deve ser definido como SIM, logo a baixo deve ser definido o Ver mais...
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Implementamos para Estado Mato Grosso apuração do Imposto FACS - Fundo de Apoio à Cultura da Soja, para realizar a apuração é necessário efetuar as seguintes configurações:
Na opção do imposto ICMS/MT, o campo Apurar FETHAB deve ser definido como SIM, logo a baixo deve ser definido o código para o imposto. Os valores referente ao imposto FACS será gerado para recolhimento junto com o imposto FETHAB.
Na opção Configurador de Naturezas, em Impostos \ Estaduais \ ICMS/MT é preciso configurar todas as Naturezas que irão apurar o FACS e o FETHAB, informando SIM na coluna Apura FETHAB/FACS.
Na opção Configurador de Produtos FETHAB/FACS, em Impostos \ Estaduais \ ICMS/MT é preciso configurar o Produto com o percentual do FETHAB/FACS.
Importante citar que a cotação da moeda UPF/MT deve ser atualizada mensalmente para apuração dos impostos.
Os cálculos pode ser visualizados através do Demonstrativo no menu: Relatórios \ Impostos\ ICMS \ Demonstrativos do Cálculo ICMS FETHAB E FACS (MT).
O FASC é pago sobre a compra da Soja, o FETHAB é pago sobre a venda de vários produtos exceto a Soja.
O valor do débito do FETHAB e do FACS a recolher serão provisionados no módulo Controle de Tributos.
O valor do FETHAB pago no Ato, será contabilizado através da rotina Contabilizar Impostos. A tabela contábil deverá ter como regra de contabilização: Valor Contábil e deverá ser configurada na Operação Fiscal 29997 - FETHAB Pago no Ato.
Essa Operação Fiscal é lançada por Complementar, e deve ser informada a CFOP na tela da Complementar para contabilizar corretamente.

ISS DF - ISS Uniprofissional

Implementamos para Distrito Federal a apuração ISS Uni-Profissional. A apuração vai utilizar as informações do cadastro de Funcionários do Modulo Folha de Pagamento indicado no Menu: Funcionários \ Cadastros \ Cadastro Geral. Para identificar o funcionário na folha será usado o campo Ver mais...
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Implementamos para Distrito Federal a apuração ISS Uni-Profissional.
A apuração vai utilizar as informações do cadastro de Funcionários do Modulo Folha de Pagamento indicado no Menu: Funcionários \ Cadastros \ Cadastro Geral.
Para identificar o funcionário na folha será usado o campo Conselho Profissional e o Número do Registro Conselho Profissional.
No fiscal deve ser informado os valores na Tabela Uni-Profissional disponibilizada no Menu: Impostos \ Municipais \ Tabela Uni-Profissional.
A apuração pode ser visualizada através do Demonstrativo: Demonstrativos \ ISSQN, o mesmo mostrará os valores conforme número de funcionários.
Para o Livro Eletrônico DF foi implementado o Registro B500 - SOCIEDADE UNIPROFISSIONAL e o Registro B510 - PROFISSIONAIS HABILITADOS aonde levará os dados como: CPF, Nome do Funcionário ou Sócio e o Valor.
Para identificar se a pessoa é sócio ou funcionário, será verificado o NOME, o sócio além de estar cadastrado no Gerenciador como Sócio, também deverá estar cadastrado na Folha como Funcionário.

Sped Fiscal - Registro E111 Alteração de Códigos Santa Catarina

Alteramos a geração dos Códigos de Ajustes dos Registros E111 para o Estado de SC das seguintes operações fiscais: 1957 - Até 31/03/2014 gera o Código de Ajuste 020030 - a partir de 01/04/2014 passa a gerar o Código de Ajuste 029999; 1958 - Até 31/03/2014 gera o Código de Ajuste 020031 - Ver mais...
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Alteramos a geração dos Códigos de Ajustes dos Registros E111 para o Estado de SC das seguintes operações fiscais:
1957 - Até 31/03/2014 gera o Código de Ajuste 020030 - a partir de 01/04/2014 passa a gerar o Código de Ajuste 029999;
1958 - Até 31/03/2014 gera o Código de Ajuste 020031 - a partir de 01/04/2014 passa a gerar o Código de Ajuste 029999;
1972 - Até 31/03/2014 gera o Código de Ajuste 020044 - a partir de 01/04/2014 passa a gerar o Código de Ajuste 029999.

ICMS/MT - Apuração ICMS Estimativa Simplificada

Implementamos para Estado Mato Grosso a apuração ICMS Estimativa Simplificada, aonde é tributado um percentual referente as compras Interestaduais, sendo pago ou a pagar. Foi incluído as Operações Fiscais: 29998 - Operação ICMS Antecipado Recolhido 29999 - Operação ICMS Antecipado Ver mais...
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Implementamos para Estado Mato Grosso a apuração ICMS Estimativa Simplificada, aonde é tributado um percentual referente as compras Interestaduais, sendo pago ou a pagar.
Foi incluído as Operações Fiscais:


29998 - Operação ICMS Antecipado Recolhido

29999 - Operação ICMS Antecipado


Ambas devem ser lançadas por Complementar. O código da DAR referente aos valores do ICMS Antecipado Recolhido deve ser informado no campo: Observações 0460 no complemento para contabilização.


Os valores podem ser visualizados através do Relatório ICMS Estimativa Simplificada no Menu: Relatórios \ Impostos \ ICMS \ Relatório ICMS Estimativa Simplificada.

Demonstrativo EFD Contribuições - Geração em Relatório

Implementamos a geração do NOVO Demonstrativo EFD-Contribuições em relatório, ele esta disponível nos seguintes menus: Lucro Real: Relatórios \ Impostos \ Lucro Real (PIS e COFINS) \ Demonstrativo EFD Contribuições Lucro Presumido: Relatórios \ Impostos \ Lucro Presumido \ Demonstrativo Ver mais...
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Implementamos a geração do NOVO Demonstrativo EFD-Contribuições em relatório, ele esta disponível nos seguintes menus:

Lucro Real: Relatórios \ Impostos \ Lucro Real (PIS e COFINS) \ Demonstrativo EFD Contribuições
Lucro Presumido: Relatórios \ Impostos \ Lucro Presumido \ Demonstrativo EFD Contribuições

No próprio demonstrativo consulta executando o comando F10 o sistema automaticamente irá direcionar e habilitar a geração do demonstrativo em relatório.

Demonstrativo EFD Contribuições - Exibir Detalhamento do Cálculo

Implementamos no NOVO demonstrativo EFD Contribuições a demonstração dos valores detalhadamente por CFOP nas fichas Operações CST e Operações CST Consolidado. Definido na opção Exibir Detalhamento de Cálculo: Sim: Vai demonstrar os valores detalhadamente por CFOP; Não: Demonstra o total Ver mais...
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Implementamos no NOVO demonstrativo EFD Contribuições a demonstração dos valores detalhadamente por CFOP nas fichas Operações CST e Operações CST Consolidado.
Definido na opção Exibir Detalhamento de Cálculo:
Sim: Vai demonstrar os valores detalhadamente por CFOP;
Não: Demonstra o total por CST.

Sped Fiscal - Importação do Registro C114

Modificamos a forma de importação do Registro C114 (Cupom Fiscal Referenciado) do arquivo Sped Fiscal, a partir desta versão passa a gravar o registro conforme o arquivo, sem buscar o lançamento no Questor, com isso também será possível importar o registro nos casos onde há mais do que um Ver mais...
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Modificamos a forma de importação do Registro C114 (Cupom Fiscal Referenciado) do arquivo Sped Fiscal, a partir desta versão passa a gravar o registro conforme o arquivo, sem buscar o lançamento no Questor, com isso também será possível importar o registro nos casos onde há mais do que um referenciamento no mesmo cupom fiscal.

Classificação Fiscal - Código NCM 2203

Implementamos na Tabela de Classificações Fiscais (NCM), a classificação sintética 2203 - Cervejas de Malte, e como analítica a classificação 2203.00.00, permitindo assim a correta configuração do produto.
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Implementamos na Tabela de Classificações Fiscais (NCM), a classificação sintética 2203 - Cervejas de Malte, e como analítica a classificação 2203.00.00, permitindo assim a correta configuração do produto.

Importação Cat 52 - CFOP de Combustível

Implementamos na importação arquivo CAT-52 a opção de importar os Combustíveis com CFOP própria. Para importar é necessário informar a CFOP devida na Configuração CAT-52 no Menu: Configurações \ Importações \ ECF/CAT-52 \ Natureza Combustível. No cadastro do produto, menu: Cadastros Ver mais...
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Implementamos na importação arquivo CAT-52 a opção de importar os Combustíveis com CFOP própria.
Para importar é necessário informar a CFOP devida na Configuração CAT-52 no Menu: Configurações \ Importações \ ECF/CAT-52 \ Natureza Combustível.
No cadastro do produto, menu: Cadastros \ Produtos e Serviços \ Produtos, é necessário informar o Código Combustível.
No processo de importação o sistema identificará o produto, e se houver o código da NP informado, importara com CFOP de combustível.

Geração ISS - Sistema IPM

Incluímos na tela Dados Adicionais ISS, para o Sistema IPM versão 2.2 o novo campo Dedução, nesse campo deve ser informado o valor referente a venda de mercadoria para as notas modelo 16 - Nota Eletrônica Conjugada - Serviços / Comércio, para posteriormente ser gerado no Ver mais...
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Incluímos na tela Dados Adicionais ISS, para o Sistema IPM versão 2.2 o novo campo Dedução, nesse campo deve ser informado o valor referente a venda de mercadoria para as notas modelo 16 - Nota Eletrônica Conjugada - Serviços / Comércio, para posteriormente ser gerado no arquivo.

Folha de Pagamento

Cálculos - Provisão Férias e 13° Salário - Rescisão Complementar

Ajustamos o cálculo da provisão de férias e 13° Salário, onde o sistema estava somando os valores da rescisão normal mais as complementares. Com isso nas provisões de férias relativo a rescisões complementares não será mais calculado INSS sobre férias, devido que a mesmas são de Ver mais...
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Ajustamos o cálculo da provisão de férias e 13° Salário, onde o sistema estava somando os valores da rescisão normal mais as complementares. Com isso nas provisões de férias relativo a rescisões complementares não será mais calculado INSS sobre férias, devido que a mesmas são de caráter indenizatório.

Relatórios - Férias - Perda Período Aquisitivo por Faltas

Implementamos o relatório de Perda Período Aquisitivo por Faltas, que se encontra na seguinte rotina: Relatórios \ Funcionários \ Férias \ Perda Período Aquisitivo por Faltas, ele está no novo padrão de relatórios do Questor, com isso para a sua visualização devemos utilizar o F9 ou a Ver mais...
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Implementamos o relatório de Perda Período Aquisitivo por Faltas, que se encontra na seguinte rotina: Relatórios \ Funcionários \ Férias \ Perda Período Aquisitivo por Faltas, ele está no novo padrão de relatórios do Questor, com isso para a sua visualização devemos utilizar o F9 ou a barra de status no ícone da SETA VERDE.
Este relatório somente será listado quando:
1 - Situação do Período Aquisitivo for Quitado por Faltas;
2 - Dias de Faltas maior que 0(zero);
3 - Avaliando o Direito de Férias - cadastrado em Cadastros\Cálculo\Direito de Férias.

Desconto Contribuição Sindical Empregados Afastados em Março.

Na versão 1.1.111.0, atendendo solicitações de diversos clientes e o "caput" do art. 602 da CLT., alteramos a forma de cálculo da contribuição sindical para empregados afastados durante o mês de cálculo da contribuição sindical (março). Implementamos novas regras de controles no cálculo Ver mais...
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Na versão 1.1.111.0, atendendo solicitações de diversos clientes e o "caput" do art. 602 da CLT., alteramos a forma de cálculo da contribuição sindical para empregados afastados durante o mês de cálculo da contribuição sindical (março). Implementamos novas regras de controles no cálculo da contribuição, as quais descrevemos abaixo.

Regra Anterior:
Estando o empregado afastado durante o mês de março, mês de desconto da contribuição sindical, o cálculo do desconto era efetuado normalmente, gerando o evento de Estouro do Mês para aqueles empregados que não possuíam saldo suficiente para o pagamento. Com este procedimento a empresa recolhia o valor da contribuição do empregado no mês de março e descontava através do evento de Estouro do Mês Anterior no retorno do afastamento do empregado.

Nova Regra:
Com a nova regra implementada, a partir desta versão, não irá mais ocorrer o desconto no mês de março, somente no mês seguinte ao retorno do afastamento, exceto nos casos de rescisão no mês de retorno em que o desconto ocorrerá na rescisão. Neste cálculo o sistema descontará a contribuição de todos os anos em que não houve desconto, ou não exista o evento de contribuição sindical informado na ficha financeira do empregado. O recolhimento deste valor deverá ser feito seguindo as orientações legais.

Implicações/Reflexos da Alteração nos Cálculos já Efetuados:
Como estamos fazendo uma alteração de procedimento de cálculo, para os empregados afastados nos quais a empresa já possui o desconto de contribuição sindical ou o evento zerado na ficha financeira, o sistema desconsiderará todos estes anos descontado do empregado somente será avaliado a implementação em cálculos após Março de 2014. Há ainda uma outra validação, o desconto ocorrerá somente no mês seguinte ao retorno do funcionário.


Exemplo:

- Funcionário afastado em 09/02/2014 á 31/05/2014 por auxílio-doença como no momento do cálculo da competência 03/2014 o sistema não estava com a implementação, geramos o evento de estouro do mês. Agora a partir de Março/2015 faremos está tratativa.
- Quando o funcionário retornar de afastamento e no mesmo mês de retorno for demitido ou realizar seu pedido de demissão e ter a ocorrência da Sindical, na rescisão sempre o sistema deverá projetar a contribuição sindical referente a competência que não foi descontada em virtude do afastamento.
- Funcionário que a partir de 2015 se encontrar em afastamento durante 2 anos o sistema tratará na seguinte proporção:
Afastamento 15/01/2000 á 31/12/2016, neste caso quando o mesmo retornar de afastamento será descontado apenas as contribuições de 2015 e 2016, porque os descontos referente ao período de 2000 á 2014 foi projetado no evento de estouro do mês anterior.

Também será gerado um mensagem de aviso para o usuário conferir os respectivo desconto.

Relatórios - Anotações dos Funcionários - Filtros e Padrão Gráfico

Realizamos melhorias no Relatório de Anotações do Empregado. Acrescentamos novos filtros de Data Inicial e Final de Admissão e Listar Demitidos, podendo assim definir um período de admissão ou determinar se deseja demonstrar empregados demitidos, informando a data no campo. Serão Ver mais...
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Realizamos melhorias no Relatório de Anotações do Empregado. Acrescentamos novos filtros de Data Inicial e Final de Admissão e Listar Demitidos, podendo assim definir um período de admissão ou determinar se deseja demonstrar empregados demitidos, informando a data no campo. Serão demonstrados os empregados demitidos cujo a data de demissão seja igual ou superior a data informada.
Ainda disponibilizamos um novo modelo que obedece o padrão gráfico, podendo o usuário optar entre gráfico (Novo Modelo) ou texto (Modelo Antigo).

Relatórios - Guia Recolhimento Sindical/GRCSU - Grupo de Processamento

Foi incluído o filtro de Grupo Processamento no relatório da GRCSU - que está na disponível na seguinte rotina: Relatório \ Impostos \ Sindicais \ GRCSU.
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Foi incluído o filtro de Grupo Processamento no relatório da GRCSU - que está na disponível na seguinte rotina: Relatório \ Impostos \ Sindicais \ GRCSU.

Cadastros - Eventos - Descrição Estrutura

Ajustamos a nomenclatura da estrutura 05.01.02.02 - Horas de Aviso Prévio Trabalhado Noturno, modificando de Horeas para Horas.
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Ajustamos a nomenclatura da estrutura 05.01.02.02 - Horas de Aviso Prévio Trabalhado Noturno, modificando de Horeas para Horas.

SEFIP - Folha Complementar Agrupada - Empresa com Desoneração

Corrigimos a geração da compensação referente a folha complementares múltiplas competências quando a empresa tem desoneração (Porte 9, 10 e 11). Nestes casos a competência inicial e final para o SEFIP nas compensações não era gerada corretamente, com isso não era gerado no arquivo Ver mais...
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Corrigimos a geração da compensação referente a folha complementares múltiplas competências quando a empresa tem desoneração (Porte 9, 10 e 11). Nestes casos a competência inicial e final para o SEFIP nas compensações não era gerada corretamente, com isso não era gerado no arquivo SEFIP e por consequência gerando divergência entre o valor de INSS do sistema e o INSS apurado pelo SEFIP.

Contabilização - Pagamento de Terceiros - INSS Parte Empresa

Alteramos a forma de contabilização do INSS de Terceiros, que devido a critérios de arredondamento utilizados no cálculo, estava gerando centavos de diferença entre o valor do débito no módulo folha e o valor contabilizado, dificultando o entendimento por parte do usuário e causando Ver mais...
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Alteramos a forma de contabilização do INSS de Terceiros, que devido a critérios de arredondamento utilizados no cálculo, estava gerando centavos de diferença entre o valor do débito no módulo folha e o valor contabilizado, dificultando o entendimento por parte do usuário e causando divergência na conciliação contábil.

Exportação Salário e Holerite Bradesco no padrão 250 posições

Implementado o leiaute de exportação do holerite de pagamento pelo banco Bradesco no padrão 250 posições conforme manual fornecido pelo banco com versão 04 Nº 4008.523.0153.
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Implementado o leiaute de exportação do holerite de pagamento pelo banco Bradesco no padrão 250 posições conforme manual fornecido pelo banco com versão 04 Nº 4008.523.0153.

Consulta Médias - Médias Demonstrativo de Rescisão - Memória de Cálculo Médias - Continuidade Tarefas 9187 e 51856

Realizamos melhorias em três funcionalidades do sistema. Inicialmente na consulta médias principalmente nas rescisões, estava demonstrando eventos que não haviam sido pagos para o empregado na rescisão, após ajustes tanto em férias e rescisões serão demonstrados apenas os eventos Ver mais...
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Realizamos melhorias em três funcionalidades do sistema. Inicialmente na consulta médias principalmente nas rescisões, estava demonstrando eventos que não haviam sido pagos para o empregado na rescisão, após ajustes tanto em férias e rescisões serão demonstrados apenas os eventos calculados para o empregado. Já no demonstrativo de rescisão, realizamos melhorias principalmente em relação a forma e os valores demonstrados de média, pois devido a configuração de alguns parâmetros no sindicato ou devido a algum calculo específico, os valores demonstrados e nem os meses utilizados eram condizentes com o cálculo. Por fim nas rescisões, devido a configuração de alguns eventos, não era possível entender a memória de cálculo para chegar ao valor do evento, diante disso procedemos alterações para facilitar a conferência e o entendimento.

Relatórios - Custos Funcionário Gráfico (Paisagem) - Deduzir Faltas e 13º Complementar a Devolver

Efetuamos uma melhoria nos Relatórios Custos Funcionário - Gráfico e Custos Rateados - Gráfico. Quando o empregado possuir faltas ou 13º Salário Complementar a Devolver, passamos a deduzir esses valores diretamente na Coluna Salario, desta forma totalizamos corretamente o custo efetivo do Ver mais...
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Efetuamos uma melhoria nos Relatórios Custos Funcionário - Gráfico e Custos Rateados - Gráfico. Quando o empregado possuir faltas ou 13º Salário Complementar a Devolver, passamos a deduzir esses valores diretamente na Coluna Salario, desta forma totalizamos corretamente o custo efetivo do empregado, que antes das alterações era demonstrado com divergência.

Arquivos - Cadastramento do NIS dos Trabalhadores em Lote

Conforme Circular CAIXA Nº. 574, de 02/03/2012, publicada em D.O.U de 05/03/2012, a Empresa poderá solicitar o cadastramento do NIS do trabalhador em lote, mediante envio de arquivo no formato padrão definido pela CAIXA, a partir da implantação do novo sistema de cadastramento de Ver mais...
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Conforme Circular CAIXA Nº. 574, de 02/03/2012, publicada em D.O.U de 05/03/2012, a Empresa poderá solicitar o cadastramento do NIS do trabalhador em lote, mediante envio de arquivo no formato padrão definido pela CAIXA, a partir da implantação do novo sistema de cadastramento de pessoas. Trata-se de layout único, que torna o processamento das informações mais rápido e padronizado.

No Questor o arquivo foi desenvolvido seguindo as orientações contidas no manual do layout e sua geração está disponível no menu Arquivos/Cadastramento NIS em Lote. Para atender as especificações do arquivo foi preciso ajustarmos alguns campos no cadastro geral do empregado, os quais estão destacados abaixo:

Logradouro: Para enviar a informação do logradouro é necessário observar as siglas conforme Anexo IX - Tabela de Tipos de Logradouro, não sendo permitidas informações não constantes desta tabela. A tabela com o tipo de logradouro foi incluída no módulo Gerenciador de Empresas, no menu de Cadastros/Gerais/Tipo de Logradouro. No cadastro do empregado foi necessário modificarmos a forma de controle do logradouro, que agora está vinculado a tabela de tipos. Na conversão, o sistema fará o ajuste para todos aqueles logradouros que forem correspondentes aos tipos encontrados na tabela, para os logradouros que não existirem na tabela o sistema deixará o campo em branco incluindo uma observação no cadastro do empregado para que seja efetuada a correção, ainda será possível conferir os logradouro problemáticos através da nova rotina de auditoria, liberada para este fim. Ao cadastrar novo empregado, no campo logradouro o usuário poderá digitar a descrição do logradouro ou então o código, de acordo com a tabela, pode ainda consultar os tipos cadastrados e selecionar o logradouro desejado. Sempre que digitar uma descrição e esta não for encontrada na tabela o sistema irá retornar mensagem de aviso. Após confirmar será mostrado o código e a descrição do logradouro. IMPORTANTE: Quando selecionado o endereço Comercial para gerar no arquivo, o sistema irá utilizar o relacionamento da informação do cadastro do estabelecimento com a tabela de logradouros.

Órgão Emissor Documentos: Para todos os documentos nos quais é necessário informar o Órgão Emissor é necessário informar o código do órgão emissor de acordo com o Anexo VIII - Tabela Órgão Emissor do manual do Cadastramento do NIS. Para atender esta necessidade do leiaute criamos uma nova tabela que está no Gerenciador de Empresas, menu Cadastros/Gerais/Órgão Emissor, na qual já constam todos os órgãos conforme a tabela divulgada. Na conversão da versão o sistema efetuou o ajuste para aquelas informações aonde constam na tabela de órgão emissor e para aqueles que não conseguiu encontrar na tabela será inseriu com o código 081-OE-Outros Emissores. Ao incluir um novo empregado o usuário poderá digitar a sigla do órgão e o sistema irá localizar na tabela, caso não encontre correspondência na tabela irá retornar mensagem de aviso.

Para gerar o arquivo o usuário deverá preencher os parâmetros solicitados, e descritos abaixo:

Data da Remessa: No cabeçalho do arquivo consta a data de remessa a qual deve ser coincidente com a data de envio do arquivo. Esta data também constará no nome do arquivo.
Datas Inicial/Filtrar: Informar o intervalo de datas nas quais serão geradas as admissões para envio no arquivo. O sistema utiliza esta informação como filtro, ou seja, todas as admissões das empresas indicadas, realizadas dentro deste período serão geradas no arquivo.
Tipo de Remessa: São duas possibilidades para tipo de remessa, Original ou Retificadora.
Versão do Arquivo no Dia: número da versão do arquivo na data. Sempre inicia por 00 (zeros) e caso a empresa envie mais de um arquivo no dia, deve usar números subsequentes. Atenção! Uma nova versão de arquivo significa informação de novos dados. Poderá ser informada a mesma versão de arquivo anteriormente postado nos casos de retificação. São permitido até seis arquivos dentro de um mesmo dia, porém aconselha-se um único arquivo por dia, pois facilita o controle de envios.
Gerar Contrato: Este parâmetro possibilita ao usuário escolher a forma de envio para empregados admitidos que já possuem o número do NIS, sendo possível enviar somente para validá-lo. Quando marcada a opção Sem Nis, somente os admitidos que não possuem número de NIS serão gerados, quando marcada a opção Com Nis, os empregados que já possuem número do NIS serão enviados para que seja feita a validação do mesmo.
Responsável pelo Arquivo: Neste campo deve ser informado o cadastro do escritório ou empresa responsável pelo envio do arquivo, este cadastramento deve estar previamente feito no cadastro de contadores. Deve ser um cadastro aonde a inscrição federal seja CNPJ.
Pessoa de Contato: Neste campo deve ser informado o código do cadastro da pessoa responsável pelo envio do arquivo. Este cadastramento deve estar previamente feito no cadastro de contadores. Deve ser uma pessoa física com CPF.
Empresa: Informar o código das empresas para as quais serão gerados os arquivos de cadastramento do NIS.
Filiais: Utilize para filtrar uma ou todas as filiais da empresa. Por ser campo obrigatório sempre deverá ser informado, preferencialmente informe sempre todas as filiais para a geração.
Tipo do Contrato: Informar os tipos de contratos a serem gerados no arquivo, quando não informado o tipo de contrato, todos serão gerados, inclusive novos contratos para diretores.
Contrato do Empregado: É possível selecionar o código dos contratos a gerar ou então deixar em branco para gerar todos os novos contratos.
Nome da Pasta: Informar o caminho da pasta aonde será gerado o arquivo.

O nome do arquivo será gerado conforme orientações constantes do manual do layout do Cadastramento do NIS. As informações prestadas no arquivo de cadastramento são as mesmas listadas no Documento de Cadastramento do NIS, atualmente disponível no menu de Relatórios/Documentos, portanto o usuário deverá preencher os campos do cadastro do empregado de acordo com as informações deste documento.

Envio do Arquivo:
O arquivo elaborado em formato texto deverá ser enviado por e-mail para cadastronis@caixa.gov.br, com o Nome do Arquivo também no campo "Assunto". Este e-mail poderá ser enviado até 20h e, no dia seguinte, o retorno de processamento será devolvido para a empresa por este mesmo e-mail. Antes do primeiro envio a empresa/escritório deverá habilitar um endereço eletrônico corporativo como remetente, para isto, enviar cópia digitalizada do formulário FICUS/E (constando assinatura, sob carimbo, de representante da Agência) para cadastronis@caixa.gov.br. O campo Assunto deste e-mail deverá ser FICUS/E. Este formulário deverá ser apresentado na agência de relacionamento da empresa/escritório, preenchido com os dados da empresa (campo 1) e os dados do usuário que irá remeter os arquivos (campo 2). Ademais, são exigidas cópias do CPF e da Carteira de Identidade do usuário externo, além dos documentos relativos à constituição da empresa e do representante legal. (Instruções constantes no manual do NIS).

Há também a possibilidade de envio através do link disponibilizado pela CEF (http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/doc_download.asp), envio de arquivo CNS - Orientações. Sobre dúvidas no envio do arquivo, estas deverão ser esclarecidas junto às agências da Caixa Econômica.

Auditoria de Logradouros e Órgão Emissor:
Com a necessidade de alteração na forma de preenchimento do tipo do logradouro e do órgão emissor para cadastramento do NIS, e que também será utilizado pelo eSocial, disponibilizamos uma rotina de auditoria que auxiliará no processo de ajuste àqueles cadastros que por ventura o sistema não conseguir converter por não encontrar correspondência na tabela. Para utilizar a rotina de auditoria acessar Utilitários/Auditoria e marcar nos parâmetros a opção Funcionários, indicando as empresas para as quais deseja auditar. Serão validados os cadastros gerais indicando aqueles que não possuem as informações corretas para Logradouro e Órgão Emissor. Observar ainda que o sistema irá incluir uma anotação na ficha do empregado quando na conversão não conseguir identificar o tipo do logradouro, deixando descrito o logradouro utilizado anteriormente.

IMPORTANTE: Não há uma forma de validarmos os arquivos gerados, somente comparando campo a campo pelo manual, o qual também não é muito claro em determinados campos, portanto, poderão acontecer alguns retornos de erros nos primeiros envios, solicitamos aos clientes que nos enviem este erros para que possamos ajustar.

Cadastro Geral Empregados - Campo Termo Certidão Civil

Aumentamos a quantidade de dígitos no cadastro do funcionário completo alterando de 10 dígitos para 40 dígitos.
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Aumentamos a quantidade de dígitos no cadastro do funcionário completo alterando de 10 dígitos para 40 dígitos.

Eventos - Cadastro de Eventos Para Lançamentos Variáveis

Dentro das mudanças sugeridas pelo eSocial e visando atender a parte de Gestão, disponibilizamos na folha de pagamento um novo cadastro, futuramente este cadastro será utilizado para agilizar a comunicação das informações entre empresa e escritório. Eventos por Empresa - Zen: Permitirá ao Ver mais...
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Dentro das mudanças sugeridas pelo eSocial e visando atender a parte de Gestão, disponibilizamos na folha de pagamento um novo cadastro, futuramente este cadastro será utilizado para agilizar a comunicação das informações entre empresa e escritório.
Eventos por Empresa - Zen: Permitirá ao usuário definir quais são os eventos utilizados pela empresa para lançamentos variáveis. Com este recurso o escritório definirá quais os eventos que a empresa poderá efetuar lançamentos, para os clientes que utilizarão o recurso de digitar os eventos na própria empresa, sendo permitidos lançamentos somente em eventos cadastrados nesta tabela. Esta opção está disponível no menu Cadastros/Eventos. Há também a possibilidade de duplicar o cadastramento de eventos feitos em uma empresa para outras empresas, facilitando a inclusão dos mesmos.

Férias - Nova Rotina de Professores - Eventos Lançados no Movimento

Preparamos o sistema para integrar corretamente os eventos de férias relativo a nova rotina de professores. Quando os eventos eram lançados no movimento de férias e o tipo de calculo utilizado era professor, a integração na folha mensal desses eventos não era feito da forma correta.
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Preparamos o sistema para integrar corretamente os eventos de férias relativo a nova rotina de professores. Quando os eventos eram lançados no movimento de férias e o tipo de calculo utilizado era professor, a integração na folha mensal desses eventos não era feito da forma correta.

Simulações do nWeb para Zen

Implementamos novo recurso na folha de pagamento pelo qual o usuário terá a possibilidade de emitir relatórios de simulações para recibos de férias, recibos de rescisões e aumentos salariais. O principal objetivo é a possibilidade de o usuário dispor das informações de cálculo sem que Ver mais...
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Implementamos novo recurso na folha de pagamento pelo qual o usuário terá a possibilidade de emitir relatórios de simulações para recibos de férias, recibos de rescisões e aumentos salariais. O principal objetivo é a possibilidade de o usuário dispor das informações de cálculo sem que para isso tenha que efetuar o cálculo e posteriormente desfazê-lo, evitando assim esquecimentos e possíveis erros nos cálculos seguintes. O processo consiste na emissão de relatórios, através dos quais, após a informação dos parâmetros o sistema efetuará o cálculo e retornará a informação solicitada, porém sem afetar as tabelas do sistema. A cada nova solicitação o sistema processa as informações de acordo com os parâmetros. Todos os relatórios emitidos nesta rotina terão a observação que trata-se de simulação, e portanto não deverão ser utilizados como relatórios definitivos.

Memória de Cálculo - Demonstrar Média Calculada Rescisão

Melhoramos a forma como é demonstrada a Memória de Cálculo nas rescisões. Haviam algumas situações especificas nas rescisões, quando o empregado possuía média de horas e/ou valores, que a memória de cálculo não demonstrava efetivamente o cálculo realizado dificultando a conferência Ver mais...
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Melhoramos a forma como é demonstrada a Memória de Cálculo nas rescisões. Haviam algumas situações especificas nas rescisões, quando o empregado possuía média de horas e/ou valores, que a memória de cálculo não demonstrava efetivamente o cálculo realizado dificultando a conferência dos valores apurados.

Arquivos - Sefip - Obras/Tomadores de Serviço

Corrigimos a geração do Sefip para as empresas que possuem obras/tomadores de serviço. Em alguns casos, estava sendo gerado um registro duplicado no arquivo, o que impossibilitava a importação do arquivo no programa Sefip.
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Corrigimos a geração do Sefip para as empresas que possuem obras/tomadores de serviço. Em alguns casos, estava sendo gerado um registro duplicado no arquivo, o que impossibilitava a importação do arquivo no programa Sefip.

Gerenciador de Empresas

Configurador de Sistemas NFS-e

Disponibilizamos para o campo Sistema NFSe do cadastro do Município no módulo Gerenciador de Empresas (Cadastros \ Federais, Estaduais e Municipais) o Ajuda (F1) sobre os sistemas implementados para a importação das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas.
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Disponibilizamos para o campo Sistema NFSe do cadastro do Município no módulo Gerenciador de Empresas (Cadastros \ Federais, Estaduais e Municipais) o Ajuda (F1) sobre os sistemas implementados para a importação das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas.

NOVO - Relatório Ficha Cadastral de Usuários do Sistema

Implementamos um NOVO relatório Cadastral que lista as informações dos Usuários cadastrados no sistema, o mesmo esta disponível no menu Relatórios \ Cadastrais \ Usuários. OBS: Na conversão do Banco de Dados o mesmo esta bloqueado, disponível apenas para o usuário Ver mais...
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Implementamos um NOVO relatório Cadastral que lista as informações dos Usuários cadastrados no sistema, o mesmo esta disponível no menu Relatórios \ Cadastrais \ Usuários.
OBS: Na conversão do Banco de Dados o mesmo esta bloqueado, disponível apenas para o usuário Administrador.

Cadastro Matriz / Filiais - Número da Inscrição Imobiliária

Implementamos campo de preenchimento não obrigatório para informar o número da "Inscrição Imobiliária" dentro do menu Cadastros\Matriz/Filial.
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Implementamos campo de preenchimento não obrigatório para informar o número da "Inscrição Imobiliária" dentro do menu Cadastros\Matriz/Filial.

Emissão DRE - Filtro Direito de Acesso

Ajustamos geração do Relatório Contábil\Demonstrações Contábeis (Gráfico\Demonstração do Resultado do Exercício), levando em consideração o tipo de usuário e seu grupo.
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Ajustamos geração do Relatório Contábil\Demonstrações Contábeis (Gráfico\Demonstração do Resultado do Exercício), levando em consideração o tipo de usuário e seu grupo.

Tecnologia

Inclusão de Mensagens no Envio de e-mail´s ou na Postagem do e-Doc

Implementamos um novo recurso no envio de e-mail´s e nas publicações do e-Doc no qual o usuário poderá descrever uma mensagem referente ao e-mail que está sendo enviado ou sobre o documento postado. Anteriormente, no conteúdo do e-mail, era demonstrado somente o nome do relatório enviado, Ver mais...
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Implementamos um novo recurso no envio de e-mail´s e nas publicações do e-Doc no qual o usuário poderá descrever uma mensagem referente ao e-mail que está sendo enviado ou sobre o documento postado. Anteriormente, no conteúdo do e-mail, era demonstrado somente o nome do relatório enviado, dificultando o entendimento do cliente, ou sendo necessário que o usuário informasse e-mail por e-mail este conteúdo. Com este novo recurso o usuário fará a descrição da mensagem durante o procedimento de envio do mesmo e poderá utilizar para todos os e-mail´s enviados. Quando utilizado o recurso Ctrl + Q, a mensagem informada será gerada para todos os destinos configurados. Detalhes sobre o e-mail enviado, ou mesmo orientações de procedimentos a serem seguidos poderão ser digitados uma única vez e enviado a todos os clientes que constam na lista.

Quando o texto da mensagem possui mais de um parágrafo e for necessário quebrar linhas, deve-se utilizar as teclas Ctrl+Enter para esta finalidade.